04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

Acessibilidade na Web e Tecnologias Assistivas na prática

1 de agosto de 2018

A inclusão de pessoas com deficiência na Web depende do trabalho de vocês, desenvolvedores e profissionais web! Como contribuição para a diminuição de barreiras de acesso, a Conferência Web.br 2018 trará um workshop imperdível sobre Acessibilidade na Web.

Durante a atividade, William Daflita, líder técnico do MovimentoWeb Para Todos, mostrará como funciona a acessibilidade em Frameworks JavaScript (JS) como Vue, Angular e React, sem que isso tenha impacto no custo e no tempo de desenvolvimento.

“Os frameworks sobre os quais falarei no workshop estão sendo cada vez mais utilizados. É importante entender o que eles representam para as pessoas com deficiência e como a acessibilidade deve ser considerada nesses cenários”, conta o palestrante. Afinal, de que modo devem ser testadas e como as tecnologias assistivas interagem com os componentes? Essas são algumas das questões que o especialista vai responder em sua apresentação, orientando os desenvolvedores em como melhorar a qualidade daquilo que entregam.

Daflita também apresentará – e discutirá – a maneira como os usuários com deficiência interagem com os sítios web utilizando tecnologias assistivas e mostrará os cuidados que desenvolvedores e profissionais web precisam ter ao utilizar essas tecnologias. “Um site pode ser acessível para mim, mas não para outras pessoas. Quando usamos o termo ‘acessibilidade’, pensamos no contexto de fazer o melhor possível para que todos tenham uma boa experiência. Ao aplicar algumas soluções, conseguimos que os usuários encontrem menos dificuldades em navegar, diminuindo barreiras e problemas”, explica o líder técnico do Movimento Web Para Todos.

Acessibilidade é lei

Frameworks e tecnologias do tipo surgem o tempo todo. “A cada minuto surge uma ideia para fazer algo novo e diferente, mas nem sempre pensamos em como as outras pessoas irão utilizar essa novidade, e como tudo isso pode afetar a vida de alguém. A comunidade de desenvolvedores é bem ativa em mostrar a importância de considerarmos todos os públicos ao construirmos algo, mas ainda não é suficiente”, avalia Daflita, lembrando que desde 2016 já há existe uma Lei no Brasil que exige que todos os sites de empresas com sede no País sejam acessíveis. “Isso ainda não é realidade, por isso precisamos mostrar a importância e os benefícios que esse pensamento inclusivo traz para a aplicação e para a sociedade.”

Fique ligado e garanta sua participação no workshop “Acessibilidade na era dos Frameworks JS”. Aproveite para fazer sua inscrição antecipadamente na Conferência Web.br 2018, a preço reduzido.

Leia Também

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

apoio

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé