#WebBr2014: A open web e o poder do SVG

“A Web é mais do que documentos, dados, mídias e aplicativos. A web são as pessoas”. Assim, Doug Schepers abriu a Conferência Web W3C Brasil 2014. O primeiro keynote speaker dessa edição da #WebBr2014 falou sobre a Web aberta e o poder do SVG para uma sala lotada pela comunidade de desenvolvedores e designers. Na apresentação, Doug destacou a importância da web livre e das possibilidades de programação usando o SVG.

Doug explicou o que é o W3C e qual seu papel na criação dos padrões da web. “Criamos as especificações técnicas e testamos para criar o melhor padrão de uso”, explicou Doug, que é Developer Relation Lead do W3C. Em seguida, ele falou sobre as origens do SVG, linguagem XML de descrição de vetores e gráficos bidimensionais desenvolvido pela W3C em 1999 e que tem como características principais ser um padrão aberto e suportado em todos os navegadores web modernos.

Os usos mais comuns do SVG são para criação de ícones, backgrounds, logos, apps e aplicações. “Vetores não perdem qualidade com ampliações”, disse. Com isso, é possível usar arquivos menores, de 4 ou 8kb. “Você pode diminuir e aumentar a imagem que não deformam como em arquivos de bitmap”, afirmou. Além disso, o SVG suporta diferentes estilos e é responsivo, o que permite a criação de sites acessíveis. “Quando você pensar em fazer um site responsivo, pense também em fazê-lo acessível, destacou. O SVG também é compatível com atributos ARIA.

Schepers destacou também a importância do visual na memorização de informações. “67% do processo cerebral é visual.”. Por isso, gráficos em SVG ajudam as pessoas a compreenderem e absorverem melhor as informações. Segundo o keynote speaker ainda, imagens fazem com que informações continuem na memória após 3 dias com maior percentual que dados não ilustrados. “E esse efeito cresce com a idade”, brincou o palestrante. Doug finalizou falando sobre a boa convivência entre SVG e Canvas. “SVG é usado preferencialmente por designers e canvas por desenvolvedores. Mas desenvolvedores também podem usar SVG”, finalizou.

Para saber mais sobre SVG, acesse http://webplataform.org