D3.js: dados integrados em documentos
A biblioteca D3.js, baseada em JavaScript, tem uma função muito bem definida: permitir ao desenvolvedor manipular documentos baseados em dados, usando padrões HTML, SVG e CSS. D3 significa “Data Driven Documents”.
Com a D3, você pode associar dados arbitrários a Modelos de Objeto de Documento (DOM) e aplicar transformações a qualquer documento. Por exemplo: Você pode utilizar o D3 para gerar uma tabela em HTML a partir de uma sequência de números, ou gerar gráficos baseados nos mesmos dados com transições animadas e recursos interativos. Ou ainda criar elementos SVG com o D3 utilizando estilos CSS externos, com filtros e efeitos diversos.
Por conta do uso de padrões do W3C, o D3 deixa seus projetos prontos para novas atualizações de navegadores.
O W3C também tem um grupo de trabalho de dados estruturados na Web, que é ligado ao escritório brasileiro. Todas as discussões são públicas e os membros filiados ao W3C podem participar do debate – e até quem não for membro pode fazer parte ao enviar um email (public-dwbp-wg@w3.org) ou fazer contribuições no repositório do grupo no GitHub.
Componentes para aplicações com dados, métodos e aplicações de padrões Web que estão envolvidos com dados serão discutidos, bem como projetos que utilizam esses padrões serão apresentados durante a Conferência. Participe e fique por dentro de todas as tecnologias do W3C.
Saiba mais sobre o D3 em http://d3js.org/ e aprenda sobre ele com tutoriais disponíveis em https://github.com/mbostock/d3/wiki/Tutorials