Declare seu amor pela web

Maujor declarando seu amor pela web
Maujor
Demi Getschko declarando seu amor pela web
Demi Getschko
Bernard De Luna declarando seu amor pela web
Bernard De Luna
Bel Pesce declarando seu amor pela web
Bel Pesce
Daniel Filho declarando seu amor pela web
Daniel Filho
Martha Gabriel declarando seu amor pela web
Martha Gabriel
Edney Souza declarando seu amor pela web
Edney Souza
Reinaldo Feraz declarando seu amor pela web
Reinaldo Ferraz
Zeno Rocha declarando seu amor pela web
Zeno Rocha

Faça como o Maujor, Bernard De Luna, Bel Pesce e o pai da Internet no Brasil Demi Getschko: Abra seu coração e declare ao mundo seu amor pela Web!

saiba como se declarar! confira quem já se declarou

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado. E não se esqueçam, participantes de eventos parceiros ganham 25% de desconto. Aproveite!

inscrições encerradas! ingressos no local: R$ 260,00

palestrantes

programação

25 de setembro
trilha Implementa trilha Desenvolve trilha Conecta trilha Workshops
Credenciamento 08:00 - 09:00
Abertura 09:00 - 09:30
Keynote Speaker - Doug Schepers
The power of SVG and the Open Web

Doug will explore what you can do with Scalable Vector Graphics (SVG), from responsive icons to data visualization to interactive applications. He will describe how you can build your SVG skills, and how you can contribute back to the community with the Web Platform Docs documentation site, and how you can help shape the future of Open Web standards like SVG at W3C.

09:30 - 10:45
Coffee Break 10:45 - 11:15
Antônio Moreiras, Thiago Rondon , Yasodara Cordova e Marcelo Pimenta
Internet e Web das Coisas

Debate sobre as possibilidades, desafios e oportunidades da Internet das coisas e como a Web tem um papel fundamental no crescimento dos dispositivos conectados.

11:15 - 12:30
Almoço 12:30 - 14:00
André Garzia
Web Components, Unicórnios e o futuro da web

Nessa palestra vamos conhecer mais sobre web components e como eles prometem revolucionar o desenvolvimento de web apps. Vamos ver como o novo paradigma se contrapõe ao atual e investigar uma app simples construída com as novas técnicas.

14:00 - 14:45
Thiago Rondon
Promovendo Accountability

Apresentação da metodologia de teoria de mudança, utilizada por diversos atores que tem o objetivo de promover ações sociais para fiscalização e construção de projetos de impacto, e como a tecnologia e a web podem ser grandes aliados nessas transformações.

14:45 - 15:30
Daniel Filho e Zeno Rocha
ZOFE ao vivo

Gravação do episódio especial de um dos maiores podcasts sobre desenvolvimento web do Brasil. No comando do ZOFE, Daniel Filho e Zeno Rocha farão um episódio sobre os 25 anos da Web ao vivo durante a Webbr2014

14:00 - 14:45
Almir Filho
Padrões Throttle e Debounce em Web Apps

Uma breve apresentação sobre Throttle e Debounce Patterns. Onde e quando usa-los? Eles resolver alguns problemas que podem prejudicar o desempenho de uma aplicação web inteira devido ao mau uso de eventos do usuário.

14:45 - 15:30
Luiz Henrique Volso e Cesar Cusin
Sistema acessível para visualização intuitiva de dados abertos do ministério da justiça do Brasil

Esse trabalho mostra um panorama geral do que tem sido realizado pelos órgãos públicos brasileiros para fomentar a disseminação da cultura de dados abertos governamentais. A ferramenta de que se trata esse trabalho foi concebida exatamente para contribuir com esse ideal levando o conhecimento para o maior número de pessoas possível. A aplicação foi inscrita no 1o Concurso de Dados Abertos do Ministério da Justiça, conquistando o segundo lugar na classificação final.

14:00 - 14:45
Emerson Luiz, Juliana Fernandes and Tasso Evangelista
Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos

A publicação digital de dados abertos está em expansão na web. De outro lado, atlas temáticos – aqui no sentido além de apenas atlas geográfico – são mais antigos até que a própria internet e, no formato impresso, apresentavam uma coleções de dados de forma amigável. Este artigo aborda considerações técnicas ao mesclar estes dois mundos: alerta para múltiplos problemas graves de acessibilidade, interoperabilidade e até mesmo funcionalidade nas implementações atuais, e com implementação de estudo de caso real, aponta soluções.

14:45 - 15:30
Workshop Angular JS Demian Borba e Ciro Nunes 14:00 - 15:30

Coffee Break

15:30 - 16:00
Internet e Web das coisas dentro de casa e na minha cidade Marcelus Guirardello 16:00 - 16:45
Demian Borba
Criando interfaces inovadoras com Design Thinking

Vamos conhecer todas as fases do Design Thinking, desde a fase da empatia até prototipação e testes, com cases reais, detalhes de como se preparar, executar, errar e aprender, resultando na verdadeira inovação. Iremos lidar de assuntos como mindset, confiança criativa e faces da inovação. Nos vemos no Webbr! Vamos inovar?

16:45 - 17:30
Diego Eis e João Batista Neto
Passado, presente e futuro do desenvolvimento Web

Debate com os fundadores de dois websites que ajudaram a escrever a história da Web no Brasil. Diego Eis, do Tableless e João Batista Neto vão falar um pouco sobre como acompanharam a evolução do desenvolvimento Web e o que esperam para os próximos 25 anos da Web.

17:30 - 18:15
Cesar Ralf Franz Hoppen
Mergulhando de cabeça no git: uma visão aprofundada e hands on

Git já é a ferramenta mais utilizada para controle de código no mundo, mas podemos dizer que realmente sabemos utilizá-la? Sabemos o que fazer quando realizamos uma burrada? Como melhorar nossa produtividade usando-o? Nesse hands-on iremos aprender um pouco mais sobre o git e porque nós devemos usar ele até para os trabalhos mais simples que fazemos.

16:00 - 16:45
Eduardo Shiota
Internacionalização na Booking: 2200+ maneiras de ver um mesmo website

Hoje em dia não é difícil colocar um website simples no ar. Mas a medida que um produto torna-se global, é necessário pensar em moedas, línguas e culturas totalmente diferentes. Será que uma escolha de design funciona tanto para os brasileiros quanto para os japoneses? E aquela coluna de 200px, vai ser larga o suficiente para textos em grego? O botão que mostra 94 EUR funciona para 1.500.000 IDR (rúpias indonésias)? O layout funciona para a língua àrabe, lida da direita para a esquerda? Nesta palestra, vamos ver os desafios de design e de front-end ao fazer um site usado no mundo todo, em 41 línguas e 54 moedas diferentes.

16:45 - 17:30
Caio Godim
A/B Testing: "em Deus acreditamos, todos os outros precisam de dados"

Quantas vezes você entrou em longas discussões pra decidir se um botão deveria ser azul ou vermelho? Ou teve que implementar algo porque um expert — ou seu chefe — falou que "isso com certeza vai revolucionar o site"? E quantas vezes essas hipóteses deram certo, ou ao menos puderam ser comprovadas com dados? A verdade é que, na maior parte das vezes, não sabemos se uma feature será positiva ou não, pois não conseguimos medir o impacto da alteração. No fim, em quem devemos confiar? Nesta palestra, vamos ver como testes A/B e dados podem mostrar, de uma vez por todas, o impacto de cada mudança no site e, assim, tomarmos decisões baseadas em dados, e não na opinião de quem tem o maior salário.

17:30 - 18:15
Ig Ibert Bittencourt e Seiji Isotani
Construindo aplicações semânticas com desenvolvimento ágil - Plataforma JOINT

Iremos apresentar uma plataforma (chamada de JOINT - Java Ontology Integrated Toolkit) para o desenvolvimento de aplicações semânticas, com vistas a cobrir todas as etapas do desenvolvimento de aplicações, provendo assim um ambiente de desenvolvimento ágil e eficiente.

16:00 - 16:45
Carlos Laufer
SHDM

A apresentação tratará de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Web da PUC-Rio (Tecweb), relacionados ao desenvolvimento de aplicações dirigidas por modelos. São apresentados os conceitos básicos do Semantic Hypermedia Design Method (SHDM) e do Synth. O SHDM é um método de desenvolvimento para o projeto de aplicações Web, com uma abordagem baseada em modelos. O Synth é um ambiente de desenvolvimento que dá suporte à construção de aplicações segundo o SHDM, com uma arquitetura de implementação aderente à proposta do framework Cameleon. Será apresentada, também, uma proposta para a modelagem e a geração de interfaces dirigidas por regras, implementada no ambiente Synth.

16:45 - 17:30
Bernadette Farias Lóscio e Ana Carolina Salgado
Usando um framework baseado em serviços para integração de dados abertos e interligados

Nesta apresentação, serão discutidos aspectos relacionados à integração de dados abertos e será apresentado um framework, baseado em serviços, que tem como objetivo facilitar a realização das tarefas de integração.

17:30 - 18:15
Luis Leão e Thuany Serpa
Workshop Design Web - Experiencia Mobile

No workshop vamos explorar exemplos de boas práticas para dispositivos móveis e como adaptar sua Web App para os ambientes portáteis. O objetivo principal do treinamento é mostrar os princípios básicos e esclarecer duvidas de usabilidade e prototipagem de layout, visando a boa aplicação da interface.

16:00 - 18:15
26 de setembro
trilha Implementa trilha Desenvolve trilha Conecta trilha Workshops
Credenciamento 08:00 - 09:00
Bruno Tavares
The Javascript Toolkit 2.0

Desenvolver para web hoje é uma loucura. Simplesmente existem muitas tecnologias e ferramentas disponíveis. E cada dia surgem novas coisas! O objetivo desta palestra é classificar as várias áreas do desenvolvimento front-end, tratar das necessidades específicas de cada uma delas, sugerindo tecnologias que tem sido criadas para atender estas necessidades. Vamos falar de Yeoman, Grunt, Angular, Require, testes e muito mais!" Esta foi a descrição da primeira edição deste toolkit. Depois das primeiras apresentações, temos pegado feedbacks de colegas em todo mundo, e estamos lançando a versão 2.0, com vários insights e discussão de tendências.

9:00 - 9:45
Aline Manera
Kimchi

Kimchi é uma ferramenta de código aberto para gerência de máquinas virtuais KVM baseada em HTML5. Hospedado no github (http://kimchi-project.github.io/kimchi/), o Kimchi tem como principal objetivo tornar mais fácil o gerenciamento de máquinas virtuais KVM para qualquer pessoa, familiarizada ou não com virtualização.

9:45 - 10:30
Maira Bello
Tracking.JS

O tracking.js é uma nova biblioteca open source que traz o mundo da visão computacional para a web. Nesta palestra serão apresentados os recursos que esta ferramenta proporciona aos desenvolvedores, permitindo a criação de aplicações poderosas de forma bastante fácil e intuitiva.

9:00 - 9:45
Lucimara Desiderá
Mitigando os riscos de segurança em aplicações web

O objetivo da palestra é motivar mostrando alguns números e os ataques mais frequentes a aplicações web e sistemas CMS e listar as boas práticas mínimas que devem ser implementadas por quem faz o deployment e por quem desenvolve software que vai ser utilizado por terceiros.

09:45 - 10:30
Giancarlo Guizzard
Organizando dados na Web com ontologias bem fundamentadas

A apresentação discute as recentes pesquisas realizadas no grupo NEMO (Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias) no desenvolvimento de teorias e ferramentas conceituais, metodológicas e computacionais para a disciplina de Engenharia de Ontologias.

9:00 - 9:45
Caio Lucena and Antonio Zagato
InfoPatrimônio: Georreferenciamento de Bens Tombados de São Paulo

O trabalho tem origem no desejo de ampliar o conhecimento a respeito do patrimônio cultural brasileiro – com foco inicial no Estado de São Paulo – de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas que fomentem sua preservação.Com o uso de tecnologias e dados abertos disponíveis para a sociedade pelo Poder Público.

9:45 - 10:30
Almir Filho e Davidson Felipe
Por que automatizar?

Ser desenvolvedor front-end tem se tornado cada vez mais uma tarefa que requer diversas habilidades e cheia de responsabilidades. De acordo com os novos desafios, técnicas e práticas que surgem dia após dia, como sobreviver em meio a esse caos de aprendizado crescente? Como organizá-lo e aprender a tirar vantagem de modo eficiente das habilidades e responsabilidades que cabem ao desenvolvimento front-end? Neste workshop serão abordados os conceitos e a importância da automatização de tarefas usando o task runner mais famoso e utilizado no mundo do front-end, o Grunt.js. Como instalar, configurar, usar e integrar às suas ferramentas de build já existentes. Também serão abordadas as tarefas mais comuns e seus respectivos plugins. Pré-requisitos de conhecimento: JavaScript nível básico; linha de comando nível básico. Pré-requisitos de sistema: Ter Node.js e NPM instalados. Se for usuário Windows, também é necessário ter um programa de terminal instalado, como o PuTTY.

09:00 - 10:30
Coffee Break 10:30 - 11:00
As oportunidades e desafios da convergência entre os mundos web e mobile Igor Taquehara 11:00 - 11:45
La realidad del emprendimiento en Chile Tadashi Takaoka 11:45 - 12:30
Hanneli Tavante
Bootstrap - Amor e ódio

O Bootstrap se tornou bastante popular nos últimos tempos, sendo aderido em diversos projetos. Apesar de possuir muitos adoradores, o framework possui alguns pontos que deixam a desejar, dando espaço para Foundation e Neat.

11:00 - 11:45
Autores da coletânea Front End
Debate sobre desenvolvimento Front End no Brasil e no mundo

Uma conversa informal com alguns dos autores do livro Coletânea Front-end: uma antologia da comunidade front-end brasileira. Almir Filho, Caio Gondim, Deivid Marques, Diego Eis, Eduardo Shiota, Giovanni Keppelen, Luiz Real e Reinaldo Ferraz debaterão o desenvolvimento front end no Brasil sob a ótica de seus artigos publicados no livro.

11:45 - 12:30
Boas Práticas em Sistemas Web - muito além do HTML Adriano Machado Pereira 11:00 - 11:45
Raphael Donaire Albino
CETIC.br

O portal de dados CETIC.br é uma ferramenta de visualização que compartilha dados referente a indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, em particular o acesso e o uso de computador, Internet e dispositivos móveis.

11:45 - 12:30
Thadeu Cascardo
Workshop Licenciamento

Direito autoral? Patentes? Copyleft? Como código se insere no mundo legal, e como isso afeta os usuários do seu código. O que é software livre, e razões para não ignorar a licença do código que você escreve e daquele que você utiliza em seu produto são temas da palestra "Como licenciar software para a Web: Sê livre!". Também serão discutidas as mudanças no cenário do software livre e licenças diante das mudanças ocorridas na última década.

11:00 - 12:30
Almoço 12:30 - 14:00
Keynote Speaker - François Daoust
When the TV meets the Web: the tale of a wished for convergence

O crescimento de dispositivos conectados habilitados para reproduzir vídeos, a explosão das redes sociais na Web, bem como a possibilidade de - finalmente! - considerar vídeos como cidadãos de primeira classe na Web graças ao elemento video do HTML5, fornece um incentivo e uma pilha valiosa de tecnologias para a indústria da televisão mudar progressivamente para IP e voltar seus olhos para a web. A convergência da Web e TV assume diferentes formas e nomes, dependendo da região: HbbTV na Europa, Ginga-NCL no Brasil, Hybridcast no Japão, etc. A partir de uma perspectiva da Web, o Interest Group de Web e TV do W3C vem trabalhando com desenvolvedores de browsers e outros colaboradores sobre a especificação e implementação de APIs que são particularmente relevantes para a TV ao longo dos últimos anos.

14:00 - 15:00
Keynote Speaker - Fabio Akita
Restrições = Inovação

O mundo das tech startups continua em crescimento. Diversas novas idéias, aceleradoras, Lean isso, Design Thinking aquilo. Não há limites para a quantidade de informações e receitas mágicas aparecendo o tempo todo. Como acompanhar? Nesses casos o importante é voltar aos princípios. Uma startup é uma empresa em formação, ela enfrenta limitações, restrições, e mesmo assim sua visão é alcançar disrupções, revoluções, e novos recordes nunca alcançados antes. Como fazer isso? Nesta palestra vamos explorar alguns conceitos simples que muitos provavelmente estão ignorando, e que pode mudar sua visão de como montar uma startup.

15:00 - 16:00

Coffee Break

16:00 - 16:30
Web Got's Tallent 16:30 - 18:30
*Poderá sofrer mudanças sem aviso prévio

minha agenda

  • implementa
  • desenvolve
  • conecta
  • workshops

quinta, 25 de setembro

sexta, 26 de setembro


     
logo web's got talents

web’s got talent

Conheça os finalistas do Web's Got Talent 2014 que apresentarão seus trabalhos na Webbr2014:

A escolha dos vencedores e a cerimônia de premiação acontecerá no último dia da conferência.

Liderado por Edney Souza, autor de um dos Blogs mais populares do Brasil, o Web's Got Talent conta com jurados extremamente experientes no mercado digital.

saiba mais sobre o prêmio
 Logo casos de uso

chamada de trabalhos

Conheça os trabalhos, casos de uso e tutoriais selecionados para a Conferência Web W3C 2014:

  • - InfoPatrimônio: Georreferenciamento de Bens Tombados de São Paulo - Caio Lucena and Antonio Zagato
  • - Sistema acessível para visualização intuitiva de dados abertos do ministério da justiça do Brasil - Luiz Henrique Volso e Cesar Cusin
  • - Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos - Emerson Rocha Luiz, Juliana Fernandes and Tasso Evangelista.

sobre a conferência

O W3C é a instituição responsável pelo desenvolvimento de padrões e tecnologias Web no mundo inteiro. Garantir o progresso da Web de maneira contínua, organizada e estruturada é o nosso principal objetivo.

Por iniciativa do W3C Brasil e do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2008 nasceu a Conferência Web W3C Brasil, um dos eventos mais importantes e consagrados sobre a evolução e inovação na Web. A Web.br, como ficou conhecida, apresenta tendências e debate temas que imputam a sociedade e contribuem para o constante desenvolvimento da Web.

O evento reúne e fortalece a comunidade brasileira em torno do uso e desenvolvimento de tecnologias para:

  • apontar os caminhos e o futuro da Web, delineando suas áreas mais relevantes;
  • discutir como torná-la universal dentro dos princípios do W3C: Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e em qualquer língua, segura e confiável!
  • mostrar a importância do lado produtor de tecnologias Web;
  • aumentar o conhecimento sobre o benefício do uso dos padrões web.

Este ano, comemora-se duas datas muito especiais: os 25 anos da Web e 20 anos do W3C.

Uma série de ações em escala mundial está sendo realizada para celebrar a data, e claro, o W3C Brasil não poderia ficar de fora dessa. Ações comemorativas antes e durante a Web.br serão realizadas com o público para festejar os aniversários.

Web 25th anniversary banner W3C 20th anniversary banner

Edições anteriores

Social Media

 
ver mais tweets com #webbr2014
Conferência web.br 2014 25 e 26 de Setembro Blue Tree Towers Morumbi veja no lanyrd

localização

Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000. São Paulo, SP.

Localizado em frente aos Shoppings Morumbi e Market Place, e próximo aos grandes centros empresariais da região da Berrini.

Confira também o Guia de Sobrevivência em São Paulo que criamos para os conferencistas de fora da cidade

assine a newsletter

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, detalhes do Web’s Got Talent, informações sobre inscrições e muito mais!

Patrocínio Master:

  • pagSeguro UOL

Apoio:

  • Logo iMasters
  • Logo Treina Web
  • Logo Booking.com
  • Logo Editora Novatec

Seja um patrocinador da web.br 2014!

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2014 da conferência Web.br? Então fale com a gente: w3cbrasil (arroba) nic (ponto) br