Programação

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012 (7º andar)
Horario Auditório
14:00 – 16:00 Keynote Speaker – Luli Radfahrer
A Open Web Plataform e seu impacto nas pessoas
Link da apresentaçãoAssista a gravação da palestra
16:00 – 16:30 Coffee
16:30 – 18:00 Mesa redonda: “HTML5 é um erro!” Só que ao contrário.
A afirmação de Mark Zuckerberg mexeu com o mundo do desenvolvimento web. Você curtiu? Os debatedores abaixo vão discutir o impacto desta decisão e como isso vai mudar a sua vida.

Edney Souza (interney) VP @ boo-box. Sócio @Polvora. Owner @InterNey. Professor FGV & Ecommerce School. Diretor @ ABRADi. Curador @ CPBR e Daniel Filho (Programador de Interface Senior at iG) e Edu Agni, UX Designer no iMasters

Assista a gravação da palestra

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012 (4º andar)
Horario Sala 1 Sala 2 Sala 3
09:00 – 09:30 Abertura – W3C Brasil
09:30 – 11:00

Keynote Speaker – Jeanne Holm, NASA
Using open data to create value for citizens

Assista a gravação da palestra

Cases de dados abertos: Thiago Rondon, Diego Rabatone e Vitor Batista

Assista a gravação da palestra

11:00 – 11:40 Coffee e 7 Masters ao vivo
11:40 – 12:35 HTML5 e Marketing Digital – Fábio Flatschart
Link da apresentação
Realidade aumentada em JavaScript – Zeno Rocha
Link da apresentação

Assista a gravação da palestra

Reunião dos Grupos de Trabalho:
Dados Abertos, Ontologias, Acessibilidade e HTML5

Roberto Agune, Álvaro Gregório, Romero Guimarães, Mauro do Vale, Raphael Pacheco

12:40 – 13:30 SEO e HTML5 – Guga Alves
Link da apresentação
Empreendedorismo na Open Web Plataform – Edney Souza (@interney)
Link da apresentação

Assista a gravação da palestra

13:30 – 14:30 Almoço
14:30 – 15:15 O “Mobile First” bate à sua porta, aproveite! – Horácio Soares
Link da apresentação
O estado da arte da WebTV – as possibilidades e os desafios! – Thiago Prado de Campos
Link da apresentação

Assista a gravação da palestra

Comites WWW2013
15:15 – 16:00 A verdadeira semântica do HTML5 – Diego Eis
Link da apresentação
A Web além dos dispositivos – Clécio Bachini
Link da apresentação

Assista a gravação da palestra

16:00 – 16:30 Coffee
16:30 – 17:15 Cases Mobile Web
Clips – Wille Marcel Lima Malheiro, Davi Lima de Medeiros e Valessio Soares de Brito
CSS Browser Selector + – Richard Duchatsch Johansen, Prof. Dr. Cesar Augusto Cusin
Cidade Reclama – Eric Nishimura Princi, Rodolfo Lopes Pereira, Jonathan Felipe de Oliveira e outras participações da equipe de desenvolvimento da Princi Agência Web
Acessibilidade nos sítios governamentais – Prefeitura de Rio das Ostras – Ícaro Olegário

Assista a gravação da palestra

Como tirar o melhor proveito da Lei de Acesso à Informação – Vânia Vieira, Francisco Carvalheira e Fabiano Angélico
17:15 – 18:00 Linked Data: princípios e tecnologias – Bernadette Farias Lóscio

Assista a gravação da palestra

18:00 – 18:45
Sábado, dia 20 de outubro de 2012 (4º andar)
Horario Sala 1 Sala 2 Sala 3
9:00 – 9:30 Oficina de desenvolvimento com o Sobrinho Webdesigner
Link da apresentação
9:30 – 11:00 Momento BrazilJS – Plataforma Aberta da Web – Cases & Live Coding. Palestras de Zeno Rocha, Bernard de Luna e Felipe Nascimento

Apresentação – Felipe Moura

Apresentação – Jaydson Gomes

Assista a gravação da palestra

11:00 – 11:30 Coffee
11:30 – 13:00 Momento BrazilJS – Plataforma Aberta da Web – Cases & Live Coding. Palestras de Zeno Rocha, Bernard de Luna e Felipe Nascimento
Apresentação – Zeno Rocha e Bernard de Luna

Assista a gravação da palestra

Estratégia secreta para aprovação do Marco Civil da Internet – Ricardo Poppi, Paulo Rená e Sérgio Amadeu
13:00 – 14:00 Almoço
14:00 – 18:00 Decoders + HacksHackers + Yapc

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Quinta-feira, 18 de outubro as 14:00.


Foto de Luli RadfahrerLuli Radfahrer é Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, de onde também é professor há mais de dez anos. Trabalha com internet desde 1994, quando fundou a Hipermídia, uma das primeiras agências de comunicação digital do país, hoje parte do grupo Ogilvy. Saiu em 96 para fundar seu estúdio, onde atendeu AlmapBBDO, MTV, FIAT, Leo Burnett, VISA, Volkswagen e Camargo Corrêa. Em 99 foi para a StarMedia de Nova York assumir a Vice-Presidência de Conteúdo. De volta, criou a dpz.com, divisão digital da agência de propaganda DPZ. Em 2002 trabalhou em Londres, com projetos de TV Interativa e comunicação wireless. Voltou como consultor, tendo como clientes a AOL Brasil (redesenho e reestruturação do conteúdo) e o McDonald’s (projeto de conteúdo para o McInternet). Desenvolve, segundo seus amigos, “projetos meio malucos” para empresas no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Oriente Médio. Colunista da revista Webdesign, é autor dos livros “Design/web/design” e “Design/web/design:2”, considerados referência para a área, e “A Arte da Guerra Para Quem Mexeu No Queijo Do Pai Rico”, uma análise crítica e bem-humorada do ambiente corporativo.


Quinta-feira, 18 de outubro as 16:30


Mesa redonda: “HTML5 é um erro!” Só que ao contrário. A afirmação de Mark Zuckerberg mexeu com o mundo do desenvolvimento web. Você curtiu? Os debatedores abaixo vão discutir o impacto desta decisão e como isso vai mudar a sua vida.

Foto de Edney SouzaEdney Souza – @interney
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP, trabalha no mercado de tecnologia desde 1990. Em 2005 deixou o cargo de Gerente de Sistemas para viver apenas de seu blog, que começou como site pessoal em 1997. O InterNey.net foi reconhecido pelo site IDG Now! como o blog mais popular da internet brasileira em 2006, 2007 e 2008. Atualmente possui cerca de 5 milhões de pageviews por mês e mais de 100 mil seguidores no Twitter. Em 2006 foi um dos fundadores da primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs. Em 2008 foi um dos fundadores da Agência Polvora!, especializada em Mídias Sociais. É também Co-Curador da área de Social Media da Campus Party Brasil e do Social Media Labs do InterCon, Professor de Redes Socias na FGV e Ecommerce School, Líde de Projeto de Mídias Sociais na APADi – Associação Paulista de Agências Digitais e Diretor da ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais onde preside o Comitê de Mídias Sociais.

Foto de Daniel FilhoDaniel Filho – @danielfilho

Programador front-end, com grande experiência no desenvolvimento de interfaces, interações e em aplicações web para dispositivos móveis, com enfoque no desempenho.

Trabalha no iG, contribui e mantém vários projetos open-source e colabora de forma ativa com a comunidade de programadores.

Foto de Edu Agni Edu Agni – @eduagni

UX Designer no iMasters. Trabalha há nove anos com projetos nas áreas de usabilidade, interface, interação, criação e web standards. É entusiasta da Web Semântica e do uso de Software Livre na área de design. Mantém o blog http://www.uxdesign.blog.br.


Sexta-feira, 19 de outubro as 9:30.

Foto de Jeanne HolmJeanne Holm, NASA
Evangelizadora do Data.Gov (um projeto emblemático de governo aberto para a Casa Branca gerenciado pela GSA),Jeanne Holm lidera colaboração e construção de comunidades com o público, educadores, desenvolvedores e no âmbito internacional e governamental no uso de dados abertos governamentais. Em 2010 Jeanne abriu os dados de missões espaciais da agência norte americana (http://www.youtube.com/watch?v=WlJCn6n6MTI). Jeanne é a Arquiteta Chefe de Sistema do Jet Propulsion Laboratory da NASA, impulsionando a inovação por meio de mídias sociais, mundos virtuais, jogos (games), ontologias e sistemas colaborativos, incluindo o prêmio de portal público da NASA (www.nasa.gov) e arquiteturas de conhecimentos pioneiras dentro do Departamento de Defesa dos EUA (www.nasa.gov) e desbravando a arquitetura do conhecimento dentro do US Department of Defense. Ela é associada com a Academia Internacional de Astronáutica das Nações Unidas, uma instrutora de honra da UCLA e chair do W3C eGovernment Group, além de ter mais de 130 publicações sobre sistemas de informação e administração de conhecimento e inovação.

A Jeanne recebeu seu mestrado da Claremont Graduate University e da UCLA aonde ela ensina sistemas de informação, analise de mídias sociais e sistemas colaborativos. Ela já trabalhou na rádio e TV da Disney, e também como a CIO para um start up de tecnologia. Ela já recebeu muitos prêmios honrosos, incluindo a medalha de trabalho excepcional da NASA para liderança (duas vezes), três Webby do International Academy of Digital Arts and Sciences, três prêmios de melhor prática do APQC e liderou a NASA em uma conquista sem precedentes de quatro prêmios globais do Most Admired Knowledge Enterprise (MAKE).


Sexta-feira, 19 de outubro.


11:00 – 11:40: Coffee Break com 7 Masters ao vivo
IMastersEm parceria com o IMasters, a Conferência Web W3C Brasil terá na área de convivência, durante o primeiro coffee break da sexta-feira, um especial do 7 masters, evento online que reúne sete especialistas para apresentações de sete minutos cada.

O tema do 7masters Webbr2012 Brasil será UX Acessível e os palestrantes serão divulgados em breve.

11:40 – 12:35: Realidade aumentada em JavaScript
Descubra como integrar informações virtuais com visualizações do mundo real, através do uso da API getUserMedia WebRTC para trabalhar com aplicativos de realidade aumentada na Web.

Foto de Zeno RochaZeno Rocha
Um dos criadores do jQuery Boilerplate e do Wormz do Chrome Experiments. Já foi desenvolvedor de software na Petrobras, Globoesporte.com e hoje trabalha como Front-end Engineer na Liferay. Tem 21 anos e é estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.


11:40 – 12:35: HTML5, Marketing Semântico e os novos formatos de mídia e interação da Open Web Platform :
Todo conteúdo publicado na Web pode ser interligado semanticamente pelos seus significados oferecendo novas soluções e formatos para o engajamento, fidelização e mensuração do comportamento do usuário, uma tarefa multidisciplinar que vai do planejamento estratégico à marcação rigorosamente estruturada do código.

Foto de Fabio FlatschartFábio Flatschart – @fabioflat
Gerente de Marketing e Inovação da Soyuz Sistemas e Sócio Diretor da Flatschart Consultoria. Formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo é MBA em Marketing pela FGV e especialista em Comunicação Visual e Multimídia pela USJT. Autor com livros publicados pelas Editoras Brasport/RJ e SENAC/SP. Professor do MBA em Marketing Digital da FGV e do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan.


12:40 – 13:30: Empreendedorismo na era da Open Web Plataform
Lean Startup:como antecipar as falhas e os problemas podem levar ao sucesso mais rapidamente no desenvolvimento de um negócio ou aplicativo.

Foto de Edney SouzaEdney Souza – @interney
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP, trabalha no mercado de tecnologia desde 1990. Em 2005 deixou o cargo de Gerente de Sistemas para viver apenas de seu blog, que começou como site pessoal em 1997. O InterNey.net foi reconhecido pelo site IDG Now! como o blog mais popular da internet brasileira em 2006, 2007 e 2008. Atualmente possui cerca de 5 milhões de pageviews por mês e mais de 100 mil seguidores no Twitter. Em 2006 foi um dos fundadores da primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs. Em 2008 foi um dos fundadores da Agência Polvora!, especializada em Mídias Sociais. É também Co-Curador da área de Social Media da Campus Party Brasil e do Social Media Labs do InterCon, Professor de Redes Socias na FGV e Ecommerce School, Líde de Projeto de Mídias Sociais na APADi – Associação Paulista de Agências Digitais e Diretor da ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais onde preside o Comitê de Mídias Sociais.


12:40 – 13:30: SEO e HTML5
Muito se fala sobre a web semântica, mas até onde esta nova forma de pensar e de se organizar um conteúdo html pode fazer a diferença quando pensamos em SEO? Nesta palestra, GugaAlves apresenta algumas opiniões de especialistas do mercado e qual a influência que o HTML5 tem nos dias de hoje.

Foto de Guga AlvesGuga Alves – @gugaalves
Analista de Sistemas e pós graduado em Marketing Digital, Professor do Instituto Infnet e idealizador do site Tudo Para WordPress. A mais de 4 anos no mercado, participou de projetos da Hostnet, Corpo Perfeito, Hi-Midia, Ezlearn, entre outros. Atualmente é organizador dos eventos WordPress Meetup RJ e CoéSEO e está em busca de nova colocação profissional.


14:30 – 15:15: O estado da arte da WebTV
Um resumo dos esforços realizados pelo W3C para definição de padrões web para televisores inteligentes. Serão apresentados os principais desafios e oportunidades trazidas pela convergência Web e TV que estão sendo discutidas no grupo de interesse do consórcio. Para demonstrar alguns aspectos, será exibido um comparativo dos recursos de HTML5 e APIs específicas suportados pelos televisores atuais e respectivos desempenhos.

foto de Thiago Prado de CamposThiago Prado de Campos – @thiagotpc
Analista de TI na UTFPR onde também é coordenador e professor da especialização em Desenvolvimento Web. Bacharel e mestrando em Ciência da Computação, colaborou nos padrões brasileiros de governo eletrônico e é membro do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil. Fundador e sócio da Agência Digital ICOMP e da Associação Brasileira das Agências Digitais, regional Paraná (ABRADi-PR).

Lucio Mauro Marques
Tecnólogo em Redes de Computadores, gerente de tecnologia e programação da Agência Digital ICOMP da qual também é sócio-fundador.


14:30 – 15:15: O “Mobile First” bate à sua porta, aproveite!
Mobile X Desktop: objetivos semelhantes, experiências diferentes.
O que é o Mobile First e como esse método pode melhorar a qualidade dos sites/sistemas Web, tanto em Mobile quanto em Desktop?
Quais são os desafios e restrições do desenvolvimento de soluções Mobile e por que elas são ótimas para o negócio?

Foto de Horácio Pastor SoaresHorácio Pastor Soares – @horaciosoares
Fundador e consultor da Acesso Digital e da Internativa. É especialista em acessibilidade, experiência do usuário e usabilidade, possui 14 anos de experiência no desenvolvimento de soluções Web.
Palestrante, professor e editor de artigos, faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Intranet Portal e do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil.


15:15 – 16:00: A verdadeira semântica do HTML5
Semântica é o nome do jogo. Com as novas tags do HTML5, externamos a semântica para a estrutura da página e não apenas para seu conteúdo. Juntando as novas tags com tecnologias como Microdatas, elevamos a semântica para um novo estágio. A informação ficará realmente acessível e com significado.

Foto de Diego EisDiego Eis – @diegoeis
Com 11 anos de experiência em desenvolvimento para web, passou a maior parte desse tempo dirigindo sua própria empresa. Com ela trabalhou em projetos com Accenture, Whirlpool, Oi e Johnson & Johnson. Também já treinou equipes de muitas empresas, dentre elas Nokia, Globo.com, Google e Yahoo!. Também fez em parceria com o W3C Brasil treinamentos para parceiros de todo o Brasil.

Criou o Tableless.com.br, portal sobre boas práticas de desenvolvimento web front-end e outros assuntos relacionados. Hoje é Coordenador do Time de Front-end na Locaweb. Tem uma startup onde mantém um serviço de Fluxo de Caixa Online (fluxodecaixa.com.br).


15:15 – 16:00: A web além dos dispositivos
A web já roda em praticamente todos os dispositivos microprocessados. E vai rodar em todas as coisas. O motor que renderiza o HTML nos browsers vai estar presente em todos os lugares. O processamento, com a internet de alta velociade, não vai ser local, mas remoto. Em um futuro muito próximo, folhas de papel, plásticos, tecidos, móveis etc terão capacidade de se tornar dispositivos inteligentes, conectados em rede. Ou seja, qualquer objeto vai ser um computador em potencial – barato e descartável. Nesses dispositivos a interface será a Open Web Platform.

Foto de Clécio BachiniClécio Bachini – @cbachini
Fundador da Soyuz Sistemas. Bacharel em Ciência da Computação.
Desenvolvedor web desde 1997, palestrante e professor. Militante e divulgador do HTML5, Open Web Platform, Web Semântica e Internet das Coisas. Membro do GT de Acessibilidade do W3C Escritório Brasil.


www201314:30 – 16:00: Comites WWW2013
A criação dos Comites de Trabalho da WWW2013 têm como intuito ampliar o escopo da conferência, sugerir atividades paralelas, auxiliar na divulgação, agregar conhecimento e novas ideias ao evento mais importante sobre Web. Cada Comitê é coordenado pela equipe do W3C Brasil e composto por voluntários e especialistas de cada área, com foco em propor e discutir ações e estratégias que agreguem valor à Conferência e contribuam com a divulgação sobre a realização do evento.


16:30 – 18:00: Lei de Acesso a Informação
O Painel “Como tirar o melhor proveito da Lei de Acesso à Informação” tem como objetivo criar um forum amplo e aberto de discussão sobre como usar a Lei de Acesso à Informação para obter dados de interesse particular ou comunitário. Nesse fórum, os participantes junto com a audiência vão mostrar por meio de cases as principais dificuldades, dicas e o melhor caminho para explorar a mina de ouro da LAI.

Participantes:
- Vânia Vieira, Diretora de Prevenção da Corrupção, Controladoria Geral da União
- Francisco Carvalheira, Coordenador do Programa de Transparência e Acesso à Informação, Ministério da Justiça
- Fabiano Angélico, Consultor da OGP para o Banco Mundial


16:30 – 17:15: Acessibilidade nos sites governamentais
Durante a palestra, Ícaro irá apresentar os processos de desenvolvimento de sites governamentais acessíveis. Comparando com cases práticos e contextualizando de forma simplificada as recomendações que norteiam o desenvolvimento desses sites, além de abordar as melhores práticas, coerentes com as necessidades brasileiras.
Será possível conhecer as principais situações que criam barreiras e as melhores técnicas e instrumentos que as quebrem, desmistificando os mitos que compõe o panorama da acessibilidade web.

Foto de Ícaro OlegárioÍcaro Olegário – @icarosantos
É um jovem apaixonado pelo mundo web. Atua no desenvolvimento front-end há 12 anos; nos últimos 6 está a frente do portal governamental da Prefeitura de Rio das Ostras – RJ, portal esse vencedor dos prêmios TI & Governo 2011 e Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web 2012 – Todos@Web. Ícaro também é responsável por projetos que formam alunos da Rede Pública de Ensino em profissionais de desenvolvimento com foco em acessibilidade e padrões web.


17:15 – 18:00Linked Data: princípios e tecnologias
O termo Linked Data refere-se a um conjunto de práticas para
publicar e conectar dados estruturados na Web, com o intuito de criar
uma “Web de Dados”. Recentemente, um grande volume de dados definidos
de acordo com o padrão Linked Data tem sido publicado e,
consequentemente, muitos esforços estão sendo feitos para construir
aplicações com o objetivo de facilitar a exploração de tais dados.
Neste cenário, esta palestra apresenta os conceitos básicos
relacionados ao termo Linked Data, bem como uma visão geral de como
publicar e consumir dados na Web de Dados.

Bernadette Farias Lóscio
Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brazil


16:30 – 18:00: Cases Mobile Web
Painel com três cases de projetos de Mobile Web. São eles:

Clipshttp://clips.tk
Wille Marcel Lima Malheiro, Davi Lima de Medeiros e Valessio Soares de Brito
É um projeto de software livre que fornece uma plataforma mobile para acompanhamento e participação em eventos como conferências, congressos, simpósios etc. Seu código aberto facilita o consumo de informações já existentes, havendo inicialmente integração com o Papers, sistema utilizado por eventos como FISL, FLISOL e CONSEGI. O Clips possibilita navegar pela programação de cada dia, sala ou trilha (tema). Além disso, há uma lista dinâmica das palestras que estão sendo realizadas no momento e as da próxima sessão. É possível também fazer buscas pelo sumário, nome da palestra ou do palestrante. Funcionalidades planejadas: autenticação, avaliação de palestras, anexos e comentários, compartilhamento de agenda, mecanismos de notificação, lista de amigos e recomendações.

CSS Browser Selector + http://ridjohansen.github.com/css_browser_selector/
Richard Duchatsch Johansen, Prof. Dr. Cesar Augusto Cusin
É um auxiliador no desenvolvimento responsivo cross-browser sem a utilização de Hacks. Com ele é possível desenvolver sites responsivos para navegadores que não suportam o módulo Media Queries (CSS3) e sem a utilização de hacks (caracteres não validados pelo W3C). O script adiciona classes que fazem uma verificação profunda no navegador do cliente, abrindo um leque de oportunidades de personalização, podendo assim, estender estas funcionalidades desde os mais antigos navegadores, estendendo até para os mais recentes.

Cidade Reclamahttp://m.cidadereclama.com.br
Eric Nishimura Princi, Rodolfo Lopes Pereira, Jonathan Felipe de Oliveira e outras participações da equipe de desenvolvimento da Princi Agência Web (www.princiweb.com.br).
O Cidade Reclama é uma ferramenta social web de apoio ao cidadão, baseada em uma integração com a API do Google Maps e Geolocation, que permite que qualquer pessoa aponte os problemas ou necessidades pontuais em sua cidade (buracos, lixo, falta de iluminação pública, etc.), divulgue nas redes sociais e ganhe apoio e força. Dessa forma, torna-se possível o mapeamento dos problemas urbanos de nossas cidades e a construção de uma administração pública mais transparente e democrática, adaptada aos novos tempos. O projeto conta com a versão desktop e mobile, ambas desenvolvidas baseadas nos padrões W3C, sendo que na segunda foram aplicadas novas tecnologias web, como HTML5, CSS3, Less e SVG.

Sábado, 20 de outubro.

Foto do perfil do Sobrinho Webdesigner
09:00 – 09:30: Oficina de desenvolvimento com o Sobrinho Webdesigner
Ele é mestre no FrontPage, desenvolve sites em tabelas como ninguém e cobra baratinho pelos seus serviços (em média R$ 200,00 e um Big Mac por site). Muitos já devem ter passado pela experiência de concorrer com alguém que vende seu trabalho sem profissionalismo e desvaloriza o mercado. Esse profissional existe e é conhecido na área como o "Sobrinho Web Designer".

Logo no início do sábado, o criador do perfil no twitter Sobrinho Webdesigner (@sobrinhoweb) vai falar de forma divertida o que NÃO deve ser feito no desenvolvimento web profissional. Você também vai conhecer a pessoa que escreve os divertidos tweets do sobrinho durante a conferência.



BrazilJS
09:30 – 13:00: Momento BrazilJS
Plataforma Aberta da Web – Cases & Live Coding

Durante a conferência, grandes especialistas em desenvolvimento web vão mostrar o potencial e explorar ao máximo as possibilidades de desenvolvimento da Plataforma Aberta da Web. Muito mais do que mostrar exemplos, serão apresentados cases práticos e dicas de como usufruir do poder do HTML5, CSS3 e cia.

A apresentação dos cases inclui um Live Coding, onde os apresentadores mostrarão ao vivo como desenvolver uma aplicação inteira utilizando os recursos da Open Web Plataform.

Apresentadores:
Foto de Bernard de LunaBernard De Luna
Atua em Design de interfaces e Desenvolvimento front-end há mais de 14 anos, já tendo trabalhado em diversos projetos no Brasil, EUA, Inglaterra e Austrália. Nos últimos 2 anos liderou o Front-end da Petrobras no RJ e atualmente é UX e Diretor Criativo da Melt DSP em São Paulo.

.
Foto de Felipe Nascimento MouraFelipe Nascimento de Moura
Graduado no Senac-RS, atua há cerca de 8 anos na área de desenvolvimento de sistemas para Web, lidando principalmente com tecnologias Open Source. Atua hoje como Analista Sênior no Terra Networks onde trabalha com diversas linguagens de programação. É um dos organizadores do BrazilJS e do RSJS, bem como um dos criadores de alguns projetos Open Source como theWebMind, PHPDevBar, Desconferência e também da Botãoteca.com.br.

Foto de Zeno RochaZeno Rocha
Um dos criadores do jQuery Boilerplate e do Wormz do Chrome Experiments. Já foi desenvolvedor de software na Petrobras, Globoesporte.com e hoje trabalha como Front-end Engineer na Liferay. Tem 21 anos e é estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.


11:30 – 13:00: Estratégia secreta para aprovação do Marco Civil da Internet
O Marco Civil da Internet entrou em uma fase crítica para a sua aprovação no Congresso Nacional. Há muitas questões que foram levantadas por diversos setores que dificultam o consenso, por exemplo, neutralidade, guarda de log e retirada de conteúdo da web. O fato é que um largo espectro da sociedade apoia de forma contundente o texto do relator como está neste momento e deseja a sua aprovação imediata pois considera ser um grande avanço no marco regulatório da Internet no país. O debate que estamos propondo é, na verdade, uma articulação desses setores que desejam mobilizar-se para a aprovação do Marco. Assim, gostaríamos de convidá-lo para um debate aberto que visa traçar estratégias de mobilização pública a favor da aprovação do projeto de lei.

Foto de Ricardo Poppi Ricardo Poppi – @ricardopoppi
Ricardo Poppi, entusiasta de dados abertos, webcidadania e software livre, atua como Assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República. Geek formado em Ciência Política, participou da formulação e coordenação de debates online colaborativos no âmbito do Governo Federal.



14:00 – 18:00: Decoders + HacksHackers + Yapc
O Decoders do W3C vai ser realizado novamente durante a Conferência Web.br. Mas dessa vez teremos grandes reforços: o HackDay do HacksHackers SãoPaulo e o YAPC::Brasil 2012 — A revolução dos dados, Conferência da turma do São Paulo Perl Mongers vai acontecer junto com o desafio do W3C. Essa grande tarde de hacking vai rolar no sábado, dia 20, a partir das 14 horas e vai terminar com um encontro de confraternização em um bar da região.

A idéia é centrar os esforços dos Decoders sobre bases de dados já existentes, como por exemplo as que estão cadastradas no Portal de dados do Governo Federal para gerar informação, juntando a galera do Jornalismo de Dados com o pessoal da visualização e os hackers do código.

Vamos formar times multidisciplinares de hackers, designers e jornalistas, aproveitando a presença de todas as tribos nessa colisão de temas que vai ser nossa Conferência, para premiar o melhor aplicativo.

Para participar, confirme sua presença no MeetUp e comece a trocar idéias!

Entre 14h e 14h30 haverá espaço para a apresentação de palestras relâmpagos (5 min). É uma ótima oportunidade para se aquecer para o encontro!

Inscreva-se, participe!