Pesquisador do MIT abre a Web.br 2015 em prol da re-descentralização da Web

IMG_5348Foi dada a largada da Web.br 2015! Andrei Sambra (@therealdeiu), research associate do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), abriu a conferência reforçando a urgência da re-descentralização da Web. O norte-americano demonstrou ideias de como a não abertura pode ser perigosa e também revelou estratégias da plataforma  SoLID – Social Linked Data, proposta para construir aplicações sociais descentralizadas.

“A Web centralizada é ruim e perigosa para todos. Seus dados devem pertencer a você apenas, assim como o controle do que acontece com eles. Quem decide quem tem acesso ao que? Temos que estar ligados a isso”, afirmou o Speaker.

Andrei Sambra comentou alguns esforços que podem ser feitos para ajudar na abertura da Web. Ele defendeu a aplicação de regulamentações nacionais ligadas à internet para construir uma experiência segura para todos os usuários. “Essa regulação tem que ser feita de maneira aberta e transparente, é claro”, completou.

AndreiO pesquisador também passou alguns dos conceitos que implementa na plataforma SoLID, sugerindo o uso de padronizações, além de pedir a ajuda para todos compartilharem suas ideias em prol da abertura da Web.

“Temos que trabalhar juntos. Nosso recurso mais valioso é o intelecto coletivo. Não pegue o caminho fácil. Pense em como pode mudar o problema e fazer seu software e servidor mais seguro e privado”, concluiu o Speaker.

Andrei Sambra (@therealdeiu) é um dos principais nomes relacionados à descentralização da Web, com suporte da W3C. Ele também trabalha ao lado do conceituado professor Tim Berners-Lee no MIT com “Small Data” – armazenamento equivalente ao “Big Data”, mas com dados desenvolvidos em escalas menores para serem compreendidos e analisados mais facilmente.