O fantástico mundo do HTTP/2

foto 2Uma das palestras mais disputadas do palco 360° da Web.br 2015 foi a do especialista Sérgio Lopes sobre o novo protocolo HTTP2/2. O palestrante deu detalhes e explicou a tecnologia derivada do SPDY, desenvolvido pelo Google para sanar os problemas do HTTP/1.

“O HTPP/2 torna tudo mais rápido para o desenvolver e para o usuário. Não há nenhuma razão para os profissionais não começarem a usar a tecnologia assim que saírem da Web.br 2015”, reforçou o palestrante.

Entre os benefícios citados pelo palestrante estão performance, leveza, segurança. “Hoje as maiores empresas do mundo já aderiram à tecnologia, como Facebook, Twitter e Google”.

O novo protocolo é suportado pelos browser mais atuais. E, no caso das versões mais antigas, o HTTP/1 será acionado, sem nenhum prejuízo para o usuário.

O que muda do lado do desenvolvedor?
Todo o conhecimento sobre HTPP/1 que os profissionais já têm continua sendo necessário, pois a nova versão é apenas uma atualização.

Lopes explicou ainda que a maior parte das funcionalidades do HTTP/2 faz parte do pacote. O único para começar a utilizar a plataforma é inserir o htpps no site, caso ele ainda não tenha. “Hoje em dia isto é muito barato, na maioria das vezes até gratuita e qualquer um pode instalar”. Além disso, para aproveitar todas as funcionalidades do protocolo é indicado instalar no browser o Server Push.

Leia mais sobre o HTPP/2: