Dê os seus primeiros passos em WebGL com Nathalia Sautchuk

WebGL (Web Graphics Library) é uma API em JavaScript disponível a partir do novo elemento canvas do HTML5, que oferece suporte para renderização de gráficos 2D e 3D. O padrão WebGL traz conteúdo 3D para a web sem a necessidade de plugins, sendo implementado nativamente no navegador. Os principais desenvolvedores de navegadores como a Apple (Safari), o Google (Chrome) a Mozilla (Firefox) e a Opera (Opera) são membros do grupo de trabalho WebGL.

Na Webbr 2013 você poderá conferir a palestra de Nathalia Sautchuk, mestre em Engenheira de Computação pela Escola Politécnica da USP e atualmente trabalha como assessora técnica na Secretaria Executiva do CGI.br, além de ser professora no Centro Paula Souza e no SENAC. Em sua apresentação você irá aprender a dar os primeiros passos no desenvolvimento com tecnologia WebGL e conferir exemplos interessantes com a engine livre Three.js. Veja abaixo a entrevista que fizemos com ela:

Entrevista com Nathalia Sautchuk

1) Que dicas de tutoriais e documentação você daria para quem está iniciando no mundo do WebGL?

Um site que explora os conceitos iniciais do WebGL é o HTML5 Canvas Tutorials, tendo diversos tutoriais básicos. Outro tutorial interessante para as primeiras explorações no mundo do WebGL é o Learning WebGL. Já para iniciar no uso da engine Three.js um tutorial inicial pode ser visto em: http://www.aerotwist.com/tutorials/getting-started-with-three-js/

2) O suporte ao WebGL já está disponível em todos os principais browsers? Já dá para considerar o uso de WebGL em um site para o público geral ou só estamos em uma fase de experimentação dessa tecnologia ainda?

O suporte ao WebGL já está disponível na maioria dos browsers: Firefox, Safari, Chrome e Opera. A Microsoft está trabalhando para disponibilizar na próxima versão do Internet Explorer. Já há versões de browsers para celular com esse suporte também. Já existem sites que fazem uso dessa tecnologia, mas ainda há uma grande preocupação com usuários com versões antigas dos browsers que já possuem suporte e com o acesso através de celulares.

3) Me parece natural que o WebGL seja útil para o desenvolvimento de games. Quais outros tipos de aplicações tem sido feitas com esta tecnologia além de jogos?

O WebGL também tem sido usado para simuladores de ambientes 3D, como, por exemplo, plantas de empreendimentos imobiliários. Outro uso é para a visualização de mapas. Por exemplo, o Google Maps foi reescrito com WebGL recentemente. Também está sendo muito utilizado na visualização e modelagem de diversos objetos, como carros e móveis, ajudando na visualização de produtos.

4) As pessoas precisam ter conhecimento de OpenGL para utilizarem o WebGL?

Não necessariamente, apesar de que esse conhecimento facilita o aprendizado do WebGL, uma vez que a especificação do WebGL se baseou na do OpenGL. Mas há diferenças claras entre elas, o que pode ser visto em detalhes em:

http://www.khronos.org/webgl/wiki/WebGL_and_OpenGL_Differences

5) Qual o nível de performance de uma aplicação em WebGL rodando nos browsers modernos em comparação com aplicações 3D nativas dos sistemas operacionais?

Não tenho uma experiência em desenvolvimento de aplicações 3D nativas. Mas pela minha experiência com desenvolvimento de aplicações em WebGL e usuário de aplicações nativas, posso dizer que o uso de muitas texturas é um grande problema para aplicações em WebGL, sendo necessárias otimizações maiores que em uma aplicação nativa.

 

conferenciaweb

Comments are closed.