Palestrantes workshop

  • Helder da Rocha

    Direto e Consultor - Argo Navis Informática

    Gráficos Vetoriais na Web com SVG 1.1

    Este tutorial apresenta uma introdução ao Scalable Vector Graphics (SVG) - aplicação XML e padrão W3C para gráficos vetoriais. Os componentes fundamentais do SVG 1.1 serão apresentados, e demonstrados através da sua codificação em XML. Também serão mostradas aplicações práticas para uso de SVG em páginas HTML5, animações CSS3, image sprites e tesselações. Como SVG também pode ser gerado via editores gráficos, transformações XSLT, programas em Java e JavaScript, exemplos serão apresentados usando as principais APIs e ferramentas disponíveis atualmente. Apesar do suporte crescente, o suporte aos recursos do SVG ainda varia entre diferentes plataformas de browser. Essas questões serão discutidas, apresentando soluções e ferramentas para lidar com as incompatibilidades. No final, serão apresentadas as principais novidades do Working Draft do SVG 2.0.

    Helder da Rocha é mestre em informática pela UFCG e especialista em tecnologias Web. Desde 1995 pesquisa, escreve, ministra cursos e palestras sobre Java, tecnologias Web e XML, a maioria disponível online no seu site argonavis.com.br. É também autor de livros, tutoriais e apostilas sobre tecnologias Java, HTML, CSS, JavaScript, tecnologias XML, metodologias ágeis e arquitetura de sistemas. Ministrou treinamentos em quase todos os estados do país em mais de 8000 horas de aula. Algumas das empresas treinadas por Helder incluem: Banco do Brasil, Petrobras, Rede Nacional de Pesquisa, Marinha do Brasil, PNUD, Grupo Vicunha, Michelin, CPqD e Editora Abril. Além de trabalhar com TI, é também ator de teatro, ilustrador e paleoartista.
  • Talita Pagani

    Mestranda em Ciência da Computação - UFSCar

    Trabalhando com WCAG e WAI-ARIA de forma correta

    WCAG e WAI-ARIA são especificações que se complementam para permitir o desenvolvimento de conteúdos e aplicações web ricas acessíveis. Nem sempre os desenvolvedores conseguem compreender qual a maneira correta de aplicá-las dada a complexidade da especificação, portanto, neste tutorial veremos boas práticas de utilização das recomendações do WCAG e dos recursos do WAI-ARIA dentro dos cenários mais comuns de uso para esclarecer como utilizá-los de forma correta.


    Talita Pagani é bacharel e mestranda Ciência da Computação, trabalhando com acessibilidade web para crianças com autismo. Trabalha há 10 anos na área de TI e já atuou como designer de interface, desenvolvedora front-end e back-end, tester e analistas de requisitos, sendo atualmente consultora independente de Experiência do Usuário. É líder local da Interaction Design Foundation (IDF) de Bauru/SP e membro do grupo de especialistas em acessibilidade do W3C Brasil.

  • Leonardo Ruoso

    Arquiteto de Soluções na Tata Consultancy Services

    REST na Web

    Rest é um paradigma para o desenvolvimento de aplicações feitas para a web no qual os dados estão interligados da mesma forma que os documentos na web e de uma forma similar à que se estabelecem vínculos em um banco de dados relacionais. A diferença é que enquanto os identificadores de objetos num sistema de banco de dados são válidos apenas dentro daquele banco de dados, numa aplicação Rest os identificadores são universais, de modo que é possível criar vínculos entre objetos disponibilizados por diferentes sistemas em diferentes servidores, geograficamente dispersos.

    Cross functional team leader: software, design and business innovation na Tata Consultancy Services, Urby.
  • Judson Bandeira

    CEO na LinKn

    Dados Abertos Conectados

    Esse minicurso tem como propósito apresentar os principais conceitos de Dados Abertos Conectados e como eles podem ser utilizados para solucionar os problemas do cotidiano. Além disso, serão apresentadas dificuldades enfrentadas para trabalhar com Dados Abertos Conectados no Brasil.

    Judson Melo Bandeira é Bacharel em Ciência de Computação pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento pela mesma universidade. É membro do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES, www.nees.com.br). É CEO da LinKn, empresa que oferece Cursos, Palestras e Consultoria para a área de Dados Abertos, Dados Conectados, Dados Abertos Conectados e ontologias. É CEO do Boa Moradia, um sistema que busca o imóvel no melhor lugar para viver, de acordo com o perfil do usuário. Natural de Maceió-AL.
  • Armando Barbosa

    Armando Barbosa

    CTO na Linked Knowledge - LinKn

    Dados Abertos Conectados

    Esse minicurso tem como propósito apresentar os principais conceitos de Dados Abertos Conectados e como eles podem ser utilizados para solucionar os problemas do cotidiano. Além disso, serão apresentadas dificuldades enfrentadas para trabalhar com Dados Abertos Conectados no Brasil.

    Armando Barbosa é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas e mestrando em Informática pela mesma Universidade. É CTO da Linked Knowledge - LinKn e atualmente trabalha no desenvolvimento de uma solução que utiliza dados abertos conectados e ontologias para recomendar o melhor lugar para viver. É membro do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (www.nees.com.br). Tem conhecimento na área de ontologias e dados conectados. Natural de Juru-PB.
  • Leonardo Gleison

    Laramara - Assoc. Bras. de Assist. à Pessoa com Def. Visual

    Testando aplicações Web usando tecnologias assistivas

    Quando se fala em testar uma aplicação web utilizando uma tecnologia
    assistiva qualquer, grande parte dos desenvolvedores tem bastante
    dificuldade. A verdade é que muitos não fazem os testes ou utilizam
    seus próprios parâmetros. E para ajudar, os leitores de tela não
    tratam isto de uma forma padronizada, impactando significativamente na
    qualidade da aplicação em relação à acessibilidade.
    Nesta fala, pretendo demonstrar testes simples, utilizando 2 dos
    maiores leitores de tela pontuando as suas diferenças e
    desmistificando a complexidade.

    Leonardo Gleison é técnico em tecnologia assistiva da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, atualmente é pós-graduando em marketing, formado em análise e desenvolvimento de sistemas pela universidade Braz cubas, consultor de acessibilidade web, é membro do grupo de trabalho sobre acessibilidade na web da w3c, tendo participado como jurado em seu prêmio nacional desde a primeira edição.
    Além de suas atividades no laratec (centro de tecnologia assistiva da Laramara), desenvolve um projeto para crianças e jovens com deficiência visual, focado em educação tecnológica, que tem o objetivo de promover o acesso consciente dos recursos de tecnologia, incentivando o uso da rede como forma de comunicação, informação e entretenimento, tentando igualar às oportunidades de acesso a estes recursos com crianças e jovens sem deficiência.