Fotos da Conferência no Flickr
Transmissão do evento / streamming
A transmissão do evento está disponível em dois idiomas: Português e Inglês.
The streamming is avaliable in two languages: Portuguese and English.
Mais sobre o Decoders da Conferência!
Um pouco mais de informação pra quem vai participar do Decoders, o hackfest da Conferência Web do W3C, neste sábado, dia 20.
Pra quem tem dúvidas, esse vai ser um evento para iniciantes e iniciados. Não importa se você é jornalista, designer, desenvolvedor, sysadmin, ou jardineiro. O importante é ter boa vontade e um notebook para hackear durante a tarde sobre o tema “Dados Abertos”.
Pra garantir que ninguém fique de fora da brincadeira, o pessoal do Perl Mongers, organizadores do Yapc, vai disponibilizar uma máquina virtual pré-configurada para que ninguém perca tempo tendo que instalar ferramentas ou aplicações.
Alguns palestrantes com sangue nos olhos vão dar uma mão como Mentors do times. É mais uma oportunidade pra aprender e trocar idéias com esses feras dentro da Conferência. Vão estar por lá o Zeno Rocha, Felipe Moura, Jaydson Gomes, Bernard de Luna e Eduardo Agni, além do pessoal do W3C Brasil, da comunidade Perl Mongers e é claro, o pessoal do HacksHackers.
Para os times que não querem começar do zero, aí vai uma lista de aplicativos (os repositórios), desenvolvidos durante hackatons de Dados Abertos, que podem ser um bom começo. A maior parte da galera que desenvolveu essas belezuras vai estar por lá, então, uma idéia é formar times com eles ou partir de forks dos repositórios.
Conheça seu Vereador
Spitfire
Wouseija
Eu Fiscalizo
CMSPWiki
Radar Parlamentar
Onde Acontece
SVG Task Map
Mapa dos escritórios do W3C
Retrato da Violência
GastosRS
Se você tem alguma aplicação aberta e quer desenvolver ela melhor, traga-a para o Decoders e forme seu time, há muitos interessados em botar a mão na massa.
Também podemos sugerir algumas ferramentas bem bacanas que podem ajudar… Como estas:
Para gráficos: RGraph: é uma biblioteca de gráficos Javascript, que utiliza HTML5 canvas tag para representar vários tipos diferentes de gráficos. Tem também a AmCharts
Para mapas: Tile5 é uma biblioteca javascript que ajuda a fazer mapas com interações ricas usando HTML5.
Pra quem quiser se inspirar, nesse site existem alguns exemplos de infografia/visualização de dados com HTML5 muito bons.
Se você ainda não se registrou, faça isso no MeetUp do Evento!
Depois disso tudo, vamos confraternizar no bar Tubaína a partir das 18:30. O bar fica na Rua Haddock Lobo, 74, bem pertinho do Centro de Convenções Frei Caneca a 3 minutos a pé!
Vamos?
Informações importantes sobre inscrições
Participantes que efetuaram suas inscrições por boleto bancário a partir de hoje devem trazer o comprovante de pagamento para seu credenciamento, devido ao tempo de processamento dos pagamentos pelos bancos.
As inscrições antecipadas estarão abertas ATÉ O DIA 17 DE OUTUBRO ÁS 13:00. Após esse período os participantes poderão se inscrever somente no dia 18 (primeiro dia da conferência), no local do evento até as 17:00.
A verdadeira semântica do HTML5
Você sabe realmente qual a importância da semântica no HTML5? Porque o W3C criou tantos novos elementos se o desenvolvedor web sempre trabalhou com DIVs? A resposta é simples: Significado. A semântica traz muito mais relevância ao seu código do que um simples container de dados. Semântica é o nome do jogo. Com as novas tags do HTML5, externamos a semântica para a estrutura da página e não apenas para seu conteúdo. Juntando as novas tags com tecnologias como Microdatas, elevamos a semântica para um novo estágio. A informação ficará realmente acessível e com significado.
É isso que Diego Eis, criador do Tableless, portal sobre boas práticas de desenvolvimento web front-end e outros assuntos relacionados vai falar em sua palestra. Diego tem 11 anos de experiência em desenvolvimento para web e hoje é Coordenador do Time de Front-end na Locaweb e tem uma startup onde mantém um serviço de Fluxo de Caixa Online.
Decoders + HacksHackers + Yapc: alguém imagina no que vai dar?
O Decoders do W3C vai ser realizado novamente durante a Conferência Web.br. Mas dessa vez teremos grandes reforços: o HackDay do HacksHackers SãoPaulo e o YAPC::Brasil 2012 — A revolução dos dados, Conferência da turma do São Paulo Perl Mongers vai acontecer junto com o desafio do W3C. Essa grande tarde de hacking vai rolar no sábado, dia 20, a partir das 14 horas e vai terminar com um encontro de confraternização em um bar da região.
A idéia é centrar os esforços dos Decoders sobre bases de dados já existentes, como por exemplo as que estão cadastradas no Portal de dados do Governo Federal para gerar informação, juntando a galera do Jornalismo de Dados com o pessoal da visualização e os hackers do código.
Vamos formar times multidisciplinares de hackers, designers e jornalistas, aproveitando a presença de todas as tribos nessa colisão de temas que vai ser nossa Conferência, para premiar o melhor aplicativo.
Para participar, confirme sua presença no MeetUp e comece a trocar idéias!
Entre 14h e 14h30 haverá espaço para a apresentação de palestras relâmpagos (5 min). É uma ótima oportunidade para se aquecer para o encontro!
Inscreva-se, participe!
O “Mobile First” bate à sua porta. Aproveite!
Em 2002 desenvolvíamos websites e aplicações com orientação para a resolução de tela adequada. Com o passar dos anos esse cenário mudou devido a quantidade de dispositivos que acessam uma página web. Mas será que a mesma página web que funciona perfeitamente no seu computador de mesa ou notebook funciona bem em um dispositivo móvel? Partindo desse princípio surgiu o conceito do “Mobile first”, para desenvolver uma página considerando a versão móvel em primeiro lugar e a partir dela desenvolver para os demais dispositivos.
Esse é o tema da palestra de Horácio Soares, que tem experiência de 14 anos o desenvolvimento de soluções Web e é especialista em acessibilidade, experiência do usuário e usabilidade. Horácio também é fundador e consultor da Acesso Digital e da Internativa. Em sua palestra Horácio vai explicar o que é o Mobile First e como esse método pode melhorar a qualidade dos sites/sistemas Web, tanto em Mobile quanto em Desktop e quais são os desafios e restrições do desenvolvimento de soluções Mobile e por que elas são ótimas para o seu negócio.
O estado da arte da Web TV
A Web rompeu a barreira dos dispositivos. A página web que antes era acessada somente por um computador conectado a uma rede cabeada hoje transita por smartfones, tablets e até mesmo televisores. Em uma época onde o consumo de informação pode ser feito por um aparelho de TV conectado a rede, é necessário que sejam discutidos e apresentados seus avanços em relação a adoção de padrões.
É isso que Thiago Prado de Campos, Analista de TI, coordenador e professor na UTFPR, fundador e sócio da Agência Digital ICOMP vai apresentar na conferência Web W3C Brasil 2012. Um resumo dos esforços realizados pelo W3C para definição de padrões web para televisores inteligentes. Serão apresentados os principais desafios e oportunidades trazidas pela convergência Web e TV que estão sendo discutidas no grupo de interesse do consórcio. Para demonstrar alguns aspectos, será exibido um comparativo dos recursos de HTML5 e APIs específicas suportados pelos televisores atuais e respectivos desempenhos.
Oficina de desenvolvimento com o Sobrinho Webdesigner
Ele é mestre no FrontPage, desenvolve sites em tabelas como ninguém e cobra baratinho pelos seus serviços (em média R$ 200,00 e um Big Mac por site). Muitos já devem ter passado pela experiência de concorrer com alguém que vende seu trabalho sem profissionalismo e desvaloriza o mercado. Esse profissional existe e é conhecido na área como o "Sobrinho Web Designer".
Na manhã de sábado na Conferência Web W3C Brasil 2012, o criador do perfil no twitter Sobrinho Webdesigner (@sobrinhoweb) vai falar de forma divertida o que NÃO deve ser feito no desenvolvimento web profissional. Você também vai conhecer a pessoa que escreve os divertidos tweets do sobrinho durante a conferência.