Design Thinking: melhorando seu serviço online

Design Thinking é o nome dado à um conjunto de métodos e processos que abordam problemas considerando as soluções através do ponto de vista do usuário. Esse conceito de uso do design como “forma de pensamento” tem suas origens no final da década de 1960, com cientistas como Herbert Simon e seu livro “The Science of The Artificial” e engenheiros como Robert McKim e seu “Experiences in Visual Thinking” escrevendo os primeiros ensaios sobre o tema.

O “pensamento por design” ficou mais popular com as teorias do professor Rolf Faste, da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), que propôs ideias de Design Thinking como “forma de ação criativa”. Daí para o mundo dos negócios foi um pulo, e o universo corporativo adotou o tema como base para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades, até então não satisfeitas, de seus consumidores.

 

design-thinking-1

 

Mas como funciona o Design Thinking? Simples: métodos e processos utilizados por designers, são aplicados em novos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho em equipes colaborativas e multidisciplinares para chegar à solução inovadora desejada. Esse vídeo  mostra um pouco de como funciona o processo de design thinking.

 

Na criação de projetos online, o time de Design Thinking pode, por exemplo, passar um tempo maior com o usuário final do projeto desde o início do desenvolvimento, questionando e adaptando ideias para teste imediato. O conceito geral não é garantir necessariamente que a ideia/conceito esteja certa, mas obter reações diretas do usuário durante o processo e utilizar essas informações para suprir suas necessidades e criar soluções inovadoras.

Um caso de sucesso de uso de Design Thinking na criação de sites é o da empresa Fidelity como relatado pela Harward Business Review.

O tema Design Thinking será abordado na palestra de Demian Borba durante a Conferência Web.br 2014. Demian é criador do Action Innovation Center, um centro de inovação focado em Design Thinking e tecnologia, com diversas especializações pela Universidade de Stanford e pela Universidade da California San Diego. É Developer Evangelist na BlackBerry, responsável pelo time de Developer Relations na América Latina. Especializado em Design, Inovação, HTML5 e desenvolvimento móvel, com palestras ministradas em grandes conferências nos Estados Unidos, América Latina, Ásia e Europa. Demian tem mais de 15 anos de experiência em tecnologia, interactive media, design, negócios e treinamentos. Um dos Adobe Community Professionals e também ex-professor na Universidade de San Diego (UCSD), onde ensinou UI Design e programação aos alunos de Ciência da Computação e Design. Antes de entrar para a BlackBerry, ele fundou e gerenciou a Action Creations, uma agência interativa baseada em San Diego California, com clientes como Oakley, 20th Century Fox, ASP World Tour of Surfing, Nike, Callaway Golf entre outros. Na arena de comunidades, foi o organizador de um dos maiores eventos de comunidades Adobe, o Adobe Camp Brasil. Teve a oportunidade de participar e vencer um dos maiores hackathons do mundo, a AT&T® Mobile App Hackathon 2012, em Las Vegas EUA. Recentemente, Demian recebeu o prêmio ‘Must See BlackBerry Developer Evangelist’ nos Estados Unidos.”