Desenvolva jogos em HTML5 com as dicas de Talita Pagani

O HTML5 e as tecnologias adjacentes da Open Web Platform trouxeram avanços não apenas para o desenvolvimento de aplicações web, mas também para o desenvolvimento de jogos digitais. Com isso, há uma nova geração de jogos que podem ser oferecidos de forma ubíqua e independente de plataforma.

Na Webbr 2013 teremos a palestra de Talita Pagani, mestranda em Ciência da Computação e integrante do Grupo de Especialistas em Acessibilidade do W3C Brasil. Em sua palestra será abordado como o HTML5 pode ser utilizado para o desenvolvimento de jogos, apresentação de frameworks de desenvolvimento, comparação com as tecnologias tradicionais, códigos e aplicações de exemplo. Se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir a palestra dela na Conferência, mas desde já deixamos uma amostra do que você poderá ver com essa entrevista.

entrevista-talita_

1)Quais foram os principais avanços que a Open Web Platform trouxe para o desenvolvimento de jogos digitais?

Sem dúvida um dos grandes avanços é a possibilidade de desenvolver jogos com tecnologias abertas e que possam ser executados em diferentes dispositivos, bastando ter um navegador e acesso à internet. Com as novas especificações do W3C, um importante avanço é a independência de uso de tecnologias de terceiros (third-party plugins). A possibilidade de desenvolver jogos mais acessíveis é uma outra grande vantagem ao utilizar as tecnologias da Open Web Platform.

2)Quais são as principais bibliotecas e ferramentas que você recomenda para quem está iniciando o desenvolvimento de jogos com HTML5?

Das bibliotecas de código-aberto que já testei, o CraftyJS é uma das mais fáceis e mais flexíveis de serem utilizadas. Inclusive, o jogo desenvolvido para promover a 22ª Conferência da Web, a WWW 2013, no Rio de Janeiro, foi feito em parte com o CraftyJS. O mais interessante é que essa biblioteca pode renderizar o código do jogo como Canvas 2D, como DOM ou híbrido (o que pode ser interessante para questões de acessibilidade). A biblioteca (ou engine) mais utilizada é a ImpactJS, porém o seu uso é pago. Recomendo também o uso do PhoneGap para quem deseja gerar uma aplicação nativa de sua aplicação em HTML para diferentes dispositivos móveis. Para quem quer trabalhar com WebGL, o Three.js é uma das bibliotecas mais indicadas.

3)O que a tecnologia WebGL tem de diferente que a faça ter mais chances de sucesso do que o Virtual Reality Modelling Language (VRML)?

Uma diferença fundamental é que o WebGL não necessita de instalação de plugins, sendo executado diretamente no navegador, desde que o mesmo possua suporte à tecnologia, isto facilita, inclusive, a sua execução em dispositivos móveis. Embora ainda esteja em desenvolvimento, a especificação já possui um bom suporte por navegadores como o Chrome, Firefox e Opera.

4)Comente as principais vantagens oferecidas pelo HTML5 e pela nova geração de aplicações web aos desenvolvedores de jogos.

As principais vantagens que eu vejo são:

- a possibilidade de poder ter o seu jogo ou aplicação executando em diferentes plataformas e dispositivos (porém, dependem do suporte do navegador);

- a manutenção certamente ficará mais produtiva: uma vez que não é preciso desenvolver diferentes versões do jogo para diferentes plataformas, uma correção de falha ou adição de funcionalidade será feita em uma única aplicação;

- para quem já é desenvolvedor web, não precisará aprender novas linguagens, mas se aprofundar nas tecnologias que já utiliza (a tríade HTML+CSS+JS).

5)Você poderia indicar tutoriais interessantes para quem está iniciando o desenvolvimento de jogos em HTML5 independente do navegador e do dispositivo utilizado?

Recomendo fortemente a começar pela compreensão do Canvas e de suas possibilidades antes de iniciar o desenvolvimento com algum framework. Este tutorial da Mozilla Developer Network (http://mzl.la/12K3k4Q) oferece os primeiros passos e uma listagem de artigos interessantes para iniciar o desenvolvimento com o Canvas. Este outro tutorial do site HTML5 Canvas Tutorial (http://bit.ly/h9LJzQ) oferece vários manuais e exemplos.

6)Você poderia citar exemplos de jogos interessantes que foram feitos usando HTML5?

Um dos exemplos mais notáveis é a versão HTML5 do Angry Birds. Outros exemplos muito interessantes são o jogo Canvas Defense, Bejeweled, Z-Type e o TankWorld, este último desenvolvido com WebGL.

conferenciaweb

Um comentário

  • Saulo JS Vieira says:

    Perguntas certas e reposta pontuais, são as que ajudam não só iniciantes como profissionais a decidir qual caminho é melhor e qual as vantagens dessa nova tecnologia. Agradeço tanto ao entrevistador da W3C como também a entrevistada Talita Pagani.