Como trabalhar em equipe sem matar o coleguinha

NewtonDeblyn Prado e Newton Calegari, co-workers no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, apresentaram cases de sucesso e ferramentas utilizadas para conseguirem “Trabalhar em equipe sem matar o coleguinha”.

“O primeiro grande problema que o pessoal de front-end encontra é com o CSS, a folha de estilo tem o problema chamado manutenção. Fácil de entender e impossível de ser manuseada em três meses de projeto” afirma Deblyn.

A estrutura  no Sass (método para o CSS) com a possibilidade de trabalhar com variáveis mixins, sprite e CSS minificado foi utilizada pela dupla. Assim como reutilizar o HTML foi um conceito muito importante abordado junto com o Jekyll que permite utilizar:  componentes HTML, templates, IF, for and while, dados independentes da estrutura.

O SCRUM foi outra metodologia adotada e adaptada na rotina de trabalho para reuniões diárias, reunião semanal de sprint e kanban. Em termos de tecnologia foi essencial o uso do GIT: ferramenta de controle de versão, duas pessoas conseguem trabalhar juntas e ter integração.

A utilização de diagramas UML serviu para modelar parte do sistema e compartilhar uma ideia do que seria implementado. Deblyn  e Newton aconselham para que não haja confusão do que deve ser feito, mas que todos possam se compreender de maneira efetiva. “Uma recomendação é testar antes de colocar em produção, se pode dar errado vai dar errado.”