Retrospectiva Webbr: motivos de sobra para você ir na maior Conferência sobre Web no Brasil

A Conferência Web W3C Brasil foi criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias e seu impacto na sociedade e na cultura. Anualmente a Conferência reúne pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais e todos aqueles que são apaixonados pela Web e querem compartilhar seu conhecimento e debater sobre o futuro da WWW.

Estamos chegando na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil e temos orgulho de dizer que os principais palestrantes que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já passaram por aqui. Para você conferir isso de perto, preparamos um compilado dos principais destaques que ocorreram nas últimas Conferências. Veja:

2012

Webbr 2012

A cidade de São Paulo foi sede da 4ª Conferência Web W3C Brasil, evento que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2012 no Centro de Convenções Frei Caneca. Além de trazer as principais figuras que fazem a Web o que ela é hoje, a Conferência reuniu as grandes tendências que estão norteando os rumos da Web esse ano. A abertura do evento ficou por conta da palestra do Keynote Luli Radfahrer (professor e Ph.D em comunicação digital pela ECA-USP) que deixou a todos com a cabeça fervilhando de ideias. Sua fala sobre a Open Web Plataform e seu impacto nas pessoas mostrou uma linha do tempo no desenvolvimento das ferramentas 2.0, oferecendo uma visão ampla sobre os pontos altos e aplicações que realmente funcionaram ao longo do tempo.

Também tiveram discussões sobre a importância do HTML5 para o futuro da Web aberta com Edney, Daniel Filho e Edu Agni. Jeanne Holm (evangelizadora do Data.Gov e Arquiteta Chefe de Sistema do Jet Propulsion Laboratory da NASA) trouxe a experiência dos Estados Unidos na abertura de dados e o impacto disso na vida dos cidadãos. Após sua fala, os Decoders (ganhadores do evento realizado pelo W3C em diversas ocasiões) puderam apresentar o estado de suas aplicações e contar um pouco de sua experiência com Dados Abertos, em pequenas palestras de 5 minutos.

A Webbr 2012 não parou por ai, Zeno Rocha apresentou experimentos com realidade aumentada e Fabio Flatschart mostrou o poder do HML5 e o marketing digital. Na sequência, Guga Alves falou sobre SEO e HTML5 e Edney Souza, o @interney, deu uma aula de empreendedorismo na era da Open Web Plataform. Temas como WebTV, mobile first e a importância da semântica no HTML5 também foram destaques da Conferência.

No último dia, a Webbr 2012 ficou por conta do Momento Braziljs, comandado pelos membros da comunidade Zeno Rocha, Bernard de Luna, Felipe Moura e Jaydson Gomes. Suas apresentações mostraram que a Web vai muito além da tela do computador e que dados abertos podem gerar resultados divertidos para um aprendizado lúdico.

2011

Webbr-2011

A 3ª Conferência Web W3C Brasil ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2011 no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro. Profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estiveram reunidos para discutirem o tema principal do evento “Plataforma Open Web. Uma Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável”.

Cumprindo extensa programação, diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentaram sobre os mais variados temas, desde as últimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os destaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C, como HTML5, CSS3, SVG, vídeo na Web, internacionalização, fontes na Web, entre outros. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Também foram destaques Guillermo Movia, representante da Mozilla Foundation [Mozilla Rep] para América Latina, responsável pela sessão de notícias Mozilla Hispano e tradutor do navegador Firefox; Hartmut Glaser, diretor executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br e Demi Getschko, um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP no Brasil, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 1995.

2010

Webbr-2010

A 2ª Conferência Web W3C Brasil ocorreu em Belo Horizonte, nos dias 05 e 06 de outubro no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, paralelamente ao Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Palestrantes de peso estiveram presentes e puderam prestigiar a plateia com discussões importantes sobre interoperabilidade, dados abertos, história e evolução do HTML/CSS e visualização de dados.

Como palestras de destaque tivemos Fernanda B. Viegas, considerada uma das mulheres mais influentes do mundo da tecnologia pela revista FastCompany, que apresentou informações sobre visualização de dados utilizando como principal ferramenta o Many Eyes , o site é uma experiência colaborativa que analisa os impactos das técnicas de divulgação de informações sobre o debate público.

Outro keynote foi o prof. Noshir Contractor, diretor do grupo de pesquisas em Ciência das Redes em Comunidades (SONIC) na Universidade Northwestern, EUA, que apontou os resultados de estudos feitos pela sua Instituição a respeito do comportamento dos usuários e organização das redes sociais. Também tivemos Demi Getschko, considerado um dos pais da Internet brasileira por ter sido um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP e ter registrado o ponto br (.br), abordou sobre como a rede mundial de computadores vem evoluindo ao longo das últimas décadas e como ele concebe o futuro da Internet em aspectos de segurança, compartilhamento, privacidade.

Já a palestra de Paul Cotton, , líder do Working Group de HTML do W3C e Gerente do Partner Group, mostrou algumas propriedades do HTML5 e CSS3 na prática, além de abordar a história e evolução do HTML e CSS. Finalmente, Sérgio Amadeu, professor da UFABC, ativista do software livre e representante da sociedade civil no CGI.br, apresentou projetos de lei e batalhas judiciais em diversos países contra a colaboração na web.

2009

Webbr-2009

 

A 1ª Conferência Web W3C Brasil aconteceu em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro, no Blue Tree Towers Morumbi. O Evento possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à Web, dentre eles acessibilidade e usabilidade, Web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais, entre outros.

A audiência não se limitou apenas ao público presente, que atingiu mais de 300 pessoas nos dois dias. No Twitter, a Conferência Web W3C Brasil foi o segundo assunto mais popular da terça-feira, 24 de novembro. Já a transmissão online pela IPTV da Cultura contou com quase 2.500 visualizações somente no primeiro dia.

A Conferência ofereceu aos participantes tutoriais e apresentações de trabalhos aprovados por um Comitê de Programa com integrantes oriundos da Puc-Rio, UFMG, UNB, USP, dentre outras organizações. Anne van Kesteren, do Grupo de Trabalho HTML5 do W3C e Patrick Sinclair, foi pesquisador sobre o uso de Web semântica em conteúdos de Patrimônio Cultural na Universidade de Southampton, no Reino Unido, debateram as novidades planejadas no novo padrão HTML5 e o uso de recursos com Web Semântica para publicação de conteúdos em grandes sites. Painel com agências digitais reuniu interessados no debate da produção de mídia para a Web de acordo com os novos padrões apresentados na Conferência.

Outro destaque foi a apresentação sobre a Web como fenômeno social e objeto de estudo, que contou com a presença de Wagner Meira, do INWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Simone Barbosa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web, Sergio Amadeu, professor da UFABC, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio.

A transparência de dados por parte do governo também foi um dos temas do evento. No painel “Que dados e como disponibilizá-los”, personalidades do governo comentaram sobre as iniciativas para facilitar o acesso da população a dados governamentais públicos ou de políticas públicas e que possam ser livremente reutilizados pela sociedade.

Um verdadeiro túnel do tempo não? Ficou com vontade de ir na maior Conferência de Web no Brasil e fazer parte dessa história? Então não deixe de conferir a nossa programação e garantir já o seu ingresso! :)

conferenciaweb

2 comentários