Seja um Webmaker na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

Durante a Web.br 2013 teremos um espaço para experimentação tecnológica com Raspberry Pi chamado “Faça algo incrível”, para os conferencistas soltarem a imaginação e criarem coisas incríveis com dispositivos eletrônicos.

Faça algo incrível

O palestrante Daniel Filho também fará um experimento inusitado demonstrando como funciona a operação de um drone utilizando JavaScript (nodejs) e fazendo o quadricóptero decolar. Ao final de sua apresentação rolará uma surpresa que envolverá tudo isso. Para deixá-los com água na boca, confira esse video com testes feitos pelo palestrante com o drone sendo controlado pelo Raspberry Pi. O que não falta é espaço para inventos surpreendentes com a Web das Coisas.

A cultura do Do-It-Yourself (“Faça Você Mesmo”) não é nada nova. Há muitas décadas jovens entusiastas de tecnologia montam circuitos em seus laboratórios improvisados em garagens, quartos, ou onde quer que seja possível juntar alguns fios, componentes eletrônicos e programas de computador. Mas, recentemente, com o surgimento de dispositivos como o Arduino, uma plataforma de prototipação eletrônica que se tornou super popular neste meio, a possibilidade de se experimentar com circuitos eletrônicos se disseminou para uma quantidade muito maior de pessoas. Isso aconteceu devido à diminuição na barreira de entrada de conhecimento necessário para começar a lidar com essas tecnologias.

Houve portanto um crescimento notável na cena “maker” que, impulsionada pela troca de conhecimentos pela internet, resultou em inúmeros projetos com os mais variados propósitos. Mecanismos de automação residencial, coleta de dados atmosféricos, quadricópteros, drones e aeromodelos controlados remotamente ou até mesmo autônomos, impressoras 3d, balões meteorológicos, e muitas outras invenções e engenhocas.

Entretanto, a capacidade computacional de um Arduino é bastante limitada e, apesar de existirem shields para conectá-lo à Internet, são bastante restritas as possibilidades devido a esse gargalo de processamento. O RaspberryPi é um dispositivo que supre essa demanda. Com ele é possível fazer muito do que já era possível se fazer com o Arduino, mas em contrapartida, trata-se de um computador poderoso em miniatura, e não um simples microcontrolador.

É possível instalar um sistema operacional completo em um RaspberryPi, inclusive contendo aplicações poderosas como um servidor web como o Apache ou um navegador como o Firefox. Dessa forma, pode-se criar soluções que misturam sensores e atuadores (como motores, válvulas, etc) no mundo real e interagir com estes dispositivos através de uma aplicação web. É com certeza um caminho interessante para experimentação com a Web das Coisas!

conferenciaweb

Comments are closed.