Inscrições encerradas para o Web’s Got Talent

Durante a 5º Conferência Web W3C Brasil vai acontecer o Web’s Got Talent, concurso que reconhecerá as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. O apresentador do concurso é o Edney Souza, o Interney, empresário e professor especialista em tecnologias para Marketing Digital – e os jurados serão escolhidos por ele entre pessoas de peso da indústria do entretenimento digital e da web.

Web's Got Talent

Estamos vivendo uma revolução de processos com a nova economia de aplicações web. O HTML5 e as tecnologias adjacentes da Open Web Platform trouxeram enormes avanços no desenvolvimento de aplicações, facilitando a vida não só do desenvolvedor web, mas também do usuário final. São milhares de sites e apps que prestam serviços à população e que tem provocado um reordenamento das nossas ações, isto é, simplificado e automatizado serviços que utilizamos no dia-a-dia.

Toda essa nova forma de organização que vem do uso intenso de novas tecnologias web, tem impactado diretamente no jeito que lidamos com serviços cotidianos, como chamar um táxi, fazer reserva de quarto em hotel, aprender a programar e até praticar novos idiomas.

Exemplos desses serviços que estão definitivamente mudando a nossa vida para melhor (e que talvez você já até os utilize) estão listados abaixo:

Airbnb – É um serviço online comunitário que permite aos indivíduos alugar o todo ou parte de sua própria casa, como uma forma de acomodação extra;

Codecademy – É um site que possui uma plataforma interativa online que permite você aprender linguagens de programação (de forma gratuita) como JavaScript, Python, Ruby, PHP, incluindo linguagens de marcação como HTML e CSS;

Duolingo – Site de ensino de idiomas gratuito que faz uso do crowdsourcing para tradução de textos. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet;

Organizze – É um sistema online fácil de ser gerenciado para controle de finanças pessoais e da sua empresa;

Easy Taxi – É um app que você pode solicitar um táxi a partir de qualquer ponto da cidade, podendo acompanhá-lo em tempo real enquanto o táxi não chega;

Hotel Tonight, – É um app que possibilita a reserva de quartos de hotel de última hora a taxas baixas.

A proposta é evidenciar, por meio do reconhecimento público, websites ou aplicativos que tenham sido desenvolvidos com uso das tecnologias da Web Aberta para a prestação de serviços aos usuários e estimular a troca de informações e experiências entre empreendedores e empresários do setor.

Os critérios de avaliação incluirão: 1)Relevância do serviço prestado ao usuário; 2)Potencial de mercado do projeto apresentado e 3)Criatividade da interface (design, linguagem) da solução apresentada.

A equipe classificada em primeiro lugar receberá uma viagem para o representante do time com todas as despesas pagas, por dois  dias, para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, para conhecer a sede do W3C Internacional no MIT, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014 e prêmio-surpresa.

A segunda equipe classificada ganhará todos os benefícios acima excetuando o prêmio-surpresa. Por fim, a equipe classificada em terceiro lugar receberá um aparelho kindle por cada membro da equipe, com limite de até três pessoas, além de certificado emitido pelo CGI.br, camisetas HTML5 e entrada para a Web.br 2014.

Poderão ser inscritos protótipos, bem como produtos já em funcionamento. No caso de serem protótipos, devem apresentar mockup funcional, em domínio próprio, em url válida funcionando na web. Para concorrer ao Web’s Got Talent serão aceitos tanto empreenderores individuais quanto pequenas e médias empresas que estejam devidamente constituídas e possuam inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além de estarem sediadas em território nacional.

Os participantes devem inscrever websites ou aplicativos que valorizem o uso das tecnologias da OpenWeb para a geração de modelos de negócios com base na pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras, que se encaixem na categoria de “Prestação de serviços”. Esse concurso exclui a categoria de e-commerce (compra e venda de produtos) ou venda de conteúdo sob demanda (como a Netflix, por exemplo) .

Para concorrer, basta preencher o formulário, ler e aceitar as condições previstas no regulamento e descrever os seus cases de acordo com o objeto a concorrer no prêmio. Atenção para o prazo das inscrições! Você será considerado um participante caso tenha preenchido e enviado a sua inscrição até o dia 30 de outubro de 2013.

Se você tem uma proposta bacana de serviços para a população, não deixe de inscrevê-la no Web’s Got Talent, teremos o prazer em ver o seu projeto e ajudá-lo a criar asas! Participe!

conferenciaweb

16 comentários

  • Raphael says:

    Poxa vida W3C, exigir CNPJ é sacanagem, vocês deixarão de receber vários projetos de qualidade feitos por desenvolvedores independentes. Só espero que não seja um fracasso como o Start-up Brasil, que também exigia CNPJ e acabou sendo uma grande palhaçada.
    Enfim, boa sorte..

    • Carine Roos says:

      Olá Raphael,

      A cobrança pelo CNPJ se dá justamente pela tentativa de melhorar o nível de profissionalização dos desenvolvedores brasileiros. A ideia é justamente fazer com que projetos de qualidade feitos por desenvolvedores independentes possam alcançar o mercado. Para isso, é necessário um CNPJ, ainda que seja um registro de empreendedor individual.

      Um abraço,

      W3C Brasil

  • João Victor says:

    Gostaria de inscrever meu projeto. Qual o link para isso? Outra coisa, é preciso que eu vá no evento para que meu projeto concorra?

    • Carine Roos says:

      João,

      As inscrições não abriram ainda, a previsão é que até essa semana elas estejam já disponíveis. Não é preciso que você vá no evento para concorrer ao concurso. Será feito primeiro uma triagem dos trabalhos e após essa seleção, caso o seu projeto seja aprovado, aí sim entraremos em contato para a participação da seleção final que aontecerá no dia da Conferência. Tudo isso estará detalhado no regulamento. Aguarde um pouco mais que já entraremos em contato contigo informando o link das inscrições.

    • Carine Roos says:

      João Victor, bom dia

      Estão abertas as inscrições para o Web’s Got Talent. Para concorrer, basta preencher o formulário (http://ow.ly/pYu2b), ler e aceitar as condições previstas no regulamento (http://ow.ly/pYucP). Para mais informações, acesse: http://ow.ly/pYuqs

  • Natascha Hun says:

    1) Mesmo quem tem um projeto e não fatura NADA ainda com ele, precisa mesmo de CNPJ? Ter CNPJ acarreta em custos mensais com isso sem a certeza de se obter classificação no evento.

    2) E, para dificultar, MEI (que seria opção de menor custo para quem ainda não gera receita) não é possível porque não há na listagem de atividades aceitas do site MEI a opção de programador/desenvolvedor – ou seja – profissional individual da área de TI não pode ser MEI.

    Certamente essa condição será um grande obstáculo para bons projetos que optarão em não se inscrever por causa do CNPJ.

    Como o concurso aceita protótipos, acredito que não deveria exigir empresa aberta.

    Obrigada pela atenção.

  • Raphael says:

    Natascha, é pelo mesmo motivo que você citou, que não poderei inscrever meu projeto.
    Sem dúvidas a exigência de CNPJ será um grande impecílio e na minha opinião vários desenvolvedores não inscreverão seus projetos pelo mesmo motivo.

    Mas enfim.. parece que não há nada que possamos fazer.

    • Carine Roos says:

      Pessoal, boa tarde

      Entendemos o questionamento de vocês, mas a proposta que queremos reforçar com esse concurso é a de promoção de padrões abertos no empreendedorismo. Quando elaboramos esse concurso pensamos em uma ação voltada para empreendedores e empresários, frente pela qual o W3C Brasil também tem lutado. Por isso, julgamos necessário um CNPJ nem que seja pelo MEI.

      • Natascha Hun says:

        Carine, conforme meu post anterior, programador NÃO está na lista de categorias aceitas pelo MEI. Os desenvolvedores que não geram receita com seus trabalhos teriam que criar um CNPJ de outra atividade qualquer incorreta para terem um CNPJ como MEI só para participar.

        Acho que pior que exigir CNPJ é resultar em empresas abertas em outra atividade só para serem enquadradas como MEI (para não terem que arcar com custos de empresa aberta sem ainda terem faturamento).

        http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/atividades-permitidas

  • Leo Balter says:

    Infelizmente tenho que concordar com o que as pessoas estão reclamando. Exigir CNPJ parece, no mínimo, estranho.

    Sou empreendedor, não sou empresário. Tive a oportunidade de aprender com algumas pessoas que empreender é realizar, não está diretamente vinculada à criar e manter uma empresa, muito menos um CNPJ.

    Pra quem duvida que não consigo empreender, posso dizer que meu esforço já me permitiu fazer alterações em um software utilizado hoje por mais de 400 milhões de pessoas no mundo, sim, quatrocentos milhões. Posso dizer também que meu esforço permitiu criar um sistema mobile todo em padrões abertos lançado pelo mundo todo.

    Nunca precisei de CNPJ pra isso, nunca abri uma empresa e sempre gostei de trabalhar como empregado CLT, em outra empresa que me dá muito apoio moral e isenção de compensar horas no trabalho para me dedicar a esses trabalhos extras.

    W3C, vocês têm a missão de organizar e manter os padrões, mas eles são feitos pela comunidade, por desenvolvedores e diversos profissionais. Nem todos tem CNPJ e nem assim deixam de ser empreendedores. Afinal, a internet é um dos maiores fenômenos.

    Com tudo isso, afirmo com toda a minha convicção que é uma frustração pra comunidade ver vocês exigindo tal demanda. Espero que possam voltar atrás e retirem esse requisito de gosto e propósito sem sentido, se eu ponderar a missão e responsabilidade da W3C.

  • yaso says:

    Oi Léo!

    Entendemos que os desenvolvedores podem contribuir em vários projetos ao mesmo tempo, em várias partes do mundo, e assim contribuir para uma Web mais aberta e acessível, além de universal! Isso também é empreender!

    Entretanto, o Web’s Got Talent é um concurso que visa reconhecer justamente os desenvolvedores brasileiros que enfrentam a burocracia com a preocupação de colocar novos produtos no mercado, visando impulsionar a economia envolvida na prestação de serviços pela Web, lembrando que a Web é uma plataforma para entretenenimento, comunicação e desenvolvimento mas também é uma plataforma de negócios!

    O W3C está com mais dois concursos rolando, ambos não exigem CNPJ e são voltados para desenvolvedores que querem empreender mas ainda não chegaram a abrir uma empresa. O Desarrollando América Latina e o Concurso de aplicativos MJ. Dê uma olhada no site w3c.br!

    Ficamos felizes com seu comentário e esperamos que você também possa participar com a sua plataforma!

    Um abração

  • Leo Balter says:

    Oi Yaso,

    Precisamos concordar em discordar. Eu não vejo como o Web’s Got Talent vai contra os males da burocracia exigindo CNPJ e ainda não vejo justificativa para essa exigência.

    Obrigado pelos convites, mas não sei se pra mim é o momento ideal.

  • Rosana says:

    Olá,

    Qual o horário da divulgação da lista dos semi finalistas?

  • Rosana says:

    Quando sairá a lista de semifinalistas?

    • Carine Roos says:

      Rosana, bom dia

      Ainda estamos analisando os projetos que foram encaminhados. O resultado da lista com os semifinalistas sairá na semana que vem. Assim que definirmos o novo cronograma, te informamos.

  • Pessoal, quando se fala em empreender significa exatamente identificar uma oportunidade e transformá-la em um negócio (de preferência) lucrativo.
    O lance do CNPJ eu vejo somente como um incentivo e não o contrário, pois isso seleciona e incentiva aqueles projetos que estão mesmo tentando se posicionar no mercado e já passaram daquela fase da aventura, onde a falta de compromisso com o projeto pode ser sua maior falha.
    Eu acho que os empreendedores que realmente acreditam no valor do seu projeto, tem que colocá-lo no mercado e validá-lo de diversas maneiras e ter um CNPJ implica em responsabilidade para com o que você está construindo.
    Tirar o MEI não é nenhum problema, muito menos burocrático. Você só não deve fazer o MEI para você e sim para o que o seu projeto se propõe a fazer, a um custo baixíssimo (em torno de R$30 mensais) e com o CNPJ entregue na hora. Além do que, caso não queira mais, basta entrar no site e cancelar.
    Não quero parecer rude, mas acredito que quem se vê como empreendedor vai ultrapassar todas essas micro-barreiras só pelo prazer de lutar pelo sonho que é ver seu projeto mudando o mundo de alguma maneira efetiva. Pelo que tenho acompanhado o W3C, é justamente isso que eles estão promovendo.