20 anos do CGI.br: mais dois Keynote Speakers confirmados!

SunilA universalidade e o aniversário de 20 anos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) serão o tema da apresentação de dois Keynote Speakers na Web.br 2015. Sunil Abraham, diretor do CIS Índia, e Lêda Spelta, consultora de Acessibilidade e sócia fundadora da Acesso Digital, confirmaram presença na Conferência para debater o tema “CGI.br 20 Anos: Universalidade”.

O CGI.br foi criado em 1995 para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Web no País e promover qualidade técnica, inovação e disseminação dos serviços disponíveis.

As ações e decisões do CGI.br são baseadas em um conjunto de princípios fundamentais para a governança e uso da Web no Brasil (o Decálogo de Princípios) aprovados por unanimidade pelos membros do Conselho no ano de 2009 (CGI.br/Res/2009/03/P).

Dentre as diversas atividades que estão sendo desenvolvidas neste ano, está o “Ciclo de conferências CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet”, que aborda cada um dos princípios do decálogo do CGI.br.

Sobre os Keynote Speakers
Sunil Abraham é diretor-executivo do Centro para Internet e Sociedade – CIS India. Empreendedor e defensor da universalidade. Criou a “Mahiti” em 1998, que tem como objetivo reduzir o custo e a complexidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o segmento Voluntário usando Software Livre.

LedaEm 1999, foi eleito Fellow da Ashoka em para “explorar o potencial democrático da Internet” e foi contemplado com uma bolsa do programa Sarai em 2003, com foco em Software Livre e de Código Aberto. De junho de 2004 a junho de 2007, gerenciou a Rede Internacional do Código Aberto, um programa que atendia a 42 países na região da Ásia/Pacífico.

Lêda Spelta é psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977 e é uma das primeiras pessoas com deficiência visual a trabalhar com informática no Rio de Janeiro, em 1974.

Foi programadora, analista de sistemas, analista de suporte e coordenadora de equipe em diversas empresas públicas e privadas. Como membro da Comissão Brasileira do Braille, coordenou a elaboração da Grafia Braille para a Informática, unificada para a língua portuguesa.

Participou da Comissão de Estudos CE-04/CB-40/ABNT, que elaborava proposta de normas técnicas sobre “Acessibilidade para a Inclusão Digital”. Atualmente, é consultora de acessibilidade e sócia fundadora da Acesso Digital.