Inovação de gênero na Web e publicações digitais são temas de destaque do 2º dia da #WebBr2016
O 2º dia da Conferência Web do W3C Brasil teve início com a programação intensa das cinco trilhas simultâneas: Millennium Falcon, Enterprise, Sputnik, Apollo e Tardis. Durante a manhã, os participantes da #Webbr2016 puderam conferir palestras amplamente elogiadas como a da Talita Pagani sobre o seu projeto de mestrado GAIA: Guia de Acessibilidade de Interfaces Web focado em aspectos do Autismo. “O importante ao se projetar um site é que ele seja simples, objetivo e previsível, deixando o usuário no controle”, diz a palestrante.
Outra grande atração da manhã foi a apresentação da Developer Advocate no Twitter, Juliana Chahoud, que fez o público interagir com o Twitter utilizando a ferramenta node-red de integração de serviços da Internet das Coisas.
Juliana Chahoud – Usando o Twitter na Internet das Coisas / Crédito: Marco Estrella
Na parte da tarde, palestras como “Desmistificando UX” de Alda Rocha estiveram lotadas, mostrando a importância de UX sendo reconhecida por diversas áreas. Ainda, Sérgio Lopes deu uma aula de Web performance na #Webbr2016, garantindo o público em peso em sua apresentação. “Performance é usabilidade”, diz o palestrante.
Para fechar com chave de ouro essa 8ª edição, a plateia pôde conferir as apresentações “The Web of Gendered Innovations” com a Dra Claudia Melo. “Igualdade de gênero não é um problema das mulheres. Ele é um problema humano. Ele afeta a todos nós”, questiona a pesquisadora.
Por fim, foi a vez de Bert Bos, um dos inventores do CSS, assumir o palco da Conferência. Em sua apresentação, Bert apresentou alguns desafios das tecnologias Web hoje existentes para o avanço de publicações digitais.
Bert Bos, inventor do CSS. Apresentação: Livros Conectados e CSS / Crédito: Marco Estrella
Você ainda pode conferir a cobertura completa em:
https://www.youtube.com/user/NICbrvideos/videos (palestras gravadas da trilha Millennium Falcon)
https://www.facebook.com/W3CWebbr
https://twitter.com/w3cbrasil Hashtag #Webbr2016
https://www.instagram.com/w3cbrasil/