Apesar de as vendas no e-commerce estarem sólidas em 2015, ainda existem algumas barreiras para que os consumidores realizem compras online. E para atrair essa parcela de potenciais compradores, foi lançado no comércio eletrônico brasileiro o pagamento pós-pago, tema da palestra do Co-CEO da Koin, Marcos Cavagnoli.
De acordo com o palestrante, 17,6 mi de consumidores virtuais realizaram pelo menos uma compra no primeiro semestre de 2015 (com dados do WebShoppers). Mesmo com a crise, o faturamento total do e-commerce brasileiro no período foi de 18,6 bilhões, aumento de 16% comparando com o primeiro semestre do ano passado.
“As pessoas estão querendo mudança e inovação na experiência de compra, como a experiência pós-paga. Assim, você oferece a chance de crédito e uma série de outras facilidades para o comprador”, afirmou o palestrante, sugerindo a opção de pagamento somente após o recebimento do produto pelo cliente.
Entre as novidades do novo modelo de e-commerce sugerido por Marcos está a não necessidade de realização de cadastro do comprador, oferecimento de dados financeiros e a aprovação de crédito instantânea, além da possibilidade de parcelamento.
Mas o sistema de e-commerce pós-pago também poderia oferecer um risco de inadimplência para o lojista. É ai que entra o modelo de segurança oferecido pela Koin, que se responsabiliza pela cobrança dos itens, seja ela parcelada ou não.
“É possível mudar a experiência do comprador no e-commerce, saindo do modelo ‘paga antes que eu te mando depois’. Nossa abordagem é ao contrário, dando o conforto para a loja não se preocupar com os riscos”, concluiu Marcos.