Entre o on e o off: a experiência do PagSeguro com webpayments

Mais de 25 milhões de pessoas compram e mais de 300 mil pessoas vendem no Brasil, hoje, usando o sistema Pag Seguro, da UOL. Para contar sobre como a ferramenta se tornou a líder de pagamentos pela web no Brasil, Igor Taquehara dividiu as experiências vividas na empresa durante a Conferência Web W3C Brasil 2014.

A palestra “As oportunidades e desafios entre os mundos web e mobile”, da trilha Implementa trouxe a história da evolução do Pag Seguro. A empresa surgiu da Startup BR Pay, que foi comprada pelo UOL há sete anos. “Percebemos que eles tinham uma plataforma bem interessante, que só precisava ganhar estrutura para poder fazer as transações de pagamentos em larga escala. Um ano após a aquisição da BRPay, o Pag Seguro estava no ar”, contou.

O Pag Seguro tem como foco principal pequenos e médios comerciantes. “Ele oferece segurança ao comprador, que sabe que os dados de seu cartão estão entrando em um site seguro, e facilita a vida do vendedor, que não precisa se preocupar em fazer mil integrações no próprio site com os sistemas das bandeiras de pagamento”, explicou.

Nos últimos três anos, o Pag Seguro iniciou um processo de transição. “Entendemos que havia uma demanda de mercado para pequenas empresas que não conseguiam bancar o custo do aluguel de uma máquina de cartão”, disse. Taquehara contou que um executivo do Pag Seguro, ao precisar usar os serviços de uma borracharia, viu que o dono do estabelecimento tinha construído um site onde ele fazia uma compra fake apenas para transacionar as vendas que fazia em sua loja. Daí veio o clique de que era a hora de fazer o movimento contrário – tirar o sistema da web e levar para os estabelecimentos físicos no país.

A popularização dos smartphones no país caiu como uma luva para os projetos do Pag Seguro. A empresa desenvolveu um leitor de cartão que podia ser conectado ao smartphone e, por meio dele, era possível efetuar as transições. Hoje, é possível fazer transações tanto de débito quanto de crédito por meio do sistema mobile de pagamento do Pag Seguro.

Mas as inovações não param por ai. Há dois anos, o Pag Seguro desenvolveu sua própria ferramenta de pagamentos por celular usando NFC. Hoje, a empresa possui um projeto piloto de pagamento por celular sem a necessidade do NFC. “Imagine que você está numa padaria. Você pede sua comanda, abre o celular que faz a leitura do que foi gasto. Por ali você faz o pagamento e enviamos para o estabelecimento a informação de que a conta foi quitada. Você pega a sua comanda e passa na catraca. Tudo, sem a necessidade de pegar filas”, finalizou o executivo.