Confira as Lightnings Talks selecionadas para a Web.br 2015!

A equipe do W3C Brasil ficou bem animada com a qualidade e criatividade das inscrições para as Lightnings Talks de 2015!

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram e dizer que a escolha de 4 trabalhos foi bem difícil!

Os projetos foram analisados pela equipe técnica do W3C Brasil sob os seguintes aspectos: Originalidade da proposta; Uso de tecnologias abertas; Usabilidade; Inovação.

Seguindo esses critérios, os selecionados foram:

“Ferramentas para acompanhamento das metas governamentais” – Renan Carvalho
O sistema “De Olho nas Metas” ajudará cidadãos e organizações da sociedade civil a acompanhar e monitorar o cumprimento de metas da prefeitura de São Paulo. A base para o desenvolvimento do sistema foi o Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2013-2016, que contempla 123 metas a serem executadas até o final da atual gestão. Renan Carvalho irá demonstrar como utilizar as ferramentas para acompanhar as metas do Governo.

“Webvr mobile” – Caio Cardoso Lucena
Será apresentada uma implementação de realidade virtual na web – Webvr+webgl, com dispositivos moveis (celulares) e óculos estereoscópicos. A apresentação mostrará como a tecnologia é utilizada em páginas com webgl. Também serão demonstrados casos reais de implementação em arquitetura, decoração e paisagismo, além de avaliar os desafios da webvr móvel no cenário da Realidade Virtual dos dias atuais.

“Repensando Editores Online para Autoria de Documentos Web com Aspectos Temporais” – Rodrigo Laiola Guimarães
Nessa Lightning Talk, Rodrigo apresentará um editor online de código que foca nos aspectos temporais de documentos Web. Além de feedback imediato, assistência de codificação, visualização programática e controle de execução temporal, o editor permite que documentos Web contendo animações CSS3/SVG e áudio/vídeo HTML5 sejam modificados em tempo real sem a necessidade de reiniciar a apresentação desde o início.

 “Medindo Performance de Websites Responsivos utilizando a API Timing” – Antônio Augusto Castanheira
A apresentação de Castanheira fornece um comparativo entre Web Design Reponsivo (RWD) e o Web Design Tradicional. Ele conta com um framework utilizando PHP e Javascript e a API Timing. O estudo foi feito no formato de Benchmarking, onde o framework abriu a página “X” vezes e gerou um log contendo todas a informações colhidas a partir da API Timing. Além disso, o trabalho foi realizado nos principais browsers, gerando relatórios significativos para a comunidade web.