Como lidar com licenciamento de software?

Estamos habituados à comprar e instalar softwares em nossos dispositivos sem ler o conteúdo apresentado durante o processo de instalação. Basicamente, a maioria de nós só clicamos no botão “Next” e avançamos automaticamente etapas sem prestarmos atenção nas mensagens apresentadas durante esse processo.

Entretanto, aquelas letras miúdas de um tal “Termos de Uso” escondem um contrato que diz o que você pode ou não pode fazer com aquele programa caso continue a instalação.

As licenças de Software indicam o que o usuário pode e não pode fazer em relação à utilização do programa. Cópias, empréstimos, modificações e compartilhamentos não são permitidos para Softwares Comerciais, ao contrário do Software Livre que possui como diferencial essas mesmas características.

Muitos pensam que, ao utilizar as licenças de software livre, eles estarão perdendo dinheiro ou abdicando da autoria de seus códigos, mas não é bem assim.

Thadeu Cascardo, que acompanhou de perto o desenvolvimento do Git e falou dessa ferramenta na Conferência Web.br de 2013, vai falar esse ano sobre licenciamento de software. Thadeu, mostrará como desenvolvedores podem utilizar as licenças de software livre em seus aplicativos online e quais as vantagens de se fazer isso.

Cascardo é bacharel em Ciência da Computação pela UFMG e está envolvido com software livre desde 1997, já tendo contribuído para vários projetos, incluindo o kernel Linux. Atualmente trabalha no Linux Technology Center da IBM com drivers de dispositivos para Linux rodando em sistemas Power e escreve no blog Bug Hunter.

thadeu-cascardo