Aplicações na Web sem host: ou como montar seu servidor em casa

Post CascardoDiversos projetos já permitem que o usuário seja totalmente dono dos seus dados e suas aplicações. As iniciativas vão desde servidores caseiros até mudanças nas arquiteturas das aplicações na Web e serão abordadas na palestra de Thadeu Cascardo na Web.br 2015.

De acordo com o desenvolvedor, surgirão cada vez mais soluções preocupadas em oferecer privacidade e mobilidade de dados. No curto prazo, a questão deverá ser tratada como um nicho e não como o padrão de mercado. Mas apesar disso, a expectativa é que uma gama totalmente nova de softwares livres seja oferecida no futuro, ajudando a aumentar a liberdade de informação e armazenamento.

“A maior parte dos usuários continuará presa a produtos de grandes corporações, que não enxergam essas questões com prioridade, pois querem mantê-los presos aos seus produtos. Muitas dessas soluções, porém, não serão software livre sob o controle do usuário, requisito essencial para garantir o controle exclusivo do indivíduo sobre seus dados. Felizmente, muitas das alternativas serão oferecidas como software livre e será cada vez mais fácil para utilizá-las em sua própria instalação”, explica Cascardo.

O assunto está totalmente ligado ao principal tema da conferência: re-descentralização da Web. Ser dono dos próprios dados significa poder movê-los para outro serviço de hospedagem ou mantê-los mais próximos a si em um servidor doméstico. 

“Tem tudo a ver com uma Web mais descentralizada, em que mais aplicações de diferentes fornecedores podem ser utilizadas para manipular os dados que o usuário permitir. E mais serviços de hospedagem podem ser usados para o indivíduo continuar utilizando as aplicações que escolheu usar”, afirma Cascardo.

“Aparentemente, uma minoria se preocupava anteriormente com questões de privacidade e descentralização da Web há poucos anos. Depois das denúncias de espionagem em cidadãos de todo mundo pelo governo e empresas americanas feitas por Edward Snowden, a questão tomou foco em algumas discussões e muitos novos projetos surgiram depois disso”, conclui o palestrante.