Palestrantes trends

  • Keynote

    Andrei Sambra

    Research Associate - W3C

    Re-Descentralização da Web

    A palestra vai abordar os esforços do W3C em padronização bem como o modo que o MIT (Massachussets Institiute of Technology) transforma os padrões em tecnologias que desenvolvem serviços e aplicações descentalizadas. A palestra também vai abordar as lições que já se aprendeu na tentativa de re-descentralizar a Web e os desafios que se tem pela frente.

    Andrei Sambra é pesquisador do MIT, onde, juntamente com Sir. Tim Berners-Lee, trabalha com "Small Data", que é equivalente ao Big Data, mas em escalas menores para serem compreendidos e analisados mais facilmente. Andrei também faz parte da equipe W3C, onde trabalha com padrões Web relacionados a identidade descentralizada, controle de acesso e armazenamento de dados.


  • Jaydson Gomes

    Desenvolvedor de Software Sênior - Terra / NascWeb

    Futuro do Subjuntivo – Quando vós programardes JavaScript

    Quando eu falar sobre JavaScript, vós entendereis o que quero dizer.Quando tu aprenderes mais sobre JavaScript, serás recompensado.Quando nós estudarmos sobre o futuro do JavaScript, melhores desenvolvedores nos tornaremos.Quando vós programardes JavaScript, uma nova aplicação nascerá.Quando eles souberem sobre as novas features do JavaScript, abismados ficarão.

    Jaydson Gomes tem + de 10 anos de experiência em desenvolvimento Web. É desenvolvedor de software especializado em JavaScript, linguagem que é uma de suas paixões. É curador e idealizador da ​ BrazilJS Conf, uma das maiores conferências do mundo sobre a linguagem JavaScript.​ Trabalha atualmente no ​ Terra, um dos principais portais de notícias da América Latina, criando ferramentas e API’s JavaScript e pesquisando novas tecnologias, como HTML5 e todo o seu guarda-chuva, Node.js e, é claro, JavaScript. É criador do ​ JSRocks, um site dedicado a disseminar informações sobre a nova especificação do JavaScript, além de reunir conteúdo de qualidade com curadoria especializada. Jaydson é entusiasta open-source e tem apresentado diversas palestras ao longo dos últimos anos, em sua grande maioria falando sobre JavaScript e tecnologias Web. Seu último projeto, ​ Harmonic​, é um gerador de sites estáticos desenvolvido em ​ Node.js, utlizando features da ES2015/ES6, nova versão do JavaScript.
  • Luiz Corte Real

    Desenvolvedor de software - TecSinapse

    Construindo uma experiência agradável na Web desde o começo com progressive enhancement

    Desenvolver sites e sistemas web que funcionem bem em todas as plataformas continua desafiador, mesmo com a evolução dos navegadores. Isso porque temos uma diversidade cada vez maior de dispositivos, navegadores e, também, usuários! Como proporcionar uma experiência de navegação agradável e funcional para todos? É sobre isso que fala o progressive enhancement. Nesta palestra, vamos explorar o conceito na prática, vendo problemas comuns de navegação, como aplicar progressive enhancement e quais benefícios essa técnica nos traz.

    Desenvolvedor na TecSinapse e instrutor na Caelum e nos cursos online do Alura. Desenvolve sistemas usando a web como plataforma e, no tempo livre, colabora com projetos opensource.
  • Sergio Lopes

    Instrutor e Desenvolvedor - Caelum

    HTTP2

    O HTTP é a base da Web. Então quando se lança uma nova versão depois de décadas, é bom ficar de olho. E a nova verão 2.0 traz muitas melhorias de performance essenciais, que melhorarão tudo pro usuário e deixarão a vida do desenvolvedor Web mais fácil. Nessa palestra, vamos ver os novos recursos do HTTP/2 e como eles simplificam o desenvolvimento, tornam obsoletas várias práticas atuais e deixam as páginas mais rápidas.

    Sérgio Lopes é instrutor e desenvolvedor na Caelum. Apaixonado por Web e front-end, programa há 14 anos na área. Ultimamente, tem se especializado em mobile e otimizações de performance. É autor do livro “A Web Mobile”, palestrante de diversos eventos, moderador do GUJ e escreve artigos em seu blog pessoal.
  • Jean Carlo Emer

    Desenvolvedor de software na globo.com.

    Evolução e futuro do uso de paradigmas no JavaScript

    Uma palestra sobre os paradigmas trazidos por bibliotecas e framework como Backbone.js, Angular.js e React. Conheceremos os principais conceitos por trás de programação imperativa, funcional e reativa. Por fim, teremos uma visão clara do quanto evoluímos e o que ainda está por vir na forma e uso da linguagem.

    Artesão da internet, cientista da computação e palestrante. Adora aprender uma linguagem diferente, seja as do tipo que solucionam problemas aritméticos e lógicos, marcam, estilizam ou geram outras. Trabalha como desenvolvedor de software na globo.com.
  • Foto de Thadeu Cascardo

    Thadeu Cascardo

    Free software advocate and developer - LibrePlanet-BR

    Aplicações na Web sem host: ou como montar seu servidor em casa

    Vários projetos e iniciativas estão tornando mais fácil que um usuário seja dono dos seus dados e suas aplicações. Os projetos vão desde servidores caseiros a mudanças nas arquiteturas das aplicações Web.
    A motivação para esses projetos será apresentada, e vários projetos comparados em termos destas importantes motivações, bem como alguns outros critérios que usuários podem buscar, ainda que em detrimento de sua liberdade, privacidade, autonomia, direito a reciprocidade, entre outros direitos e valores.

    Thadeu Lima de Souza Cascardo é bacharel em Ciência da Computação pela UFMG, e promove software livre e licenças copyleft há mais de 10 anos, através de palestras, código livre, e contribuições a
    grandes projetos como Linux e Debian. Já foi voluntário da Free Software Foundation, respondendo dúvidas sobre GPL e outras licenças de software livre.
  • Renan Carvalho

    Development - EOKOE

    Lightning talks

    Ferramentas para acompanhamento das metas governamentais:
    Palestra de Renan Carvalho

    webvr mobile:
    Palestra de Caio Lucena

    Renan Carvalho é desenvolvedor focado em tecnologias de código aberto , buscando sempre estar atualizado as novas tecnologias que estão surgindo a cada minuto. Apaixonado por música, esportes e também preocupado com os problemas de sustentabilidade. Busca se aventurar em outras disciplinas como física, o desenvolvimento social e psicologia.
  • Caio Cardoso Lucena

    CEO da Startup VR4BI

    Lightning talks

    Ferramentas para acompanhamento das metas governamentais:
    Palestra de Renan Carvalho

    webvr mobile:
    Palestra de Caio Lucena

    Engenheiro Elétrico -PUC-SP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas -FGV-EAESP
    CEO da Startup VR4BI , ativista de dados abertos e transparência Pública
    Empreendedor na área de visualização e análise dados.