setembro 6, 2017
Quem trabalha com Data Science sabe que é preciso ser um poliglota para ter sucesso nessa área. Assim como no mundo dos negócios saber inglês é só uma commodity, no reino do Big Data, dominar Phyton é quase como ter bom português.
Afinal, Phyton é uma linguagem fácil de aprender e de ler e roda em vários sistemas operacionais. É melhor ainda para quem não gosta de usar o prompt de comando, graças à sua interface amigável. E, o mais importante, é uma linguagem ampla, flexível e fácil de aprender.
Mas hoje vamos falar sobre outras línguas tão importantes quanto Phyton para quem se dedica a Data Science. A primeira – e mais conhecida delas – é a linguagem R, especialmente criada para computação estatística. E, como é de se esperar, tem mais pacotes open source. Google e Facebook tem a R em comum.
Contudo, há outras linguagens menos conhecidas, mas nem por isso menos relevantes.
Uma delas é o Apache Hadoop. Ela já vem sendo bastante usada por setores (do financeiro ao varejo) que precisam lidar com uma avalanche de dados variados e com alta velocidade, estruturados ou não estruturados. Essa linguagem de código aberto foi criada para dar suporte de distribuição para o projeto Apache Nutch, um buscado open source parte de um outro projeto, o Lucene.
Julia também merece atenção. Hackers gostam muito dela, o que já basta para que seja olhada com carinho. É mais fácil de aprender, mais maleável que a Phyton e muito mais veloz que a R. Como é muito nova, ainda precisa amadurecer, com novos pacotes e ferramentas para ser competitiva. Mas tem tudo para brilhar em breve.
Por isso é que ser bilíngue é só o começo de quem trabalha com Data Science, pois nem R nem Python dão conta das crescentes necessidades do mercado. Não por acaso, Java, Scala, Matlab, Octave, Go, SPSS e Tableau são opções que não fecharam espaço para uma série de outras linguagens que atendem requisitos específicos de setores igualmente específicos.
Ser poliglota, portanto, nunca foi tão importante.
Data Science é um dos tema da conferência Web.br 2017, um dos principais eventos de desenvolvimento Web do Brasil, que será realizado dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo.
inscrições