Projeto MAME e a preservação histórica de dispositivos na Web

MameA preservação histórica dos games e qualquer dispositivo de hardware está assegurada. Criado há 18 anos, o Projeto MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) é uma iniciativa sem igual na busca pela conservação de sistemas e equipamentos que rodem algum tipo de software. Já conhecido em escala global, o tema será um dos destaques da Web.br 2015 na palestra do desenvolvedor de software livre Felipe “Juca” Sanches.

A apresentação mostrará como o projeto Internet Archive tem tornado disponível todo o acervo de emuladores do MAME na Web, se transformando em um verdadeiro museu eletrônico online.

Além disso, Felipe abordará como técnicas de transpilação de código nativo C/C++ para Javascript têm tornado possível replicar o funcionamento desses equipamentos dentro do ambiente de navegação dos browsers modernos, efetivamente ampliando o acesso a essa experiência educacional.

Criado em 1997 pelo italiano Nicola Salmoria, o MAME foi construído inicialmente de maneira exclusiva para o MS-DOS. Depois foi adaptado para outras plataformas, como Macintosh e Unix. Em 2012, o Google ampliou a aplicação para o Chrome.

Objetivo do MAME
O objetivo do Projeto MAME é bem amplo. Ele busca a preservação de qualquer tipo de máquina e sistemas antigos que rodem softwares, como arcades, consoles, computadores e até pinballs. Só para citar alguns exemplos estão computadores como Apple II, Commodore, MSX, IBM-PC e dezenas de milhares de outros dispositivos.

Felipe SanchesO MAME tenta reproduzir um game, por exemplo, tão fielmente quanto possível em um computador comum. Ele pode emular atualmente milhares de jogos de videogames clássicos desde os anos 70. Não só isso, como o projeto conta até com a construção de maquinas arcades personalizadas com emuladores de diversos jogos em um só dispositivo.

Sobre o palestrante
Co-fundador da Metamáquina, Felipe Sanches tem contribuído com o desenvolvimento de emuladores para diversos dispositivos de hardware junto ao MAME desde 2013 e é um dos principais especialistas do país no desenvolvimento da replicação dos sistemas antigos para uma navegação plena em browsers modernos.