conferenciaweb.w3c.br http://localhost/webbr2013 18 e 19 de novembro - São Paulo - SP Fri, 22 Nov 2013 13:59:58 +0000 en-US hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.8.3 Que venha a Web.br 2014! http://localhost/webbr2013/que-venha-a-web-br-2014/ http://localhost/webbr2013/que-venha-a-web-br-2014/#comments Fri, 22 Nov 2013 13:49:17 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1276

A 5ª Conferência Web W3C Brasil reuniu os principais especialistas que estão fazendo a história da Web no Brasil. Sem dúvidas, foi uma ótima oportunidade para networking e a possibilidade de troca infinita de conhecimento para quem foi. O sentimento que fica é de que a web está em constante movimento e que devemos mantê-la sim livre, acessível e universal.

Abertura com Vagner Diniz - Web para todos: a internet é fundamental para a democracia / Foto: Peu Robles

Abertura com Vagner Diniz – Web para todos: a internet é fundamental para a democracia / Foto: Peu Robles

Foram 2 dias de palestras e mesas de debates, 4 trilhas simultâneas e mais de 40 palestrantes envolvidos discutindo os mais diversos assuntos relacionados à web. O evento contou com mais de 300 participantes vindos de diferentes regiões do Brasil.

Ainda, quem não esteve presente pode acompanhar a Trilha Header online. Ao longo dos dois dias de transmissão, o streaming chegou a alcançar o pico de 200 usuários simultâneos. Além disso, tivemos um intenso debate no chat online pelos usuários que estavam assistindo as mesas de debates e os keynote speakers Fernanda Weidein e Kris Borchers.

Se você participou da #webbr2013 não deixe de relembrar os bons momentos da Conferência vendo toda a cobertura nas redes sociais nos links abaixo. E para quem não foi, fica o convite para participar da 6ª Conferência Web W3C Brasil no ano que vem.

Você ainda pode conferir a cobertura completa em:

     

    As palestras do primeiro dia das Trilhas Section e Canvas serão disponibilizadas em breve no site do InfoQ Brasil:

    Muito obrigado a todos. Até a Webbr 2014!

    ]]> http://localhost/webbr2013/que-venha-a-web-br-2014/feed/ 0 2º dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil http://localhost/webbr2013/2o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/ http://localhost/webbr2013/2o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/#comments Wed, 20 Nov 2013 18:53:29 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1251

    O segundo dia da Webbr 2013 começou intenso: uma singela homenagem feita por Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, ao mestre Everaldo Bechara. Em seguida, Kris Borchers, diretor executivo da jQuery Foundation, fez uma brilhante apresentação sobre como a jQuery Foundation tem contribuído para o futuro da web aberta.

    Keynote Speaker: Pushing the Web Forward com Kris Borchers / Foto: Peu Robles

    Keynote Speaker: Pushing the Web Forward com Kris Borchers / Foto: Peu Robles

    Após o seu keynote, aconteceu um acirrado debate na mesa “Como Progredir a Web” sobre até que ponto os usuários devem participar do processo de desenvolvimento da WWW com Nathália Sautchuk, Yasodara Córdova, Sérgio Lopes e Vagner Diniz como moderador.

    Outro momento bastante esperado foi a final do Concurso Web’s Got Talent. O projeto vencedor foi o Arte Fora do Museu, que visa o mapeamento colaborativo de obras de arte no espaço público de cidades brasileiras. O segundo lugar ficou para o ProDeaf (plataforma amigável de tradução da Língua Brasileira de Sinais; LIBRAS), o terceiro foi o Loggi (site para contratação rápida de motoboys). O quarto e quinto lugares ficou, respectivamente, com o u.sit (gerenciamento inteligente de filas de espera) e o CodeFreelas (sistemas para organização de projetos para freelancers).

    Web's Got Talent - 1° colocado - Arte Fora do Museu / Foto: Peu Robles

    Web’s Got Talent – 1° colocado – Arte Fora do Museu / Foto: Peu Robles

    O primeiro colocado receberá uma viagem para o representante do time com todas as despesas pagas, por dois dias, para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do W3C Internacional no MIT, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014 e prêmio-surpresa. O segundo colocado ganhará todos os benefícios acima excetuando o prêmio-surpresa. E o terceiro receberá um aparelho kindle para cada membro da equipe, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014.

    Ainda pela manhã, a Trilha Header recebeu Rafael Kenski, Fernando Tavares e Gustavo Faleiros para o debate sobre “Publicações Digitais”. Enquanto nas trilhas section, canvas e input rolavam as apresentações de Rafael Xavier “Internacionalização com jQuery”; Luis Leão “Speech API”; Loiane Groner “Desenvolvimento Mobile Multiplataforma e OpenSource com Sencha Touch e Phonegap”; Eduardo Shiota “Montando uma banda de música no seu navegador” e Nathalia Sautchuk Patrício “Desenvolvimento de ambientes 3D para Web usando Three JS”.

    Após o almoço, foi a vez de Yasodara Córdova, Reinaldo Ferraz e Vanessa Tonini subirem no palco da Trilha Header para apresentarem as últimas novidades em termos de padrões da web. Nas trilhas section, canvas e input os participantes também puderam assistir as palestras de Jean Carlo Emer “WebSockets”; Sérgio Lopes “Técnicas para suportar telas de alta resolução na Web”; Sam Carecho “Code Lab de Polymer (Web Components)” e Felipe Moura “Isto tudo é muito legal, mas e aí, onde uso?”.

    Você ainda pode conferir a cobertura completa nos links abaixo:

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/2o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/feed/ 0
    1º dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil http://localhost/webbr2013/1o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/ http://localhost/webbr2013/1o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/#comments Mon, 18 Nov 2013 20:14:28 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1231

    Palestras, debates, networking, brindes, desconferências, autógrafos, experimentações tecnológicas e muito código: esse foi o saldo positivo do primeiro dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil.

    Vagner Diniz e Fernanda Weiden – A evolução dos sistemas de informática e Web no Brasil / Foto: Luíza Troina

    Vagner Diniz e Fernanda Weiden – A evolução dos sistemas de informática e Web no Brasil / Foto: Luíza Troina

    Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, abriu o evento de forma inspiradora antes da primeira keynote speaker Fernanda Weiden (Facebook) “Web para todos: a internet é fundamental para a democracia.”

    Em seguida, Fernanda nos brindou com um keynote especial: a história da internet e web no Brasil. Ela explicou sobre como é a estrutura de servidores ideal, o que é realmente “cloud” e o que podemos fazer de forma coletiva e individual para contribuir com o plano de uma internet para todos no Brasil.

    Após o coffee break, ainda na trilha header, quem tomou conta do palco foi Antonio Marcos Moreiras, Cristine Hoepers, Leonardo Balter e Vagner Diniz. Enquanto nas salas section, canvas e input rolavam as apresentações de Jaydson Gomes “Processo de Desenvolvimento Front-End – Do caos ao Sublime”; Fellyph Cintra “Criando aplicações de alta performance em HMTL5”; Davidson Alencar “APIs do HTML5”; Daniel Filho “Javascript que voa!” e Talita Pagani, “Jogos com HTML5” .

    Após o almoço, foi a vez de Thiago Campos, Alex Soares e Fábio Lima abrirem a trilha header com a mesa sobre “Web & TV” no período da tarde. Nesse debate, os palestrantes puderam mostrar como os padrões da web estão sendo discutidos e apresentados nas Smart TV’s. Em seguida, Soraya Lopes (Mobile), Guilhes Damian (Games), Vivianne Vilela (E-commerce) e Bruno Azevedo debateram sobre “Mercado, Modelos de Negócio e Tecnologias que Funcionam”.

    Nas trilhas section, canvas e input os participantes puderam conferir as palestras de Bruno Azevedo “Responsivo na prática”; Andre Garzia “Desenvolvendo Apps com Firefox OS”; Felipe Sanches (Metamáquina) “WebGL e impressão 3D”; Diego Eis e Deivid Marques “WAI-ARIA”; Fábio Magnoni “Open WebAPIs do Firefox OS”; Caio Gondim (Globo.com) “HTML5 Sensitivo: Seu browser no plano astral”; Pedro Rogério e Marco BrunoQuem tem medo do terminal?”; Thadeu Cascardo “Controle de Versão com Git”; Almir Filho (Globo.com) “CSS Layout: o ontem, o hoje e o depois”; Raphael Agnelli “Linux Remote Control”; Alê Borba (iMasters) “Acessibilidade no E-commerce” e Bernard De Luna “Web Components”.

    Você ainda pode conferir a cobertura completa em:

    As palestras realizadas hoje nas trilhas section e canvas serão disponibilizadas em breve no site:

    http://www.infoq.com/br/

    Amanhã seguimos com a transmissão da trilha header em: http://localhost/webbr2013/transmissao/

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/1o-dia-da-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/feed/ 0
    Assista a transmissão ao vivo da conferência http://localhost/webbr2013/assista-a-transmissao-ao-vivo-da-conferencia/ http://localhost/webbr2013/assista-a-transmissao-ao-vivo-da-conferencia/#comments Mon, 18 Nov 2013 11:38:23 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1240 A Conferência Web W3C Brasil está sendo transmitida online. Assista agora pelo link http://localhost/webbr2013/transmissao/

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/assista-a-transmissao-ao-vivo-da-conferencia/feed/ 3
    Fique por dentro do que vai rolar na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-do-que-vai-rolar-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/ http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-do-que-vai-rolar-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/#comments Thu, 14 Nov 2013 14:42:14 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1196

    A Web.br 2013 está chegando e temos orgulho de anunciar que os principais especialistas que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já palestraram por aqui. Nesse ano o evento ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças (o acesso ao estacionamento será feito pela Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 23, Acesso C, onde fica a entrada principal do Centro de Convenções). O credenciamento será iniciado às 08h e as palestras acontecerão das 09h às 18h.

    Informes gerais e programação Webbr 2013

    Serão 2 dias de palestras, 4 trilhas simultâneas recheadas de novidades e mais de 40 palestrantes envolvidos discutindo os mais diversos assuntos relacionados à web. Na programação serão abordados os principais padrões da Open Web Platform. Teremos palestras sobre HTML, CSS, JavaScript, jQuery, responsividade, TV, mobile, WAI-ARIA, novas APIs, Web Sockets, Web Components, acessibilidade, mercado, e-commerce, semântica, git, internacionalização, PhoneGap, privacidade, além de muita diversão e um networking de primeira.

    No dia 18 de novembro, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Em sua apresentação Fernanda abordará sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vem pela frente.

    Já no dia 19 de novembro, é a vez do keynote speaker Kris Borchers abrir os trabalhos. Kris é diretor executivo da jQuery Foundation, onde trabalha para ajudar a fundação a realizar sua missão de transformar a web em um lugar melhor para todos. Ele também é membro do time jQuery UI. Em sua palestra intitulada “Pushing the Web Forward”, Kris fará um panorama do envolvimento da jQuery Foundation na criação de padrões e na colaboração com desenvolvedores web.

    A Conferência Web.br 2013 contará ainda no segundo dia a partir das 16h com o concurso Web’s Got Talent, que reconhecerá as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. A proposta é promover a adoção de padrões abertos no empreendedorismo. O apresentador do concurso é Edney Souza, o Interney, empresário e professor especialista em tecnologias para Marketing Digital. Como jurados teremos profissionais de peso do mercado digital e da web como Manoel Lemos (Chief Digital Officer da Abril Mídia), Bob Wollheim (co-fundador do youPIX), Mauro Segura (Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil), Martha Gabriel (Escritora e PhD), Amyris Fernandez (Diretora de Pesquisa em Marketing no Buscapé) e Ana Brambilla (Jornalista, professora e editora de mídias sociais da Editora Globo).

    Para 2013, o espaço da Conferência está dividido nas seguintes trilhas: header, section, canvas, input e SVG. A trilha header acontecerá no auditório principal com mesas de debate; na trilha section ocorrerão palestras mais técnicas e voltadas para desenvolvedores web; a trilha canvas ocorre em área voltada para exposição de tecnologias experimentais e que são pouco conhecidas; a trilha input será um espaço para os palestrantes realizarem tutoriais, mini-cursos e workshops. Será uma espécie de sala de aula, com mesas para os espectadores poderem desenvolver e praticar os temas apresentados.

    O evento terá ainda um espaço fora dos auditórios, o espaço SVG, onde acontecerão sessões para autores exporem seus livros e demais obras. Também haverá um espaço de desconferência nos dois dias, das 10h30 às 11h30, que contará com uma infra-estrutura onde os próprios participantes poderão criar debates e expor seus lightning talks. Durante os coffee breaks, que também serão nessa área, teremos sorteios de oito livros técnicos da editora NOVATEC. Por fim, também contaremos com um espaço para experimentação tecnológica com Raspberry Pi chamado “Faça algo incrível”, para os conferencistas soltarem a imaginação e criarem coisas incríveis com dispositivos eletrônicos.

    A Conferência irá dispor de streaming na sala principal durante todo o evento, da mesma forma o Concurso Web’s Got Talent possuirá cobertura em tempo real. Em breve informaremos o link. As trilhas section e canvas serão gravadas com a parceria do InfoQ Brasil e os vídeos disponibilizados em seu site. Ainda, todas as salas terão wi-fi e tomadas para os conferencistas plugarem os seus computadores.

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-do-que-vai-rolar-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/feed/ 1
    Veja quais são os 5 projetos finalistas do Concurso Web’s Got Talent! http://localhost/webbr2013/sairam-os-finalistas-do-webs-got-talent/ http://localhost/webbr2013/sairam-os-finalistas-do-webs-got-talent/#comments Tue, 12 Nov 2013 19:08:53 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1176 Estamos muito felizes com a participação de todos os projetos inscritos no Web’s Got Talent. As aplicações enviadas foram avaliadas com muita atenção e ficamos animados com a qualidade e criatividade no desenvolvimento das aplicações e Websites.

    Web's Got Talent

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Não eliminamos ninguém por não ser “aprovado” nos validadores do W3C. A única causa de eliminação foi inexistência de URL ou inconsistência dos dados fornecidos no ato da inscrição.

    Desse modo, os jurados que avaliaram foram: Martha Gabriel, Amyris Fernandez, Bob Wollheim, Manoel Lemos, Ana Brambilla e Mauro Segura. Ao todo foram inscritos 51 projetos considerados inovadores. Eles receberam notas de 1 a 5 e os critérios seguidos estão explícitos abaixo:

    1)Relevância do serviço prestado ao usuário
    2)Potencial de mercado do projeto apresentado
    3)Criatividade da interface da solução apresentada

     

    Segue abaixo os cinco projetos que foram selecionados para concorrer a final ao vivo durante a 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil:

    http://arteforadomuseu.com.br/
    http://codefreelas.com/alfa
    http://web.prodeaf.net/
    http://usitapp.com/
    https://www.loggi.com/
    Estão todos de parabéns, são projetos muito interessantes e criativos que mostram que a Web brasileira tem talento!

    Em nome do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o W3C Brasil agradece a participação de todos os corajosos empreendedores que participaram do nosso concurso.

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/sairam-os-finalistas-do-webs-got-talent/feed/ 0
    Seja um Webmaker na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil http://localhost/webbr2013/seja-um-webmaker-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/ http://localhost/webbr2013/seja-um-webmaker-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/#comments Mon, 11 Nov 2013 18:10:28 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1165

    Durante a Web.br 2013 teremos um espaço para experimentação tecnológica com Raspberry Pi chamado “Faça algo incrível”, para os conferencistas soltarem a imaginação e criarem coisas incríveis com dispositivos eletrônicos.

    Faça algo incrível

    O palestrante Daniel Filho também fará um experimento inusitado demonstrando como funciona a operação de um drone utilizando JavaScript (nodejs) e fazendo o quadricóptero decolar. Ao final de sua apresentação rolará uma surpresa que envolverá tudo isso. Para deixá-los com água na boca, confira esse video com testes feitos pelo palestrante com o drone sendo controlado pelo Raspberry Pi. O que não falta é espaço para inventos surpreendentes com a Web das Coisas.

    A cultura do Do-It-Yourself (“Faça Você Mesmo”) não é nada nova. Há muitas décadas jovens entusiastas de tecnologia montam circuitos em seus laboratórios improvisados em garagens, quartos, ou onde quer que seja possível juntar alguns fios, componentes eletrônicos e programas de computador. Mas, recentemente, com o surgimento de dispositivos como o Arduino, uma plataforma de prototipação eletrônica que se tornou super popular neste meio, a possibilidade de se experimentar com circuitos eletrônicos se disseminou para uma quantidade muito maior de pessoas. Isso aconteceu devido à diminuição na barreira de entrada de conhecimento necessário para começar a lidar com essas tecnologias.

    Houve portanto um crescimento notável na cena “maker” que, impulsionada pela troca de conhecimentos pela internet, resultou em inúmeros projetos com os mais variados propósitos. Mecanismos de automação residencial, coleta de dados atmosféricos, quadricópteros, drones e aeromodelos controlados remotamente ou até mesmo autônomos, impressoras 3d, balões meteorológicos, e muitas outras invenções e engenhocas.

    Entretanto, a capacidade computacional de um Arduino é bastante limitada e, apesar de existirem shields para conectá-lo à Internet, são bastante restritas as possibilidades devido a esse gargalo de processamento. O RaspberryPi é um dispositivo que supre essa demanda. Com ele é possível fazer muito do que já era possível se fazer com o Arduino, mas em contrapartida, trata-se de um computador poderoso em miniatura, e não um simples microcontrolador.

    É possível instalar um sistema operacional completo em um RaspberryPi, inclusive contendo aplicações poderosas como um servidor web como o Apache ou um navegador como o Firefox. Dessa forma, pode-se criar soluções que misturam sensores e atuadores (como motores, válvulas, etc) no mundo real e interagir com estes dispositivos através de uma aplicação web. É com certeza um caminho interessante para experimentação com a Web das Coisas!

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/seja-um-webmaker-na-5a-edicao-da-conferencia-web-w3c-brasil/feed/ 0
    Projetos semifinalistas do Web’s Got Talent serão anunciados no dia 12 de novembro http://localhost/webbr2013/projetos-semifinalistas-do-webs-got-talent-serao-anunciados-no-dia-12-de-novembro/ http://localhost/webbr2013/projetos-semifinalistas-do-webs-got-talent-serao-anunciados-no-dia-12-de-novembro/#comments Fri, 08 Nov 2013 17:20:43 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1070  

    Na terça-feira, 12 de novembro, será divulgada a lista com os cinco projetos semifinalistas do Web’s Got Talent que receberão passagens para concorrer a final no segundo dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil às 16h em São Paulo.

    Web's Got Talent

    Os cinco projetos semifinalistas serão avaliados por jurados de peso do mercado digital e da web como Martha Gabriel, Amyris Fernandez, Bob Wollheim, Manoel Lemos, Ana Brambilla e Mauro Segura. O apresentador do concurso é o Edney Souza, o Interney, empresário e professor especialista em tecnologias para Marketing Digital.

    Ao todo foram inscritos 51 projetos considerados inovadores. O W3C Brasil agradece, em nome do Comitê Gestor da Internet no Brasil, a participação desses corajosos empreendedores que seguem fazendo coisas incríveis e sociais na web.

    O Web’s Got Talent tem como proposta evidenciar, por meio do reconhecimento público, websites ou aplicativos que tenham sido desenvolvidos com uso das tecnologias recomendadas pelo W3C para a prestação de serviços aos usuários e estimular a troca de informações e experiências entre empreendedores e empresários do setor.

     

    Os critérios de avaliação incluem:

     

    1) Relevância do serviço prestado ao usuário;  2)Potencial de mercado do projeto apresentado;  3)Criatividade da interface da solução apresentada (design, linguagem).

    Premiação

    O primeiro colocado receberá uma viagem para o representante do time com todas as despesas pagas, por dois  dias, para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do W3C Internacional no MIT, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014 e prêmio-surpresa.

    O segundo colocado ganhará todos os benefícios acima excetuando o prêmio-surpresa.

    E o terceiro colocado receberá um aparelho kindle para cada membro da equipe, com limite de até três pessoas, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014.

     

     

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/projetos-semifinalistas-do-webs-got-talent-serao-anunciados-no-dia-12-de-novembro/feed/ 0
    Conferência Web W3C Brasil 2013 abre em 18/11 com Fernanda Weiden do Facebook http://localhost/webbr2013/conferencia-web-w3c-brasil-2013-abre-em-1811-com-fernanda-weiden-do-facebook/ http://localhost/webbr2013/conferencia-web-w3c-brasil-2013-abre-em-1811-com-fernanda-weiden-do-facebook/#comments Mon, 04 Nov 2013 15:04:08 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=1025

    No primeiro dia da Web.br 2013, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Seu envolvimento com a comunidade de Software Livre começou em 2002, foi uma das organizadoras do FISL por vários anos e entre 2009 e 2011 foi vice-presidente da FSFE, sendo a responsável pela organização do Document Freedom Day.

    Em sua apresentação Fernanda abordará sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vem pela frente. Enquanto a sua palestra não chega, confira a entrevista que fizemos com ela:

    Entrevista com Fernanda Weiden

    1) Que tecnologias web ou ferramentas de trabalho você considera indispensáveis no seu dia a dia profissional?

    No Facebook, usamos muito wiki para documentação. Quando tu trabalha em larga escala é super importante ter a habilidade de ensinar pessoas sobre o software e arquitetura de maneira sistemática e rápida. Tentamos usar o wiki sempre para isso. Além disso, uso Phabricator, que é uma ferramenta web para revisão de código. Todos os diffs (propostas de mudança de código) criados são revisados através do Phabricator no Facebook. Ferramentas para edição colaborativa também são muito importantes. O Facebook usa o Zoho Docs, que é a nossa ferramenta colaborativa para criação e edição de texto.

    Muito da informação que circula dentro da empresa é postada no próprio Facebook. Temos uma opção de privacidade que permite que somente funcionários leiam determinados posts, e acessem determinados grupos. Então meu Feed de Notícias no Facebook é sempre carregado de tudo: vida pessoal e profissional. Essa mescla funciona super bem e é bem eficiente.

    2)Devido ao seu envolvimento de longa data com a comunidade de software livre, na sua avaliação quais são os maiores desafios ao movimento software livre relativos à web?

    Acredito que o maior desafio seja “Software as a Service”, que muda um pouco o paradigma do que é importante. Antes falávamos muito em acesso ao código. Com a disseminação de ferramentas online para tudo é importante também cuidar da questão da privacidade: entender qual tipo de informação está sendo fornecida e pra quem, e qual uso será feito da informação.

    3) Você poderia contar mais sobre os tipos de projetos nos quais você está envolvida hoje profissionalmente?

    Eu trabalho com infraestrutura. Atualmente trabalho no time responsável por caching no Facebook. Então pense dados de acesso rápido armazenados em memória. Isso possibilita que você abra seu perfil no Facebook e as informações estejam todas lá rapidamente.

    4) Qual foi o seu maior aprendizado em sua carreira no Google e na IBM?

    Na IBM eu aprendi muito como grandes organizações funcionam. Cresci mais profissionalmente do que tecnicamente naquele período, principalmente por entender melhor como funcionam grandes organizações. O Google me deu a oportunidade de trabalhar em sistemas numa escala maior. Então, tecnicamente foi importante para a minha carreira e mudou minha cabeça com relação à disponibilidade e à confiabilidade de sistemas.


    5) Como você vê o futuro da infraestrutura de Internet descentralizada por meio de dispositivos como o Freedom Box? http://www.freedomboxfoundation.org/

    Eu confesso que não conheço os detalhes técnicos deste dispositivo, mas eu acho interessante que sejam feitas mais campanhas para conscientizar as pessoas de que é necessário se manter seguro também quando estamos online. De maneira geral, no mundo real e físico, já conhecemos quais são as medidas para que nossas coisas estejam protegidas, mas na internet isso ainda é novidade. Entender como se proteger, como se resguardar e como as relações são modificadas é muito importante e acredito que projetos para aumentar essa conscientização sejam muito importantes.

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/conferencia-web-w3c-brasil-2013-abre-em-1811-com-fernanda-weiden-do-facebook/feed/ 0
    Fique por dentro das atividades hands on que ocorrerão na Trilha Input durante a Webbr http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-das-atividades-hands-on-que-ocorrerao-na-trilha-input-durante-a-webbr-2/ http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-das-atividades-hands-on-que-ocorrerao-na-trilha-input-durante-a-webbr-2/#comments Sat, 02 Nov 2013 00:49:47 +0000 http://localhost/webbr2013/?p=984 A trilha input é um espaço para os palestrantes realizarem tutoriais, mini-cursos e workshops. Será uma espécie de sala de aula, com mesas para os espectadores poderem desenvolver junto com as atividades que serão praticadas. Nessa trilha teremos cinco atividades que serão mão na massa: workshop sobre APIs do HTML5; workshop sobre WebGL e Impressão 3D; mini-curso de Git; mini-curso de Web Components e tutorial sobre Sencha Touch e Phonegap.

    Trilha input

    Esse workshop de abertura será coordenado pelo Davidson Alencar, pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela PUC-Rio, gestor em Projetos Web na Contempory Informática e professor de tecnologias front-end e back-end do Curso iLearn. Em sua apresentação, focada em dispositivos móveis, Davidson irá abordar sobre as vantagens da adoção do HTML5 e suas APIs em projetos Web, tendo como os principais benefícios: portabilidade, fácil manutenção, otimização de recursos e resultados. Será discutido o estágio atual do HTML5, tendências, como gerar negócios com a tecnologia e também soluções que podem ser adotadas enquanto os navegadores dos dispositivos móveis não implementam todos os recursos da especificação do HTML5.

    Já no período da tarde do dia 18 de novembro, quem comandará essa trilha é Felipe Sanches, ativista desenvolvedor de software livre e projetista de hardware livre, co-fundador da Metamáquina, fabricante nacional de impressoras 3D. Ele também já participou do desenvolvimento de softwares livres como Inkscape, OpenSCAD, Pronterface, e GNU LibreDWG. Em uma apresentação inédita, Felipe fará uma análise sobre as possibilidades de integração de suporte a impressão 3D em páginas web com o auxilio da tecnologia WebGL.

    Na sequência, fechando o primeiro dia, Thadeu Cascardo tomará conta da sala e ensinará você a aprender Git puro como ninguém. Thadeu é bacharel em Ciência da Computação pela UFMG, desenvolvedor de software desde 1996, envolvido com software livre desde 1997, já contribuiu com vários projetos, incluindo o kernel Linux. Atualmente ele trabalha no Linux Technology Center da IBM com drivers de dispositivos para Linux rodando em sistemas Power. Entre as várias vantagens de se utilizar o Git está o fato desse controle de versão permitir um maior paralelismo e uma certa independência no desenvolvimento de funcionalidades e correções em um projeto por uma equipe que pode ter milhares de desenvolvedores. O Linux, por exemplo, em dois meses apenas, recebeu mais de 11000 alterações feitas por mais de 1200 desenvolvedores, em sua última versão. Enquanto a sua palestra não chega, confira a entrevista que fizemos com ele.

    No segundo dia Loiane Groner fará as honras dessa trilha ensinando como desenvolver para mobile multiplataforma e com software livre usando Sencha Touch e Phonegap. Loiane Groner é bacharel em Ciência da Computação, atualmente trabalha como Gerente de Desenvolvimento de Projetos no Citibank em São Paulo. Ela possui mais de oito anos de experiência em TI e é autora dos livros Ext JS 4 First Look, Mastering Ext JS e Sencha Architect App Development – todos publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês. Também é evangelista Java e Sencha Community Leader no Brasil. Em sua apresentação, Loiane fará uma breve introdução de dois frameworks mobile focados no HTML5. Dessa forma, os conferencistas aprenderão o necessário para desenvolver com essas ferramentas, bem como verão na prática um estudo de caso que dará uma base para o desenvolvimento de suas próprias aplicações.

    Fechando as atividades do segundo dia nessa trilha, você poderá ainda conferir com Sam Carecho e Ana Carolina um mini-curso sobre Web Components. Sam Carecho é web engineer, manager do Open Sampa, board member do GDG[x] e co-organizador do HackerNest São Paulo . Atua promovendo a interação entre desenvolvedores, a disseminação de conhecimento e a produção de software livre. Ana Carolina é professora e coordenadora do curso de Sistemas para Internet da Fatec de Carapicuíba, mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da USP, doutoranda em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. O mini-curso denominado ‘Code Lab de Polymer’, incluirá uma breve introdução sobre o conjunto de especificações do Web Components e demonstrações das mesmas em ação rodando em um navegador. Como essas especificações ainda não foram todas finalizadas e nenhum navegador do mercado as suporta nativamente, será utilizado o framework Javascript denominado Polymer para as demonstrações.

    ]]>
    http://localhost/webbr2013/fique-por-dentro-das-atividades-hands-on-que-ocorrerao-na-trilha-input-durante-a-webbr-2/feed/ 0