13 e 14 de Outubro

São Paulo - Brasil
Centro de Convenções Rebouças

#Webbr2017 – já estamos te aguardando!

Palestras, paineis, workshops, desconferências, networking, experimentações tecnológicas e muita inspiração: esse foi o saldo positivo da 8ª edição da Conferência Web W3C Brasil. Com o tema “Internet das Coisas na Web” ficou claro que devemos construir a Web juntos para mantê-la interoperável, aberta e acessível a todos.

Abertura da 8ª edição da Conferência Web W3C Brasil com Vagner Diniz, gerente geral do W3C e Dave Raggett, líder do Grupo de trabalho de Web das Coisas do W3C Internacional / Crédito: Marco Estrella

Abertura da 8ª edição da Conferência Web W3C Brasil com Vagner Diniz, gerente geral do W3C e Dave Raggett, líder do Grupo de Trabalho de Web das Coisas do W3C Internacional

Foram 2 dias de palestras, 5 trilhas simultâneas e mais de 70 palestrantes envolvidos discutindo assuntos relacionados à Internet das Coisas na Web e correlatos, como: Privacidade, Protocolos, Design, Acessibilidade, entre outros. O evento contou com mais de 300 participantes vindos de diferentes regiões do Brasil.

O primeiro keynote speaker dessa edição apresentou o trabalho do W3C em expandir a Web de documentos para a Web das Coisas e como o W3C está trabalhando para combater a fragmentação dos padrões. Um ponto de atenção em sua apresentação foi a privacidade dos usuários, um grande desafio para o IoT.

Depois, foi a vez da keynote Glaucimar Aguiar, arquiteta de software da HPE, liderar o palco com a apresentação “Behaviour Driven Development, e eu com isso?”. Em sua apresentação Glaucimar explicou que BDD envolve um novo mindset voltado para valores e comportamento reforçando a colaboração entre os diversos stakeholders (analistas, desenvolvedores, testadores, gerente de projetos, product owner).

Para encerrar o time de keynotes no 1º dia, teve ainda a apresentação de Riichiro Mizoguchi, professor do Research Center for Service Science no Instituto Avançado de Ciências do Japão. Em sua fala, Riichiro mostrou como as tecnologias de criação de sentido (do inglês, sensemaking) são importantes para a Web e como as ontologias auxiliam as pessoas a lidarem com essas tecnologias.

Já no segundo dia, o público pôde conferir as apresentações “The Web of Gendered Innovations” com a Dra Claudia Melo. “Igualdade de gênero não é um problema das mulheres. Ele é um problema humano. Ele afeta a todos nós”, questiona a pesquisadora.

Por fim, foi a vez de Bert Bos, um dos inventores do CSS, assumir o palco da Conferência. Em sua apresentação, Bert apresentou alguns desafios das tecnologias Web hoje existentes para o avanço de publicações digitais.

Ainda, quem não esteve presente pôde acompanhar a Trilha Millennium Falcon online. Além disso, tivemos uma intensa interação no Twitter que levou essa edição ao primeiro lugar dos Trending Topics de São Paulo.

Uma meta nossa é fazer da Web.br um espaço cada mais diverso e plural, com mulheres, negros apresentando o que há de mais novidade e disruptivo sobre a Web. Por isso, não deixe de indicar um palestrante para nós, caso você ache ele incrível.

Se você participou da #webbr2016 não deixe de relembrar os bons momentos da Conferência vendo toda a cobertura nas redes sociais nos links abaixo. E para quem não foi, fica o convite para participar da 9ª Conferência Web W3C Brasil no ano que vem.

https://www.youtube.com/user/NICbrvideos/videos (palestras gravadas da trilha Millennium Falcon)

https://www.facebook.com/W3CWebbr

https://twitter.com/w3cbrasil  Hashtag #Webbr2016

https://www.instagram.com/w3cbrasil/

Muito obrigado a todos. Até a Webbr 2017!

 

 

 

LEIA TAMBÉM

outubro 16, 2016

Inovação de gênero na Web e publicações digitais são temas de destaque do 2º dia da #WebBr2016

outubro 14, 2016

#WebBr2016: rumo à Web das Coisas com a padronização de seus protocolos

inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

Compre seu ingresso!

Somente no local do evento R$ 320,00

seja um patrocinador

Quer ter visibilidade na Web.br 2016?
Conversar com os melhores da Web? Fazer recrutamento de profissionais de alta qualidade? Aproveite essa oportunidade e apoie a Web.br 2016!

Envie um e-mail para webbr (arroba) nic (ponto) br para receber informações sobre cotas e benefícios.

organização

promoção

apoio


Desenvolvido por Marimbondo