13 e 14 de Outubro

São Paulo - Brasil
Centro de Convenções Rebouças

NodeBots: Robôs com JavaScript

Fazer robôs é legal, mas fazer com JavaScript é mais ainda! Marina Limeira é Quality Assurance Developer na Tidy e em sua palestra na ‪#‎Webbr2016‬ você aprenderá a integrar todos os seus motores e sensores utilizando Johnny-Five, um framework open-source que permitirá utilizar JavaScript junto com seu Arduino.

Marina também é estudante de Ciência da Computação na UFAL e voluntária na Mozilla Brazil há cerca de 2 anos, contribuindo em projetos como L10n, WoMoz. Confira a entrevista que fizemos com ela sobre o tema da sua palestra.

1) O que é o Nodebots e o framework Johnny-five?

NodeBots consiste na arte de controlar hardware utilizando JavaScript. Mas isso só é possível porque com o surgimento do Node.JS, JavaScript é utilizado em plataformas além do browser, além de vantagens como programação assíncrona e o I/O intenso.

Johnny-Five é um framework open source que permite que você controle um micro-controlador utilizando funções muito similares as que seriam utilizadas se você estivesse programando apenas para a plataforma Arduino em si, porém utilizando JavaScript.

Resumindo, Johnny-Five é um pacote node que irá permitir programar micro controladores utilizando JavaScript!

2) Que dicas você daria para quem está começando a aprender robótica e JavaScript e os materiais didáticos recomendados para o aprendizado desse framework?

Para começar a brincar com NodeBots, não é necessário ter nenhum conhecimento avançado em JS (nada que o curso de JS da CodeSchool não seja suficiente) nem em eletrônica. No início, as maiores preocupações serão em torno de mapear as portas e programar suas ações, mas isso não deve ser muito problema, já que no próprio site do Johnny-Five existem inúmeros exemplos com códigos e diagramas feitos com Fritzing, uma iniciativa open source que permite criar graficamente os esquemas de ligação do hardware.

Outra vantagem dos NodeBots é o npm, um gerenciados de pacotes JavaScript, que te dá acesso a mais de 300.000 pacotes, aumentando (e muito!) o número de coisas que podem ser criadas.

A dica de livro que tenho pra dar é do livro Make: JavaScript Robotics, onde o principal autor é o criador do Johnny-Five, e se assemelha muito com um livro de receitas. No início de cada seção são mostrados os materiais necessários e logo em seguida o passo-a-passo da construção (nenhum conhecimento avançado em eletrônica será exigido na leitura do livro, apenas o básico em JS).

3) Qual foi o robô mais incrível que você já viu sendo implementado nesse framework?

Além de me encantar toda vez que vejo um drone, o projeto leapLamp, uma lâmpada baseada na da Pixar que consegue se mover de acordo com os movimentos capturados pelo Leap Motion, foi um dos que mais me chamou a atenção, tanto pela simplicidade quanto pela criatividade.

4) Quais são as oportunidades educacionais viabilizadas por essas tecnologias?

Como JavaScript é uma linguagem que não tem uma curva inicial muito grande nem necessita de muito trabalho para montar o ambiente (afinal, se você possui algum browser com dev tools instalado, você já tem um ambiente pronto), acaba se tornando uma linguagem boa para iniciantes. Tornando mais fácil encorajar um desenvolvedor iniciante a brincar com hardware utilizando a plataforma. Como por exemplo, com apenas alguns leds e a utilização da API de um servidor de integração contínua, você pode construir um build-checker e obter feedback dos builds de uma maneira bem mais interessante. Ou seja, não é necessário nem muito conhecimento nem muitos materiais para construir coisas que possam tornar o dia-a-dia mais interessantes.

LEIA TAMBÉM

outubro 16, 2016

Inovação de gênero na Web e publicações digitais são temas de destaque do 2º dia da #WebBr2016

outubro 14, 2016

#WebBr2016: rumo à Web das Coisas com a padronização de seus protocolos

inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

Compre seu ingresso!

Somente no local do evento R$ 320,00

seja um patrocinador

Quer ter visibilidade na Web.br 2016?
Conversar com os melhores da Web? Fazer recrutamento de profissionais de alta qualidade? Aproveite essa oportunidade e apoie a Web.br 2016!

Envie um e-mail para webbr (arroba) nic (ponto) br para receber informações sobre cotas e benefícios.

organização

promoção

apoio


Desenvolvido por Marimbondo