Programação Web evolui com ECMAScript 6, nova versão do JavaScript

Quando foi criada, em 1995, a linguagem JavaScript era bem simples, mas já tinha um grande apelo: permitia ações de programação no navegador. Seu trunfo era possibilitar que o computador do usuário (cliente) ficasse responsável pelas execuções, se comunicando com o servidor de forma assíncrona. Pode-se dizer que ela teve papel fundamental na evolução da Web.

JavaScript word cloud shape concept

Passados 20 anos de sua criação, a linguagem é hoje mais conhecida como ECMAScript e passou por várias fases até o lançamento da versão 6, em junho deste ano. Adaptada às transformações da Web e com um número muito maior de recursos, foi recebida com empolgação pelos desenvolvedores. As transformações foram tantas que aqueles que não têm contato com o JavaScript há alguns anos mal o reconhecerá agora.

Jaydson Gomes, engenheiro FrontEnd do Terra, um dos principais especialistas brasileiros em JavaScript e palestrante na Web.br 2015, cita o poder de trabalhar com módulos como um dos pontos fortes.

“Toda linguagem moderna conta com uma boa arquitetura para dividir o software em pequenos pedaços. Isso sempre foi um problema para o JavaScript, mas hoje a especificação para módulos da linguagem funciona muito bem”, avalia o profissional. Ele cita ainda a simplificação de vários recursos existentes como uma grande evolução que facilita o entendimento e reduz a possibilidade de erros.

Em sua palestra, Jaydson abordará os recursos renovados, além de discorrer sobre a próxima versão (ECMAScript 7), que já está sendo elaborada e deve ser lançada no próximo ano. O engenheiro falará também sobre WebAssembly, outra tecnologia Web utilizada paralelamente ao JavaScript no browser, capaz de deixar as aplicações Web muito mais rápidas.

O comitê responsável pela linguagem e a participação da comunidade fez com que a nova versão seja 100% compatível com a Web atual, o que se traduz em evolução com pouco impacto nas soluções atuais. “O maior beneficiado, nesse caso, é o desenvolvedor”, destaca Jaydson.