Conheça o Kimchi
Na culinária coreana, Kimchi é um dos acompanhamento mais conhecidos – principalmente por ser muito apimentado. No mundo do desenvolvimento Web, Kimchi é o nome de um projeto open source que tenta facilitar a vida do desenvolvedor que precisa utilizar em seus projetos recursos de KVM (Máquina Virtual baseada em Núcleo, em inglês), uma infra-estrutura de virtualização integrada ao Linux.
O Kimchi utiliza ferramentas em HTML5 (seu código está hospedado no Github) e é indicado para quem não tem muita experiência com Linux ou não quer instalar um servidor de gerenciamento de KVMs, por exemplo. Tudo isso é apresentado em uma interface familiar e simples para o gerenciamento das virtualizações, removendo, assim, algumas barreiras para aumentar o número de desenvolvedores que utilizam o KVM.
Aline Manera, da IBM, irá falar sobre as mais novas ferramentas de virtualização para KVM, incluindo o Kimchi. A ideia é mostrar como o recurso pode ser fácil de usar mesmo se a platéia não tiver conhecimentos de virtualização.
Aline Manera é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, trabalha no Centro de Tecnologia Linux da IBM Brasil e lida com open source e ferramentas de virtualização, como libvirt, qemu e kimchi.
Além disso, Aline Manera é a principal mantenedora do Kimchi.