04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

É preciso garantir que a Web seja acessível a todos os usuários!

19 de julho de 2018

Você já imaginou o que aconteceria se tentasse acessar um site na Internet sem poder ler o que está escrito nele? Ou, ainda, assistir um vídeo no Youtube, sem poder ouvir seu som? Pois é! Pouca gente se dá conta, mas este é um grande desafio enfrentado diariamente por mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência – cerca de 24% da população.

E se um dos princípios da Web é que ela seja universal, é muito importante que todos os envolvidos em seu desenvolvimento trabalhem para eliminar estas barreiras, fazendo com que ela se torne mais acessível a todos. É com esta missão em mente que o Ceweb.br (Centro de Estudos sobre Tecnologias Web) do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e o Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil) atuam em diversas frentes e iniciativas como o Movimento Web para Todos, idealizado pela Espiral Interativa.

Em uma mesma plataforma digital, estão reunidas entidades, empresas, universidades e pessoas que defendem e acreditam em uma Internet mais acessível. A plataforma é dividida em três grandes áreas: Mobilização, Educação e Transformação. Em Mobilização, a ideia do movimento é mobilizar as pessoas com deficiência, fazendo com que elas compartilhem suas experiências de navegação. Essas experiências são analisadas e seus resultados são enviados para o dono do site.

Mas não é só isso. O pilar Educação incentiva a troca de conhecimento entre organizações (públicas e privadas), especialistas em acessibilidade digital e a sociedade em geral. Isso é feito com a produção de cartilhas e vídeos, divulgação de links de referência, fóruns e diversas outras atividades. Quem achar bacana também encontra na plataforma uma seção de melhores práticas, onde é possível descobrir como adequar sites e também contribuir para uma Internet mais inclusiva para todos.

E no pilar Transformação, quem quiser ir mais fundo na transformação consegue avaliar a acessibilidade da página principal de seu site. Basta inserir o endereço e a ferramenta analisa automaticamente, em tempo real, o código e informa se a página apresenta ou não barreiras de navegação, mostrando quais são elas.

Parceiros desde sempre
Desde sua criação, o Movimento Web para Todos conta com a parceria do Ceweb.br e com o apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil). E não se trata apenas de apoio institucional. Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do W3C Brasil e do Ceweb.br, lembra que a parceria do NIC.br tem sido fundamental na produção de estudos que avaliam a acessibilidade dos sites dos principais representantes de cada segmento. “Nossos estudos setoriais demonstram o grau de acessibilidade dos sites dos principais segmentos de mercado. Nosso objetivo é produzir um estudo desses a cada seis meses”, afirma.

O especialista lembra que, em setembro de 2017, foi divulgado o resultado da avaliação dos sites do setor de educação e, em março deste ano, a avaliação foi feita com os principais sites de comércio eletrônico do mercado brasileiro. “As cartilhas do W3C Brasil também são um material de vasto conteúdo para orientar gestores e desenvolvedores sobre a importância de se preocupar e investir em acessibilidade na Web”, complementa.

As publicações estão disponíveis em http://www.w3c.br/Materiais/PublicacoesW3C.

Conferência Web.br 2018
Este ano, o programa Web para Todos estará presente na Conferência Web.br com um workshop sobre acessibilidade digital. “É uma forma de ampliar a discussão de acessibilidade em um âmbito muito maior e diretamente para o público que vai colocar essas ações em prática”, complementa Reinaldo, ressaltando que os detalhes do workshop serão divulgados em breve.

O evento reunirá especialistas de diversas áreas que ajudarão a entender o rumo do desenvolvimento da Web e da acessibilidade digital nos próximos anos. Esperamos por você! 🙂

Leia Também

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

apoio

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé