As oportunidades para empreendedores de tecnologia no Chile

Um país que quer se transformar em um celeiro de startups de tecnologia com soluções para problemas globais. Assim se pode definir a meta do Chile, que está criando u ambiente friendly para empreendedores digitais que possuem projetos globais, mas precisam de um empurrãozinho para fazer seu negócio acontecer. Tadashi Takaoka, da Magical StartUps, participou da Conferência Web W3C Brasil 2014 e falou sobre as oportunidades existentes na área de tecnologia para empreendedores no Chile.

O país criou toda uma estrutura para tornar o local amigável para empreendedores. Por meio do Corfo, órgão governamental, o Chile faz a ponte entre investimentos privados em inovação, conhecimento produzidos em universidades, startups, incubadoras e aceleradoras de projetos, associações do segmento e a StartUp Chile, um programa do governo que tem como objetivo atrair startups do mundo inteiro.

“Inovação é um valor muito importante para um país pequeno como o Chile, que tem como principal atividade econômica a extração de minério. Por isso queremos trazer esses projetos bacanas para cá”, disse.

Por meio do programa StartUp Chile, os projetos aprovados recebem um incentivo de até 40 mil dólares e estrutura para implementação dele. O participante entra com um investimento de 10% do investimento total. O governo fornece também visto de trabalho de 1 ano e subsidia a estadia durante seis meses. Em contrapartida, além do desenvolvimento do projeto, os participantes devem realizar atividades em workshops, entrevistas para a imprensa, entre outras.

Takaoka também falou sobre sua própria empresa, a Magical Startup, primeira incubadora de projetos privada do país. A empresa busca projetos que tenham alcance global para auxiliar em seu desenvolvimento. A empresa oferece suporte, consultoria e formatação de bussiness plan para empresas iniciantes. “90% das startups fecham antes de completar cinco anos de vida”. Para evitar o fim desses projetos, a Magical Startup oferece suporte para empreendedores. Para ser acolhido pela incubadora de novos negócios, basta se inscrever pelo site da empresa. Em seguida, os concorrentes são entrevistados, sendo aprovados, apresentam seu projeto de negócio para o board da empresa. Se o projeto for aprovado, ele entra para a Magical.

Para saber mais: http://www.magicalstartups.cl/ e http://www.startupchile.org/