1º dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

Palestras, debates, networking, brindes, desconferências, autógrafos, experimentações tecnológicas e muito código: esse foi o saldo positivo do primeiro dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil.

Vagner Diniz e Fernanda Weiden – A evolução dos sistemas de informática e Web no Brasil / Foto: Luíza Troina

Vagner Diniz e Fernanda Weiden – A evolução dos sistemas de informática e Web no Brasil / Foto: Luíza Troina

Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, abriu o evento de forma inspiradora antes da primeira keynote speaker Fernanda Weiden (Facebook) “Web para todos: a internet é fundamental para a democracia.”

Em seguida, Fernanda nos brindou com um keynote especial: a história da internet e web no Brasil. Ela explicou sobre como é a estrutura de servidores ideal, o que é realmente “cloud” e o que podemos fazer de forma coletiva e individual para contribuir com o plano de uma internet para todos no Brasil.

Após o coffee break, ainda na trilha header, quem tomou conta do palco foi Antonio Marcos Moreiras, Cristine Hoepers, Leonardo Balter e Vagner Diniz. Enquanto nas salas section, canvas e input rolavam as apresentações de Jaydson Gomes “Processo de Desenvolvimento Front-End – Do caos ao Sublime”; Fellyph Cintra “Criando aplicações de alta performance em HMTL5”; Davidson Alencar “APIs do HTML5”; Daniel Filho “Javascript que voa!” e Talita Pagani, “Jogos com HTML5” .

Após o almoço, foi a vez de Thiago Campos, Alex Soares e Fábio Lima abrirem a trilha header com a mesa sobre “Web & TV” no período da tarde. Nesse debate, os palestrantes puderam mostrar como os padrões da web estão sendo discutidos e apresentados nas Smart TV’s. Em seguida, Soraya Lopes (Mobile), Guilhes Damian (Games), Vivianne Vilela (E-commerce) e Bruno Azevedo debateram sobre “Mercado, Modelos de Negócio e Tecnologias que Funcionam”.

Nas trilhas section, canvas e input os participantes puderam conferir as palestras de Bruno Azevedo “Responsivo na prática”; Andre Garzia “Desenvolvendo Apps com Firefox OS”; Felipe Sanches (Metamáquina) “WebGL e impressão 3D”; Diego Eis e Deivid Marques “WAI-ARIA”; Fábio Magnoni “Open WebAPIs do Firefox OS”; Caio Gondim (Globo.com) “HTML5 Sensitivo: Seu browser no plano astral”; Pedro Rogério e Marco BrunoQuem tem medo do terminal?”; Thadeu Cascardo “Controle de Versão com Git”; Almir Filho (Globo.com) “CSS Layout: o ontem, o hoje e o depois”; Raphael Agnelli “Linux Remote Control”; Alê Borba (iMasters) “Acessibilidade no E-commerce” e Bernard De Luna “Web Components”.

Você ainda pode conferir a cobertura completa em:

As palestras realizadas hoje nas trilhas section e canvas serão disponibilizadas em breve no site:

http://www.infoq.com/br/

Amanhã seguimos com a transmissão da trilha header em: http://localhost/webbr2013/transmissao/

conferenciaweb

Comments are closed.