Palestras, paineis, workshops, desconferências, networking, experimentações tecnológicas e muita inspiração: esse foi o saldo positivo da 8ª edição da Conferência Web W3C Brasil.
Com o tema “Internet das Coisas na Web” ficou claro que devemos construir a Web juntos para mantê-la interoperável, aberta e acessível a todos.
Foram 2 dias de palestras, 5 trilhas simultâneas e mais de 70 palestrantes envolvidos discutindo assuntos relacionados à Internet das Coisas na Web e correlatos, como: Privacidade, Protocolos, Design, Acessibilidade, entre outros. O evento contou com mais de 400 participantes vindos de diferentes regiões do Brasil.
O primeiro keynote speaker apresentou o trabalho do W3C em expandir a Web de documentos para a Web das Coisas e como o W3C está trabalhando para combater a fragmentação dos padrões. Um ponto de atenção em sua apresentação foi a privacidade dos usuários, um grande desafio para o IoT.
Depois, foi a vez da keynote Glaucimar Aguiar, arquiteta de software da HPE, liderar o palco com a apresentação “Behaviour Driven Development, e eu com isso?”. Em sua apresentação Glaucimar explicou que BDD envolve um novo mindset voltado para valores e comportamento reforçando a colaboração entre os diversos stakeholders (analistas, desenvolvedores, testadores, gerente de projetos, product owner).
Para encerrar o time de keynotes do 1º dia, teve ainda a apresentação de Riichiro Mizoguchi, professor do Research Center for Service Science no Instituto Avançado de Ciências do Japão. Em sua fala, Riichiro mostrou como as tecnologias de criação de sentido (do inglês, sensemaking) são importantes para a Web e como as ontologias auxiliam as pessoas a lidarem com essas tecnologias.
Já no segundo dia, o público pôde conferir as apresentações “The Web of Gendered Innovations” com a Dra Claudia Melo. “Igualdade de gênero não é um problema das mulheres. Ele é um problema humano. Ele afeta a todos nós”, questiona a pesquisadora
Por fim, foi a vez de Bert Bos, um dos inventores do CSS, assumir o palco da Conferência. Em sua apresentação, Bert apresentou alguns desafios das tecnologias Web hoje existentes para o avanço de publicações digitais.
Ainda, quem não esteve presente pôde acompanhar a Trilha Millennium Falcon online. As apresentações dessa trilha estão disponíveis no canal do Youtube do NIC.br
Nossa meta é fazer da Web.br um espaço cada mais diverso e plural, para que todos tenham um palco para contar o que há de mais novo e disruptivo sobre a Web. Por isso, não deixe de indicar um palestrante para nós, caso você ache ele ou ela incríveis.
Se você participou da #webbr2016 não deixe de relembrar os bons momentos da Conferência vendo toda a cobertura nas redes sociais nos links abaixo. E para quem não foi, fica o convite para participar da 9ª Conferência Web W3C Brasil no ano que vem.
Muito obrigado a todos. Até a Webbr 2017!
https://www.facebook.com/W3CWebbr
https://twitter.com/w3cbrasil Hashtag #Webbr2016
Boas Práticas para Publicação de Dados na Web
Bernadette Lóscio, Caroline Burle e Newton CalegariAplicações Web e ataques DDoS: alvo ou origem?
Miriam Von ZubenSmart City: Mulheres, empoderamento e tecnologia
Stella Hiroki
Behaviour Driven Development, e eu com isso?
Glaucimar AguiarUsando o Twitter na Internet das Coisas
Juliana ChahoudInternet dos Trem e como não colocar fogo em casa
Luis Leão
Internet Of Things on the Web – IoTw
Dave Raggett
Ontology as a sense-making technology
Riichiro MizoguchiMist, um browser para uma internet descentralizada
Alex Van de SandePalestras acessíveis com reveal.js
Gabriel Couto, Kemel Zaidan e Leonardo GleisonCompras online, experiência de usuários e acessibilidade
Juliana FernandesProjetando sites adequados para pessoas com Autismo
Talita PaganiProtocolos de rede para Internet das coisas
Nathalia SautchukConstruindo a experiência juntos
Tássia SpinelliTecnologias sociais na promoção de leis e políticas públicas
Thiago RondonUX para aumentar a liberdade de diabéticos
Fernanda BernardoRiscos e desafios à Internet no Brasil: um panorama da atividade legislativa
Diego CanabarroDesenvolvendo aplicações de qualidade com Test Driven Development
Isabella SilveiraDo glifo a tela: Como o browser renderiza o texto
Igor OliveiraService Workers…a seus serviços
Felipe NascimentoIoT e Dados Abertos Conectados
Bernadette Lóscio., Carlos Laufer, Seiji Isotani, Vitor Souza e Wagner MeiraInternet dos valores e ativos digitais – Ripple Interladger starter
Jan Shnurle e Rafael PereiraDesafios práticos de Performance Web
Sérgio LopesClique no botão abaixo e veja o site original da Conferência Web.br 2016 com todas as informações sobre o evento.