2º dia da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

O segundo dia da Webbr 2013 começou intenso: uma singela homenagem feita por Vagner Diniz, gerente do escritório do W3C Brasil, ao mestre Everaldo Bechara. Em seguida, Kris Borchers, diretor executivo da jQuery Foundation, fez uma brilhante apresentação sobre como a jQuery Foundation tem contribuído para o futuro da web aberta.

Keynote Speaker: Pushing the Web Forward com Kris Borchers / Foto: Peu Robles

Keynote Speaker: Pushing the Web Forward com Kris Borchers / Foto: Peu Robles

Após o seu keynote, aconteceu um acirrado debate na mesa “Como Progredir a Web” sobre até que ponto os usuários devem participar do processo de desenvolvimento da WWW com Nathália Sautchuk, Yasodara Córdova, Sérgio Lopes e Vagner Diniz como moderador.

Outro momento bastante esperado foi a final do Concurso Web’s Got Talent. O projeto vencedor foi o Arte Fora do Museu, que visa o mapeamento colaborativo de obras de arte no espaço público de cidades brasileiras. O segundo lugar ficou para o ProDeaf (plataforma amigável de tradução da Língua Brasileira de Sinais; LIBRAS), o terceiro foi o Loggi (site para contratação rápida de motoboys). O quarto e quinto lugares ficou, respectivamente, com o u.sit (gerenciamento inteligente de filas de espera) e o CodeFreelas (sistemas para organização de projetos para freelancers).

Web's Got Talent - 1° colocado - Arte Fora do Museu / Foto: Peu Robles

Web’s Got Talent – 1° colocado – Arte Fora do Museu / Foto: Peu Robles

O primeiro colocado receberá uma viagem para o representante do time com todas as despesas pagas, por dois dias, para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do W3C Internacional no MIT, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014 e prêmio-surpresa. O segundo colocado ganhará todos os benefícios acima excetuando o prêmio-surpresa. E o terceiro receberá um aparelho kindle para cada membro da equipe, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014.

Ainda pela manhã, a Trilha Header recebeu Rafael Kenski, Fernando Tavares e Gustavo Faleiros para o debate sobre “Publicações Digitais”. Enquanto nas trilhas section, canvas e input rolavam as apresentações de Rafael Xavier “Internacionalização com jQuery”; Luis Leão “Speech API”; Loiane Groner “Desenvolvimento Mobile Multiplataforma e OpenSource com Sencha Touch e Phonegap”; Eduardo Shiota “Montando uma banda de música no seu navegador” e Nathalia Sautchuk Patrício “Desenvolvimento de ambientes 3D para Web usando Three JS”.

Após o almoço, foi a vez de Yasodara Córdova, Reinaldo Ferraz e Vanessa Tonini subirem no palco da Trilha Header para apresentarem as últimas novidades em termos de padrões da web. Nas trilhas section, canvas e input os participantes também puderam assistir as palestras de Jean Carlo Emer “WebSockets”; Sérgio Lopes “Técnicas para suportar telas de alta resolução na Web”; Sam Carecho “Code Lab de Polymer (Web Components)” e Felipe Moura “Isto tudo é muito legal, mas e aí, onde uso?”.

Você ainda pode conferir a cobertura completa nos links abaixo:

conferenciaweb, websgottalent

Comments are closed.