Aplicações na Web sem host e a descentralização da Web

cascardoO desenvolvedor Thadeu Cascardo, da LibrePlanet-BR, apresentou o tema “Aplicações na Web sem host: ou como montar seu servidor em casa” e explicou como fazer isso pode ajudar na descentralização da Web.

“Você tem que aceitar os termos de uso do Facebook e do Twitter se quiser conversar com alguém que usa essa rede. Você não tem opção e deve ter uma conta nesta mídia”, explicou.

“Por que não queremos essa centralização? Desta forma, estamos sujeitos à espionagem com a perda de privacidade; os termos de serviço nem sempre são aceitáveis e acabam impedindo a concorrência e, além disso, tem a exploração comercial com as propagandas”, completou o palestrante.

De acordo com Cascardo, todas as vezes que termos de serviços de algumas instituições são aceitos, tudo aquilo que é publicado pelo usuário pode ser modificado. Os dados postados não pertencem mais a ele e sim a este contrato que aceitou.

O desenvolvedor sugeriu diversos projetos que permitem ao usuário ser totalmente dono dos seus dados e suas aplicações. As iniciativas vão desde servidores caseiros até mudanças nas arquiteturas das aplicações na Web, apesar de o Brasil apresentar um grande problema que é a internet de energia elétrica que as pessoas têm em casa.

 “Na hora de desenvolver, pense se tem alguém para compilar esse script”, afirmou. “É necessário pensar na interoperabilidade da aplicação, protocolos e formatos padrões são essenciais para permitir migrações de dados e troca de prestados de serviço”, concluiu.