Fique por dentro das atividades hands on que ocorrerão na Trilha Input durante a Webbr

A trilha input é um espaço para os palestrantes realizarem tutoriais, mini-cursos e workshops. Será uma espécie de sala de aula, com mesas para os espectadores poderem desenvolver junto com as atividades que serão praticadas. Nessa trilha teremos cinco atividades que serão mão na massa: workshop sobre APIs do HTML5; workshop sobre WebGL e Impressão 3D; mini-curso de Git; mini-curso de Web Components e tutorial sobre Sencha Touch e Phonegap.

Trilha input

Esse workshop de abertura será coordenado pelo Davidson Alencar, pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela PUC-Rio, gestor em Projetos Web na Contempory Informática e professor de tecnologias front-end e back-end do Curso iLearn. Em sua apresentação, focada em dispositivos móveis, Davidson irá abordar sobre as vantagens da adoção do HTML5 e suas APIs em projetos Web, tendo como os principais benefícios: portabilidade, fácil manutenção, otimização de recursos e resultados. Será discutido o estágio atual do HTML5, tendências, como gerar negócios com a tecnologia e também soluções que podem ser adotadas enquanto os navegadores dos dispositivos móveis não implementam todos os recursos da especificação do HTML5.

Já no período da tarde do dia 18 de novembro, quem comandará essa trilha é Felipe Sanches, ativista desenvolvedor de software livre e projetista de hardware livre, co-fundador da Metamáquina, fabricante nacional de impressoras 3D. Ele também já participou do desenvolvimento de softwares livres como Inkscape, OpenSCAD, Pronterface, e GNU LibreDWG. Em uma apresentação inédita, Felipe fará uma análise sobre as possibilidades de integração de suporte a impressão 3D em páginas web com o auxilio da tecnologia WebGL.

Na sequência, fechando o primeiro dia, Thadeu Cascardo tomará conta da sala e ensinará você a aprender Git puro como ninguém. Thadeu é bacharel em Ciência da Computação pela UFMG, desenvolvedor de software desde 1996, envolvido com software livre desde 1997, já contribuiu com vários projetos, incluindo o kernel Linux. Atualmente ele trabalha no Linux Technology Center da IBM com drivers de dispositivos para Linux rodando em sistemas Power. Entre as várias vantagens de se utilizar o Git está o fato desse controle de versão permitir um maior paralelismo e uma certa independência no desenvolvimento de funcionalidades e correções em um projeto por uma equipe que pode ter milhares de desenvolvedores. O Linux, por exemplo, em dois meses apenas, recebeu mais de 11000 alterações feitas por mais de 1200 desenvolvedores, em sua última versão. Enquanto a sua palestra não chega, confira a entrevista que fizemos com ele.

No segundo dia Loiane Groner fará as honras dessa trilha ensinando como desenvolver para mobile multiplataforma e com software livre usando Sencha Touch e Phonegap. Loiane Groner é bacharel em Ciência da Computação, atualmente trabalha como Gerente de Desenvolvimento de Projetos no Citibank em São Paulo. Ela possui mais de oito anos de experiência em TI e é autora dos livros Ext JS 4 First Look, Mastering Ext JS e Sencha Architect App Development – todos publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês. Também é evangelista Java e Sencha Community Leader no Brasil. Em sua apresentação, Loiane fará uma breve introdução de dois frameworks mobile focados no HTML5. Dessa forma, os conferencistas aprenderão o necessário para desenvolver com essas ferramentas, bem como verão na prática um estudo de caso que dará uma base para o desenvolvimento de suas próprias aplicações.

Fechando as atividades do segundo dia nessa trilha, você poderá ainda conferir com Sam Carecho e Ana Carolina um mini-curso sobre Web Components. Sam Carecho é web engineer, manager do Open Sampa, board member do GDG[x] e co-organizador do HackerNest São Paulo . Atua promovendo a interação entre desenvolvedores, a disseminação de conhecimento e a produção de software livre. Ana Carolina é professora e coordenadora do curso de Sistemas para Internet da Fatec de Carapicuíba, mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da USP, doutoranda em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. O mini-curso denominado ‘Code Lab de Polymer’, incluirá uma breve introdução sobre o conjunto de especificações do Web Components e demonstrações das mesmas em ação rodando em um navegador. Como essas especificações ainda não foram todas finalizadas e nenhum navegador do mercado as suporta nativamente, será utilizado o framework Javascript denominado Polymer para as demonstrações.

conferenciaweb

Comments are closed.