Progressive Enhancement: funcionalidades e desenvolvimento simplificado

FullSizeRender(1)A palestra do desenvolvedor da TecSinapse Luiz Corte Real abordou o uso do Progressive Enhancement, conjunto de técnicas que propõem conceitos de organização na criação de conteúdos online. O objetivo é simplificar o desenvolvimento e eliminar possíveis limitações que atinjam o usuário final.

“A Web foi pensada para que qualquer um pudesse acessá-la e aproveitar suas informações de maneira universal. Hoje em dia, temos uma grande diversidade de navegadores, plataformas e dispositivos. Além disso, cada pessoa tem as suas próprias limitações”, comentou o palestrante. “Temos que pensar em todos os tipos de situação para que tenhamos essa Web universal”.

Uma das soluções está justamente na prática do Progressive Enhancement. O conceito por trás do Progressive Enhancement é o de começar o design das funcionalidades Web normalmente e ir acrescentando pequenas melhorias aos poucos, progressivamente, para todos os navegadores. Ou seja, começar pelo limitado e funcional. O resultado esperado é um site pronto para todos tipos de aplicação.

“O HTML tem que ser o nosso ponto de partida. Temos que tentar entregar toda a base do conteúdo em HTML, o que é possível na maioria das vezes. Mas para isso é preciso pensar em um HTML semântico e bem especificado”, explicou o palestrante.

Luiz Corte Real preparou a criação de uma página com uma playlist especialmente para demonstração na Web.br 2015. O desenvolvedor exibiu como utilizou as técnicas do Progressive  Enhancement pensando sempre na funcionalidade da página, primeiro em HTML e depois em Java e CSS.