Conferência Web W3C Brasil 2013 abre em 18/11 com Fernanda Weiden do Facebook

No primeiro dia da Web.br 2013, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Seu envolvimento com a comunidade de Software Livre começou em 2002, foi uma das organizadoras do FISL por vários anos e entre 2009 e 2011 foi vice-presidente da FSFE, sendo a responsável pela organização do Document Freedom Day.

Em sua apresentação Fernanda abordará sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vem pela frente. Enquanto a sua palestra não chega, confira a entrevista que fizemos com ela:

Entrevista com Fernanda Weiden

1) Que tecnologias web ou ferramentas de trabalho você considera indispensáveis no seu dia a dia profissional?

No Facebook, usamos muito wiki para documentação. Quando tu trabalha em larga escala é super importante ter a habilidade de ensinar pessoas sobre o software e arquitetura de maneira sistemática e rápida. Tentamos usar o wiki sempre para isso. Além disso, uso Phabricator, que é uma ferramenta web para revisão de código. Todos os diffs (propostas de mudança de código) criados são revisados através do Phabricator no Facebook. Ferramentas para edição colaborativa também são muito importantes. O Facebook usa o Zoho Docs, que é a nossa ferramenta colaborativa para criação e edição de texto.

Muito da informação que circula dentro da empresa é postada no próprio Facebook. Temos uma opção de privacidade que permite que somente funcionários leiam determinados posts, e acessem determinados grupos. Então meu Feed de Notícias no Facebook é sempre carregado de tudo: vida pessoal e profissional. Essa mescla funciona super bem e é bem eficiente.

2)Devido ao seu envolvimento de longa data com a comunidade de software livre, na sua avaliação quais são os maiores desafios ao movimento software livre relativos à web?

Acredito que o maior desafio seja “Software as a Service”, que muda um pouco o paradigma do que é importante. Antes falávamos muito em acesso ao código. Com a disseminação de ferramentas online para tudo é importante também cuidar da questão da privacidade: entender qual tipo de informação está sendo fornecida e pra quem, e qual uso será feito da informação.

3) Você poderia contar mais sobre os tipos de projetos nos quais você está envolvida hoje profissionalmente?

Eu trabalho com infraestrutura. Atualmente trabalho no time responsável por caching no Facebook. Então pense dados de acesso rápido armazenados em memória. Isso possibilita que você abra seu perfil no Facebook e as informações estejam todas lá rapidamente.

4) Qual foi o seu maior aprendizado em sua carreira no Google e na IBM?

Na IBM eu aprendi muito como grandes organizações funcionam. Cresci mais profissionalmente do que tecnicamente naquele período, principalmente por entender melhor como funcionam grandes organizações. O Google me deu a oportunidade de trabalhar em sistemas numa escala maior. Então, tecnicamente foi importante para a minha carreira e mudou minha cabeça com relação à disponibilidade e à confiabilidade de sistemas.


5) Como você vê o futuro da infraestrutura de Internet descentralizada por meio de dispositivos como o Freedom Box? http://www.freedomboxfoundation.org/

Eu confesso que não conheço os detalhes técnicos deste dispositivo, mas eu acho interessante que sejam feitas mais campanhas para conscientizar as pessoas de que é necessário se manter seguro também quando estamos online. De maneira geral, no mundo real e físico, já conhecemos quais são as medidas para que nossas coisas estejam protegidas, mas na internet isso ainda é novidade. Entender como se proteger, como se resguardar e como as relações são modificadas é muito importante e acredito que projetos para aumentar essa conscientização sejam muito importantes.

conferenciaweb

Comments are closed.