Novidades 2019

Neste ano temos novidades nas inscrições da Web.br! Você poderá participar dos dois dias do evento ou se preferir, poderá escolher um dos dias que mais te interessar. Clicando no botão ao lado você encontra a grade de temas, horários do evento e os valores dos lotes. Aproveite!

KeynoteSpeakers

WORKSHOPS

Grade

30 DE OUTUBRO: workshop

  • Sala 1994

    • 08:00 - 09:00 credenciamento
    • 09:00 - 10:30 Newton Calegari, Débora Duarte e Bernadette Lóscio

      Re-descentralização da Web

      A palestra vai explicar porquê é importante participarmos dos esforços para a re-descentralização da Web, no sentido de manter a essência da Web como ela foi criada originalmente, sendo um bem de todos e para todos. A palestra vai abordar os riscos dos jardins murados e o que podemos fazer para participar desse processo de re-descentralização da Web.

    • 10:30 - 11:00 coffee-break
    • 11:00 - 12:30 Juliana Negreiros

      Gerenciamento de estado com React

      Vamos falar sobre gerenciamento de estado com react? Entender um pouco melhor como gerenciar estado, como o Redux funciona e um overview comparativo sobre context API.

    • 12:30 - 14:00 almoço
    • 14:00 - 15:30

      Em breve

    • 15:30 - 16:00 coffee-break
    • 16:00 - 17:30 Daniel Carlier e Silvia Pimpão

      secDevLabs: um laboratório prático para aprendizagem em desenvolvimento seguro

      Conheça o secDevLabs, o laboratório para aprender desenvolvimento web seguro na prática. Os participantes são desafiados a corrigir aplicações propositalmente vulneráveis, divididas segundo a lista dos 10 tópicos de segurança de maior risco às aplicações web pela OWASP. Cada tópico contém uma breve explicação sobre o mesmo e uma narrativa de ataque mostrando como abusar da vulnerabilidade presente.
      No workshop, vamos contar um pouco da história do curso na Globo.com e corrigir as vulnerabilidades mais críticas abordadas, com os participantes enviando suas propostas de solução através de pull requests ao repositório (https://github.com/globocom/secDevLabs). Recomendamos fortemente que cada um traga seu computador pessoal com Docker e Docker Compose já instalados.

  • Sala 2015

    • 09:00 - 10:30 Carlos Rafael Neves

      Criando PWA’s – Aplicações Web que funcionam offline e podem ser instaladas

      Utilização da API de cache do browser, aliada à fetch API, para criar service workers capazes de fazer uma aplicação Web funcionar tanto online como offline, e ainda garantir que ela seja instalável em dispositivos móveis, simulando uma aplicação nativa, sem o uso de frameworks de terceiros.

    • 11:00 - 12:30 Jefferson Oliveira

      Desenvolvendo Chatbots usando Python e Processamento de Linguagem Natural

      Chatbots representam uma nova maneira de interagirmos com computadores. Tradicionalmente, para se ter uma pergunta respondida por software significava usar mecanismos de busca ou preenchimento de formulários. Os chatbots permitem aos usuários perguntar ao software da mesma maneira que fariam com humanos. A tecnologia em alta para o desenvolvimento de chatbots é o processamento de linguagem natural. Esta workshop irá apresentar um tutorial sobre como desenvolver um chatbot simples usando Python e processamento de linguagem natural.

    • 14:00 - 15:30 Natalí Garcia

      Design Thinking em tempos de Inteligência Artificial

      Neste workshop vamos refletir como aplicar uma metodologia de Design Centrado nas Pessoas considerando os potenciais de tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial para a resolução de problemas. Em tempos de Inteligência Artificial , cada vez mais temas como Empatia, Ética e Privacidade de Dados vêm a tona, nos levando a repensar práticas e ferramentas que nos levem a soluções benéficas para as pessoas. Pois é isso o que importa!

    • 16:00 - 17:30 Bruna Salton, Ronaldo Tenório e Simone Freire

      O futuro da acessibilidade digital

      Acessibilidade digital vai além de padrões técnicos. Ela depende da empatia para que a tecnologia tenha o propósito de eliminar barreiras. Neste painel, quatro especialistas em acessibilidade digital vão debater sobre o futuro da tecnologia que permite quebrar barreiras de acesso para pessoas com deficiência. Serão discutidas tendências tecnológicas e necessidades para que o futuro seja efetivamente mais inclusivo para todas as pessoas.

31 DE OUTUBRO: keynote

  • Sala 1989

    • 08:00 - 09:00 credenciamento
    • 09:00 - 09:20 abertura - Hartmut Richard Glaser
    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      30 anos da Web

      "Nós podemos ter a Web que queremos!", esse é o tema central da Conferência deste ano que celebra os 30 anos da Web!
      Nesse painel iremos discutir a evolução da Web, o seu impacto social e ético tanto como ferramenta de negócios como publicador de conteúdo.

      Iberê Thenório e Mariana Fulfaro contarão sobre como a Web é uma plataforma de publicação de conteúdo e a experiência de explicar ciência e tecnologia de forma descomplicada.
      Léo Viturinno vai contar suas experiência como influencer surdo e como o avanço tecnológico permitiu que ele pudesse se conectar com seus seguidores sem barreiras.
      Lola Aronovich falará sobre a resistência feminista contra ataques misóginos online.

    • coffee-break 10:30 - 10:50
    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      Entre métricas aleatórias e achômetro? Software Analytics ao resgate! & Crowd labor: alavancando a comunidade online para novas estratégias de desenvolvimento de software

      Eduardo Guerra e Leticia Machado explicarão como o uso de softwares analytics dentro de aplicações e como são fundamentais para a tomada de decisões dentro de processos de um projeto.

      Eduardo Guerra: Muitas decisões tomadas durante o desenvolvimento de um software, sejam elas sobre operação, negócios ou arquitetura, são muitas vezes baseadas puramente na experiência e na intuição. Existem diversos dados e informações ao alcance dos desenvolvedores que poderiam ajudar no processo de tomada de decisão, porém raramente eles são colhidos e usados para esse fim. Essa palestra irá apresentar a técnica de Software Analytics e como ela pode se encaixar dentro de um processo de desenvolvimento, especialmente no caso de aplicações web. Serão apresentadas práticas para a identificação de decisões críticas para o projeto, para identificação de métricas e para a análise dos dados para a tomada de decisões.

      Leticia Machado: Crowd labor: alavancando a comunidade online para novas estratégias de desenvolvimento de software
      Software Crowdsourcing (SW CS) é uma estratégia emergente de desenvolvimento de software onde uma multidão de pessoas tem se engajado para contribuir ou competir de forma individual ou coletiva, em várias atividades de software. Tal estratégia tem sido utilizada pelas empresas que estão buscando aumentar a velocidade de seus esforços em desenvolvimento de software. SW CS está geralmente estruturado em torno de plataformas que permitem que um solicitante submeta uma tarefa e conecte-a com uma multidão de pessoas que irá prover soluções para a tarefa. Leticia convida os participantes do evento, incluindo pesquisadores, profissionais, comunidades online e designers de plataformas de trabalho on demand para discutir e expressar as oportunidades e preocupações com relação ao espaço digital e coletivo do desenvolvimento de software.

      Sabrina Marczak: informações em breve

    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      #OutrasVozes nas eleições de 2018 & Como a WEB e a IA podem influenciar ciberguerras e o futuro da democracia?

      Natália Neris: A internet e as plataformas sociais desenvolvidas sobre ela têm ganhado cada vez mais relevância como espaços de debate público, divulgação e debate de ideias, bem como de articulação política e pluralização de vozes. Algo notável sobretudo em anos de eleições, envolvendo relações próprias entre campanha, cidadãos, eleitores e candidatos. Na última década, questões relativas a gênero, raça, sexualidade, origem regional e classe social estiveram no centro das disputas discursivas na internet, seja por conta de casos de discriminação, seja em razão de discussões sobre a implementação de políticas direcionadas a mulheres, negros e pessoas LGBT+, ou ainda devido ao intenso ativismo de movimentos sociais com finalidade de inserir demandas relacionadas a identidades na agenda política. Neste painel estes temas serão abordados à luz do relatório #OutrasVozes: Gênero, Raça, Classe e Sexualidade nas eleições de 2018 produzido, como memória digital deste período, pelo InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia.

      Thiago Rondon: Quais e como tecnologias podem impactar a democracia ? Como garantir que todas as causas, vozes e votos são importantes ? Uma rede de inovações responsivas, reflexivas e acessíveis está emergindo para profundas mudanças na arena política e social, construindo uma nova cultura de participação e remodelando instituições democráticas.

    • 13:10 - 14:20 almoço
    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      O impacto da tecnologia na vida dos jovens da periferia

      Neste painel apresentaremos dois projetos: PerfilCode e IOS - Instituto da Oportunidade Social, ambos com foco na capacitação de jovens carentes de regiões periféricas. Fora a questão de capacitação em tecnologias, os projetos visam também inserir esses jovens no mercado de trabalho.

    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      Design, Ética e IA: e nós com isso? & Big Social Data e Democracia: Muito além que Fake News!

      O painel com Diogo Cortiz e Jonice Oliveira será debatido sobre Inteligência Artificial e os desafios de governança de projetos de IA e ética.

      Diogo Cortiz: Neste espaço será debatido sobre o estado da arte das tecnologias de Inteligência Artificial e os desafios de governança de projetos de IA, como transparência, explicação de decisões e conceitos éticos, além de técnicas de Design que possam ajudar a construir tecnologias mais humanísticas.

      Jonice Oliveira: Devido ao rápido desenvolvimento da computação social e à multiplicação das mídias sociais, grande parte das interações é mediada pela tecnologia da informação e ocorre no mundo digital. Com isto, temos uma maior variedade de informação e opiniões sendo disseminadas de uma maneira muito mais rápida. Além das questões de variedade, velocidade, volume e veracidade do que é criado e disseminado, grande parte deste conteúdo, perfil de seus titulares e conhecimento inferido está sob o controle de instituições privadas. Consequentemente, o usuário perde o controle da sua informação: a gerada e a consumida. Como tal cenário pode impactar na formação de opinião? Como a ausência de transparência sobre dados sociais pode afetar a democracia? Como nós - cidadãos - podemos lidar com este problema? Como nós - profissionais de Computação - podemos ajudar a combatê-lo?

    • 16:40 - 17:00 coffee-break
    • Palestrante - 31 DE OUTUBRO
      Palestrante - 31 DE OUTUBRO

      O passado, o presente e o futuro do desenvolvimento de jogos em HTML5

      Percorremos um longo caminho desde "é tecnicamente possível construir um jogo para a web?" para "Nossa! Existem muitos deles!" Quais são as tendências atuais no desenvolvimento de jogos para a web a partir das perspectivas de criadores independentes e grandes estúdios? Experiências super casuais podem se misturar com PWAs, WebXR e WebAssembly? Junte-se a mim para explorar o futuro do desenvolvimento de jogos em HTML5!

    • 18:10 - 18:30 encerramento - Vagner Diniz

Sobre a conferência

Nos 30 anos da Web, a Conferência Web.br vai entrar para a história! Será o momento de reunir a comunidade Web para dizer que sim, "Nós podemos ter a Web que queremos!".

Este é o tema central da 11ª edição do evento, principal espaço brasileiro de discussão sobre as tendências e boas práticas de desenvolvimento web. A Conferência Web.br é realizada anualmente pelo Centro de Estudos Sobre Tecnologias Web - Ceweb.br do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br com apoio do W3C Brasil.

Questões que desafiam a Web como segurança e privacidade, inteligência artificial, web pervasiva, tecnologias mais eficientes e dados abertos serão discutidas com uma análise sobre a ética nestes contextos. Se você é desenvolvedor, designer, pesquisador, gestor na área de tecnologia, estudante ou entusiasta da Web, não pode ficar de fora.

Junte-se a renomados especialistas nacionais e internacionais para trocar experiências, dialogar sobre o impacto dessa tecnologia na sociedade e na tomada de decisão nos negócios, e também para celebrar o aniversário de 30 anos da Web!

A programação do evento também promove o aprendizado na prática com oficinas e workshops, e este ano você pode escolher se vai participar de um ou dois dias da Conferência, com valores específicos por dia, ou adquirir seu ingresso para acompanhar o evento pela Web.

Para saber como funciona a venda de ingressos, lotes e grade de eventos clique aqui.

A sua participação é fundamental neste debate sobre princípios e ações possíveis para que a Web atinja todo o seu potencial! Garanta a sua vaga!

Edições anteriores

Localização

Centro de Convenções Rebouças.
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23.
05403-000.
São Paulo - SP
O Estacionamento no local é pago e de responsabilidade do participante. A entrada de veículos é pela Avenida Rebouças, 600.
guia de sobrevivência em sp

O Guia de Sobrevivência foi criado para auxiliar os participantes fora da cidade com dicas sobre transporte e hospedagem.

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!

RedesSociais

imagem do logo

Veja como foram algumas das palestras que aconteceram na Conferência do ano passado.

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!









Seja um
Patrocinador!

Quer ter visibilidade na Web.br 2019? Conversar com os melhores da Web? Fazer recrutamento de profissionais de alta qualidade? Aproveite essa oportunidade e apoie a Web.br 2019!

Envie um e-mail para webbr (arroba) nic (ponto) br para receber informações sobre cotas e benefícios.