A trilha conecta vem para abordar integração via Web. Confira!

A trilha “Conecta” da #webbr2014 é a trilha da integração, manipulação e uso de dados na Web. Web semântica, dados abertos, ontologias e boas práticas em sistemas na Web são alguns dos destaques dessa trilha cheia de especialistas das mais diversas áreas. Conheça os detalhes das palestras dessa trilha.

“Construindo aplicações semânticas com desenvolvimento ágil”

Você quer desenvolver aplicações semânticas mas não faz ideia de como começar? Então você não pode perder a apresentação do JOINT, uma plataforma desenvolvida especialmente para que você possa começar a desenvolver já as suas aplicações semânticas de modo ágil e eficiente.

A palestra sera ministrada pelos professores Ig Bittencourt, Pós-Doutor em Computação pela Unicamp e Seiji Isotani, Professor e Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).

“Integrando dados abertos com um Framework baseado em serviços (FRIEND)”

Quem desenvolve aplicações utilizando dados abertos na Web sabe como é complicado integrar várias fontes e serviços. É por isso que durante a Conferência Bernadette Lóscio e Ana Carolina Salgado vão demonstrar a solução FRIEND, um framework baseado em serviços pensado pra facilitar essa integração

A palestra será ministrada por Bernadette Lóscio e Ana Carolina Salgado, professoras do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE)

“Organizando dados na Web com ontologias bem fundamentadas”

Giancarlo Guizzardi, o pioneiro do Brasil na área de Ontologias para a organização de informações na Web, vai explicar porque o impacto da utilização de ontologias bem fundamentadas é tão grande em projetos Web

“Boas Práticas em Sistemas Web – muito além do HTML”

O Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC /UFMG) Adriano Machado vai mostrar as boas práticas e técnicas e tecnologias aplicadas ao Observatório da Web,

“Semantic Hypermedia Design Method (SHDM)”

O pesquisador da PUC Rio Carlos Laufer fará uma apresentação que tratará de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Web da PUC-Rio (Tecweb), relacionados ao desenvolvimento de aplicações dirigidas por modelos, além de apresentar os conceitos básicos do Semantic Hypermedia Design Method (SHDM) e do Synth.

“Sistema acessível para visualização intuitiva de dados abertos do ministério da justiça do Brasil”

Luiz Henrique Volso vai mostrar um panorama geral do que tem sido realizado pelos órgãos públicos brasileiros para fomentar a disseminação da cultura de dados abertos governamentais. Sua aplicação conquistou o segundo lugar 1o Concurso de Dados Abertos do Ministério da Justiça.

“Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos”

Dados abertos e atlas temáticos. Mesclar dois mundos aparentemente distintos é um desafio que Emerson Luiz, Juliana Fernandes e Tasso Evangelista vão mostrar e alertar para múltiplos problemas graves de acessibilidade, interoperabilidade e até mesmo funcionalidade nas implementações atuais.

“InfoPatrimônio: Georreferenciamento de Bens Tombados de São Paulo”

O trabalho tem origem no desejo de ampliar o conhecimento a respeito do patrimônio cultural brasileiro – com foco inicial no Estado de São Paulo – de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas que fomentem sua preservação.Com o uso de tecnologias e dados abertos disponíveis para a sociedade pelo Poder Público.

Confira a programação completa!