Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!
A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado. E não se esqueçam, participantes de eventos parceiros ganham 25% de desconto. Aproveite!
inscrições encerradas!ingressos no local: R$ 260,00
François lidera as discussões e desenvolvimento na convergência entre Web e TV no W3C, com um foco específico em cenários multi-tela. Ele contribui para projetos financiados pela União Européia, como o
Mediascape e a parceria União Européia - Brasil no projeto Global ITV. François é um desenvolvedor de software com anos de experiência na
construção de aplicações Web multi-plataforma. Ele se juntou a W3C em novembro de 2007, onde participou do Working Group Mobile Web Best Practices, do Interest Group Web e TV e do Working Group Real Time Communications.
setembro2614:00 - 15:00
trilha implementa
When the TV meets the Web: the tale of a wished for convergence
Doug Schepers é Developer Relation Lead do W3C. Desenvolve Websites desde 1998, e começou no desenvolvimento front-end em 2001 fazendo aplicações SVG e visualizações de dados. Trabalha no W3C desde 2007, coordenando e editando especificações para Working Groups, como o SVG, WebApps, Web Events, Pointer Events e Audio Working Group, e seus interesses atuais são a acessibilidade no SVG e Web Anotations. Coordenou a criação do site de documentação livre e multi-vendor WebPlatform.org. É apaixonado por ajudar desenvolvedores da Web e designers a terem voz na criação de padrões web.
Fabio Akita é co-fundador da butique de software Codeminer 42. Desde 2008, em conjunto com a Locaweb, organiza a Rubyconf Brasil, conferência que atrai 900 dos melhores programadores do Brasil todos os anos. É evangelista de novas tecnologias e processos, que inclui Ruby, Cloud Computing, Mobile, Agile, Lean, desde 2006. Antes disso passou por 6 anos no mercado corporativo SAP, pela primeira bolha das ponto-coms, diversas das grandes agências de São Paulo e hoje ainda continua a experimentar e aprender coisas novas.
Zeno Rocha já trabalhou como engenheiro de software na Petrobras e desenvolvedor front-end no Globoesporte.com. Hoje, com 23 anos, é Front-end Engineer na empresa norte americana Liferay. Além disso, é membro do programa Google Developer Experts, escreve artigos para Smashing Magazine, é apresentador do podcast Zone Of Front-Enders e co-foundador da BrazilJS Foundation.
Com 11 anos de experiência em desenvolvimento web, eu passei a maior parte deste tempo dirigindo a minha própria empresa, desenvolvendo projetos com Accenture Oi, Whirlpool (Brastemp, Consul e KitchenAid), Johnson & Johnson e muitos outros.Eu treinei em HTML / CSS pessoas e equipes de várias empresas como Nokia, Globo.com, Google Brasil, Yahoo! Brasil, Banco Itaú e outros. Sendo convidado pelo W3C Brasil para treinar representantes de diversas empresas em todo o Brasil ensinando sobre HTML5, CSS3 e as melhores práticas de desenvolvimento web. Em 2003, também criei um site chamado Tableless (tableless.com.br), onde eu e outros autores abordamos questões como melhores práticas de desenvolvimento web, mercado web e design. Ele foi um dos primeiros sites de abordar o desenvolvimento usando padrões web no Brasil, marcando a entrada do desenvolvimento com padrões web no Brasil.
Demian é criador do Action Innovation Center, um centro de inovação focado em Design Thinking e tecnologia, com diversas especializações pela Universidade de Stanford e pela Universidade da California San Diego. É Developer Evangelist na BlackBerry, responsável pelo time de Developer Relations na América Latina. Especializado em Design, Inovação, HTML5 e desenvolvimento móvel, com palestras ministradas em grandes conferências nos Estados Unidos, América Latina, Ásia e Europa. Demian tem mais de 15 anos de experiência em tecnologia, interactive media, design, negócios e treinamentos. Um dos Adobe Community Professionals e também ex-professor na Universidade de San Diego (UCSD), onde ensinou UI Design e programação aos alunos de Ciência da Computação e Design. Teve a oportunidade de participar e vencer um dos maiores hackathons do mundo, a AT&T® Mobile App Hackathon 2012, em Las Vegas EUA. Recentemente, Demian recebeu o prêmio 'Must See BlackBerry Developer Evangelist' nos Estados Unidos."
Eduardo Shiota é front-end engineer e designer, que saiu da terra do samba e foi para Amsterdã desenvolver em JavaScript na Booking.com.
Possui artigos sobre UX e front-end em publicações como a revista php[architect] e o livro “Coletânea Front-end”.
setembro2516:45 - 17:30
trilha desenvolve
Internacionalização na Booking: 2200+ maneiras de ver um mesmo website
Desenvolvedor Web pela Booking.com, ex-Globo.com, atualmente morando em Amsterdã. Co-criador do blog Loop Infinito. Co-autor do livro Coletânea Front-end. Interessado em JavaScript, Design de Interação, Produtividade e tudo relacionado à Web.
setembro2517:30 - 18:15
trilha desenvolve
A/B Testing: "Em Deus acreditamos, todos os outros precisam de dados"
Desenvolvedor Web na Globo.com e co-fundador do Loop Infinito, onde compartilha seu conhecimento, experiências e pensamentos sobre front-end. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação, é entusiasta e extremamente interessado pelo mundo da web e produtividade. Artista de sanduíches nas horas vagas.
Especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha há mais de 12 anos com desenvolvimento web. Coordenador do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web e do Grupo de Trabalho em Acessibilidade na Web e representante do W3C Brasil em plenárias técnicas do W3C.
setembro2611:00 - 11:45
trilha implementa
Debate sobre o desenvolvimento front end no Brasil e no mundo
É strategic designer, atualmente trabalha como Developer Relations no W3C Brasil. É formada em Design pela UnB e Pós-graduada em Gestão Estratégica pela FGV.
Prestou consultoria em diversos projetos de inovação, principalmente no governo, com foco em melhoria de processos para o relacionamento com o cidadão e e prestação de serviços online.
Também é entusiasta do software livre e de projetos abertos. Evangelista de padrões web abertos, com foco em melhorar a compatibilidade de qualquer coisa em padrões modernos.
No UOL foi responsável pela implementação da primeira solução do mundo de Mobile Wallet entre celulares NFC. Também implementou o conceito de Mobile POS por meio do lançamento do leitor de cartões do PagSeguro. Mais adiante foi o gestor responsável pela integração do aplicativo Taxijá ao portfólio de produtos do UOL.
Atualmente é responsável pela área de Novos Negócios do UOL com foco em identificar novas oportunidades de receita e novos produtos para a companhia.
setembro2609:45 - 10:30
trilha implementa
As oportunidades e desafios da convergência entre os mundos web e mobile
Ingeniero Civil Industrial y Magíster en Gestión de Operaciones de la Universidad de Chile. Mi especialización profesional es la innovación y emprendimiento, siendo uno de los pocos casos existentes en Chile que ha estudiado y ejecutado el tema desde cuatro frentes distintos: Consultor, Gerente general, Emprendedor y Profesor universitario. Mi fuerte está en la estrategia de negocios, testeo rápido de modelos de negocios de innovación y total autonomía para obtener resultados de alto impacto con bajo uso de recursos.
Aline Manera é formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e trabalha para IBM Brasil no LTC - Linux Technology Center. Ela tem trabalhado com código aberto há mais de 4 anos e em estreita colaboração com ferramentas de virtualização: libvirt, QEMU e Kimchi. Aline Manera é a mantenedora da comunidade do Kimchi e já apresentou sobre o tema em duas conferências: Upstream 2013 e no Enterprise End User Summit 2014 em Nova Iorque (US).
Andre Garzia é de Niterói e trabalha com desenvolvimento de apps mobile e front-end. Como Representante Mozilla ele faz parte do Firefox OS Launch Team e atua no fomento ao desenvolvimento de open web apps. Recentemente lançou seu segundo livro sobre Firefox OS chamado "Building Games For Firefox OS". Quando sobra tempo prefere uma cuba libre e quadrinhos.
João Batista Neto é frequentador assíduo de comunidades. Adepto ao open source e tecnologias abertas, líder de Desenvolvimento do iMasters e colaborador da Escola de Dados, é desenvolvedor de software e trabalha com ambiente web desde 2002 em diversas linguagens. Quando não está desenvolvendo ou tentando ajudar alguém em alguma comunidade, se dedica ao estudo musical.
CTO Planedia, Co-fundador da BrazilJS Foundation, idealizador e organizador do Front in BH e Rio.js, evento que ja reuniu mais de 1.500 desenvolvedores no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Trabalhou como Front-end Engineer/Tech Leader no Peixe Urbano e Coordenador Front-end na Mobicare, a frente de grandes projetos como OI WIFI, Oi Fon, TIM Infraero e Oi Galera.
Um dos criadores do Browser Diet, com Zeno Rocha, Sérgio Lopes, Marcel Duram (Twitter), Renato Mangini (Google), Mike Taylor (Mozilla), entre outros grandes nomes. Um dos escritores do livro "Coletânea Front-end: Uma antologia da comunidade front-end brasileira". Cursando Produção Multimídia no UNI-BH.
setembro2611:45 - 12:30
trilha desenvolve
Debate sobre o desenvolvimento front end no Brasil e no mundo
Hanneli (a.k.a @hannelita) é desenvolvedora na Codeminer42, fissurada por programar, aprender novas linguagens, frameworks, explodir capacitores, programar em C pra relaxar e comittar código útil (ou não) em projetos Open Source aleatórios que encontra vasculhando Githubs alheios. Ela também gosta de café, especialmente os do Starbucks.
Um dos criadores da BrazilJS Foundation, trabalha na equipe do Globo.com, onde já se envolveu com projetos para o Globoesporte.com, Futpédia, Tempo Real, Eu Atleta e Sportv. É bem envolvido com a comunidade JS, sendo o fundador do riojs e pernambucojs, além de organizar o Front in BH. Graduado em engenharia
Maíra é engenheira front-end na Liferay, uma empresa norte-americana, trabalhando principalmente com o AlloyUI. Antes trabalhou por dois anos no Facebook, na sua sede em Menlo Park, California, também na área de frontend web development. Se interessa muito por algoritmos, tendo participado de competições de programação como o ACM ICPC, e é apaixonada por games.
Um simples cara do interior que acabou transformando um hobby em profissão, já que adoro esse mundo da internet. Sou desenvolvedor Front-end com foco em usabilidade e há 5 anos moro em São Paulo. Além disso, sou um dos organizadores do evento Front in Sampa e faço parte do GT de Acessibilidade do W3C Brasil.
setembro2611:45 - 12:30
trilha desenvolve
Debate sobre o desenvolvimento front end no Brasil e no mundo
Thadeu Lima de Souza Cascardo é bacharel em Ciência da Computação pela UFMG, e promove software livre e licenças copyleft há mais de 10 anos, através de palestras, código livre, e contribuições a
grandes projetos como Linux e Debian. Já foi voluntário da Free Software Foundation, respondendo dúvidas sobre GPL e outras licenças de software livre.
Gerente de Projetos e Desenvolvimento no NIC.br, coordena o IPv6.br, uma iniciativa para a disseminação do IPv6 no país.
É responsável ainda pela disponibilização gratuita da Hora Legal Brasileira via NTP na Internet, pela realização de estudos sobre a Web, pelo Zappiens.br, um portal para a divulgação de conteúdos de vídeo de qualidade em língua portuguesa, e por treinamentos direcionados a provedores Internet.
CEO da b-datum, empresa brasileira com soluções inovadoras em segurança e gerenciamento de dados em nuvem, também faz parte da Aware que desenvolve soluções baseada em tecnologias livres e possui diversos produtos envolvendo software livre e dados abertos. Desenvolvedor de software que já participou de diversos projetos abertos, tais eles como Kernel do Linux, Freeradius e linguagem Perl.
Marcelo Pimenta (menta90) é jornalista, profissional de marketing, consultor, empresário, professor, estrategista, design thinker. Um dos pioneiros da internet brasileira, participa de projetos em rede desde 1994. É o criador do Laboratorium - Laboratório de Projetos Inovadores. Coordenador do E-book "Ferramentas Visuais para Estrategistas" (2012). É o professor de "Gestão da Inovação" no MBA de Marketing Digital e de "Design Thinking" no MBA em Gestão de Mercados da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) . Criador do Curso Laboratório de Startups, do Centro de Inovação e Criatividade - ESPM. Escreve sobre inovação e empreendedorismo toda a segunda-feira no Estadão PME. É consultor credenciado ao Sebrae Nacional em Negócios Digitais.
Luiz é desenvolvedor full-stack e instrutor na Caelum, e ama boas práticas de programação. Não à toa escreve e palestra sobre elas! É fã de métodos ágeis, software livre e da plataforma web e suas tecnologias.
setembro2611:45 - 12:30
trilha desenvolve
Debate sobre o desenvolvimento front end no Brasil e no mundo
Senior Front-end Engineer na Questrade, Ciro desenvolve aplicações para o mercado financeiro que desafiam os limites do AnguarJS. É apaixonado por Open Source, contribuidor do core do Angular e maintainer do Karma. Ele também revisa livros, organiza meetups e ministra cursos sobre o framework mais baladado do momento, além de palestrar em eventos pelo Brasil.
Bruno é um consultor de tecnologia da ThoughtWorks. Está sempre codando de tudo um pouco, e se diverte aprendendo com os erros. Gosta de pesquisar sobre as tendências de tecnologia, questionar os paradigmas, e agitar ao redor para promover crescimento da comunidade de TI
setembro2609:00 - 09:45
trilha desenvolve
The Javascript Toolkit 2.0
Caesar Ralf
Trabalha como programador na Elo7 e instrutor na Caelum @ Elo7 e Caelum
Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, programador há mais de 8 anos, trabalhando principalmente com Java. Já trabalhou desenvolvendo sistemas de gerenciamento e monitoração de plantas de equipamento Telecom. Também trabalhou como pesquisador pela Technische Universitaet Kaiserslautern (TU Kaiserslautern) na Alemanha durante sua graduação. Interessado nas novidades da tecnologia, principalmente se envolver arquitetura e qualidade de código. Atualmente trabalha como programador na Elo7 e instrutor na Caelum.
setembro2516:00 - 16:45
trilha desenvolve
Mergulhando de cabeça no git: uma visão aprofundada e hands on
Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica, mestrado em Gestão de Redes de Telecomunicações. Atualmente trabalha como Gerente de Suporte a Infraestrutura na Prodam. Possui mais de 16 anos de experiência nas áreas de redes de comunicação de dados, redes sem fio e no desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos embarcados para redes de sensoriamento
setembro2516:00 - 16:45
trilha implementa
Internet e Web das coisas dentro de casa e na minha cidade
Emerson Rocha Luiz é full stack developer e coach na Alligo, um pequeno escritório que atende grandes projetos. Como evangelista de software livre e boas práticas de desenvolvimento, busca soluções singulares para problemas desafiadores e que, sempre que possível, o resultado final traga impacto positivo para sociedade.
setembro2514:45 - 15:30
trilha conecta
Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos
Lucimara Desiderá (CERT.br) - É analista de Segurança no CERT.br/NIC.br, atuando na área de conscientização em Segurança para Internet, ministrando palestras, desenvolvendo materiais relacionados a boas práticas de segurança e atuando como curadora de conteúdo para conferências. É Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e certificada CISSP e GIAC. Possui longa experiência nas áreas de Tecnologia e Segurança de Informação, tendo trabalhado anteriormente em organizações como Microsoft, Certisign, HP, EDS e UNESP e como professora em cursos de pós-graduação em Segurança de Informação.
setembro2609:45 - 10:30
trilha desenvolve
Mitigando os riscos de segurança em aplicações web
Juliana é UX Designer na DUX Coworking, e começou sua vida de resolvedora de problemas no escritório que co-fundou aos 17, trabalhando com design estratégico. Ela acredita que a compreensão da informação é tudo, e que apenas é possível transmiti-la de forma clara quando se entende quem são os receptores e qual o seu contexto.
setembro2514:45 - 15:30
trilha conecta
Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos
Giancarlo Guizzardi possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Twente (2005), Holanda, e pós-doutorados pelo Institute for Cognitive Science and Technology/Laboratory for Applied Ontology, Itália (2005-2006) e Universidade de Trento, Itália (2013-2014). Atualmente, coordena o grupo NEMO/UFES, um grupo com 50 membros dedicado a pesquisa e educação em Ontologias e Modelagem Conceitual.
setembro2609:00 - 09:45
trilha conecta
Nem todos os Modelos são Criados Iguais: A Importância de Ontologias Bem-Fundamentadas para a Organização e Integração de informações na Web
Desde 2008 atuando como Full Stack Designer com especialização e sólidos conhecimentos em Experiencia do Usuário e Interface para plataformas online. Flerta constantemente com desenvolvimento front-end, boas práticas e metodologias ágeis. Acredita que projetos no papel não resolvem o mundo e prefere o mão-na-massa ao smalltalk.
Luís Leão é editor da Revista iMasters e co-organizador do Google Developer Group São Paulo. Eleito como o melhor profissional de "open hardware" em 2013 pela comunidade iMasters, atua profissionalmente como desenvolvedor freelancer em projetos de interatividade que explorem APIs, novas tecnologias e plataformas, principalmente aplicadas campanhas publicitárias.
Seiji Isotani é Professor e Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP), concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) e realizou seu pós-doutorado na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, desenvolvimento de software e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos e sistemas educacionais inteligentes baseados em Web Semântica.
setembro2516:00 - 16:45
trilha conecta
JOINT: Plataforma para o desenvolvimento ágil e eficiente de aplicações semânticas
Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC /UFMG), Brasil. Possui graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem pós-doutorado na área de sistemas Web, com ênfase em sistemas de comércio eletrônico, realizado em cooperação com o Universo OnLine (UOL) e pela instituição UFMG (2009). Suas principais áreas de atuação incluem comércio eletrônico, detecção de anomalias ou fraudes, caracterização de dados, sistemas Web, mídias sociais, mineração de dados e mercado financeiro. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWeb - www.inweb.org.br). Mais informações podem ser obtidas no currículo do pesquisador no endereço: http://lattes.cnpq.br/6813736989856243
setembro2611:00 - 11:45
trilha conecta
Boas Práticas em Sistemas Web - Técnicas e Tecnologias aplicadas ao Observatório da Web
Ig Ibert Bittencourt é Pós-Doutor em Computação pela Unicamp, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Líder do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Desde 2011, dedica-se à pesquisa, inovação e empreendedorismo social em Informática na Educação e Ontologias. É um dos fundadores da Start-up MeuTutor Soluções Educacionais (ganhadora de prêmios de inovação regionais e nacionais) e um dos criadores da Plataforma JOINT (Java Ontology INtegrated Toolkit).
setembro2516:00 - 16:45
trilha conecta
JOINT: Plataforma para o desenvolvimento ágil e eficiente de aplicações semânticas
Ana Carolina Salgado é professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Fez seu doutorado na Univeristé de Nice, França, em 1988 e desde então desenvolve pesquisas nas áreas de Banco de Dados Não Convencionais, Integração de Dados em diversas plataformas da Web (mediadores, peer-to-peer e dados interligados em RDF) e contexto computacional.
setembro2517:30 - 18:15
trilha conecta
Usando um framework baseado em serviços para integração de dados abertos interligados
Bernadette Farias Lóscio é professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Doutora pelo CIn/UFPE, atua na área Integração de Dados desde 1998. Tem vasta experiência nas áreas de Web Semântica e Dados Abertos, tendo ministrado diversas palestras e cursos nestes temas. Atuou como consultora em iniciativas de Dados Abertos no Brasil e em países da América Latina.
Possui graduação em engenharia eletrônica pela PUC-Rio (1975), mestrado em informática pela PUC-Rio (1994) e doutorado em informática pela PUC-Rio (2007). Como projetista de software, trabalhou por dez anos na Cobra Computadores Brasileiros S. A., tendo participado da equipe que desenvolveu o sistema operacional para o computador Cobra-500, pioneiro no país, e do kernel do sistema operacional SOX. Atualmente trabalha no Laboratório de Engenharia Web da PUC-Rio (Tecweb), com ênfase em Web Semântica e no desenvolvimento de sistemas dirigidos por modelos.
setembro2516:45 - 17:30
trilha conecta
Desenvolvimento de Aplicações na Web Semântica - Modelagem e Geração de Interfaces Dirigidas por Regras
Analista de Sistemas no NIC.br. Mestrando em Administração pela FEA-USP e graduado em Sistemas de Informação pela UNESP. Possui experiência de quatro anos atuando como Gerente de Projetos na área de soluções para Internet e nove anos de experiência com desenvolvimento de aplicações digitais.
Tasso Evangelista é desenvolvedor de sistemas de informação e atualmente consultor de desenvolvimento na Alligo. Trabalha com tecnologias web há sete anos e passou por sistemas de e-commerce e sistemas de gestão empresarial advogando o uso de software livre e o uso racional de padrões web e de desenvolvimento. Atualmente busca compartilhar conhecimento sobre arquiteturas evolucionárias para pequenos e grandes projetos.
setembro2514:45 - 15:30
trilha conecta
Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos
José Antonio Chinelato Zagato: Arquiteto pós-graduado em Economia Urbana e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2012). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Desde 2009, é arquiteto da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), departamento técnico do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
setembro2609:45 - 10:30
trilha conecta
InfoPatrimônio: Georreferenciamento de Bens Tombados de São Paulo
Luiz Henrique Volso é Front End Developer e Sócio na ID Agência Digital, Especialista em Desenvolvimento Web pela UTFPR, dedicado ao estudo e desenvolvimento de ferramentas informacionais acessíveis, com base em Dados Abertos Governamentais.
setembro2514:00 - 14:45
trilha conecta
Sistema acessível para visualização intuitiva de dados abertos do ministério da justiça do Brasil
Doug will explore what you can do with Scalable Vector Graphics (SVG), from responsive icons to data visualization to interactive applications. He will describe how you can build your SVG skills, and how you can contribute back to the community with the Web Platform Docs documentation site, and how you can help shape the future of Open Web standards like SVG at W3C.
Debate sobre as possibilidades, desafios e oportunidades da Internet das coisas e como a Web tem um papel fundamental no crescimento dos dispositivos conectados.
Nessa palestra vamos conhecer mais sobre web components e como eles prometem revolucionar o desenvolvimento de web apps. Vamos ver como o novo paradigma se contrapõe ao atual e investigar uma app simples construída com as novas técnicas.
Apresentação da metodologia de teoria de mudança, utilizada por diversos atores que tem o objetivo de promover ações sociais para fiscalização e construção de projetos de impacto, e como a tecnologia e a web podem ser grandes aliados nessas transformações.
Gravação do episódio especial de um dos maiores podcasts sobre desenvolvimento web do Brasil. No comando do ZOFE, Daniel Filho e Zeno Rocha farão um episódio sobre os 25 anos da Web ao vivo durante a Webbr2014
Uma breve apresentação sobre Throttle e Debounce Patterns. Onde e quando usa-los? Eles resolver alguns problemas que podem prejudicar o desempenho de uma aplicação web inteira devido ao mau uso de eventos do usuário.
14:45 - 15:30
Luiz Henrique Volso
Sistema acessível para visualização intuitiva de dados abertos do ministério da justiça do Brasil
Esse trabalho mostra um panorama geral do que tem sido realizado pelos órgãos públicos brasileiros para fomentar a disseminação da cultura de dados abertos governamentais. A ferramenta de que se trata esse trabalho foi concebida exatamente para contribuir com esse ideal levando o conhecimento para o maior número de pessoas possível. A aplicação foi inscrita no 1o Concurso de Dados Abertos do Ministério da Justiça, conquistando o segundo lugar na classificação final.
Considerações técnicas para atlas temáticos digitais e interfaces para dados abertos
A publicação digital de dados abertos está em expansão na web. De outro lado, atlas temáticos – aqui no sentido além de apenas atlas geográfico – são mais antigos até que a própria internet e, no formato impresso, apresentavam uma coleções de dados de forma amigável. Este artigo aborda considerações técnicas ao mesclar estes dois mundos: alerta para múltiplos problemas graves de acessibilidade, interoperabilidade e até mesmo funcionalidade nas implementações atuais, e com implementação de estudo de caso real, aponta soluções.
Vamos conhecer todas as fases do Design Thinking, desde a fase da empatia até prototipação e testes, com cases reais, detalhes de como se preparar, executar, errar e aprender, resultando na verdadeira inovação. Iremos lidar de assuntos como mindset, confiança criativa e faces da inovação. Nos vemos no Webbr! Vamos inovar?
Debate com os fundadores de dois websites que ajudaram a escrever a história da Web no Brasil. Diego Eis, do Tableless e João Batista Neto vão falar um pouco sobre como acompanharam a evolução do desenvolvimento Web e o que esperam para os próximos 25 anos da Web.
Mergulhando de cabeça no git: uma visão aprofundada e hands on
Git já é a ferramenta mais utilizada para controle de código no mundo, mas podemos dizer que realmente sabemos utilizá-la? Sabemos o que fazer quando realizamos uma burrada? Como melhorar nossa produtividade usando-o? Nesse hands-on iremos aprender um pouco mais sobre o git e porque nós devemos usar ele até para os trabalhos mais simples que fazemos.
Internacionalização na Booking: 2200+ maneiras de ver um mesmo website
Hoje em dia não é difícil colocar um website simples no ar. Mas a medida que um produto torna-se global, é necessário pensar em moedas, línguas e culturas totalmente diferentes. Será que uma escolha de design funciona tanto para os brasileiros quanto para os japoneses? E aquela coluna de 200px, vai ser larga o suficiente para textos em grego? O botão que mostra 94 EUR funciona para 1.500.000 IDR (rúpias indonésias)? O layout funciona para a língua àrabe, lida da direita para a esquerda? Nesta palestra, vamos ver os desafios de design e de front-end ao fazer um site usado no mundo todo, em 41 línguas e 54 moedas diferentes.
A/B Testing: "em Deus acreditamos, todos os outros precisam de dados"
Quantas vezes você entrou em longas discussões pra decidir se um botão deveria ser azul ou vermelho? Ou teve que implementar algo porque um expert — ou seu chefe — falou que "isso com certeza vai revolucionar o site"? E quantas vezes essas hipóteses deram certo, ou ao menos puderam ser comprovadas com dados? A verdade é que, na maior parte das vezes, não sabemos se uma feature será positiva ou não, pois não conseguimos medir o impacto da alteração. No fim, em quem devemos confiar? Nesta palestra, vamos ver como testes A/B e dados podem mostrar, de uma vez por todas, o impacto de cada mudança no site e, assim, tomarmos decisões baseadas em dados, e não na opinião de quem tem o maior salário.
Construindo aplicações semânticas com desenvolvimento ágil - Plataforma JOINT
Iremos apresentar uma plataforma (chamada de JOINT - Java Ontology Integrated Toolkit) para o desenvolvimento de aplicações semânticas, com vistas a cobrir todas as etapas do desenvolvimento de aplicações, provendo assim um ambiente de desenvolvimento ágil e eficiente.
A apresentação tratará de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Web da PUC-Rio (Tecweb), relacionados ao desenvolvimento de aplicações dirigidas por modelos. São apresentados os conceitos básicos do Semantic Hypermedia Design Method (SHDM) e do Synth. O SHDM é um método de desenvolvimento para o projeto de aplicações Web, com uma abordagem baseada em modelos. O Synth é um ambiente de desenvolvimento que dá suporte à construção de aplicações segundo o SHDM, com uma arquitetura de implementação aderente à proposta do framework Cameleon. Será apresentada, também, uma proposta para a modelagem e a geração de interfaces dirigidas por regras, implementada no ambiente Synth.
Usando um framework baseado em serviços para integração de dados abertos e interligados
Nesta apresentação, serão discutidos aspectos relacionados à integração de dados abertos e será apresentado um framework, baseado em serviços, que tem como objetivo facilitar a realização das tarefas de integração.
No workshop vamos explorar exemplos de boas práticas para dispositivos móveis e como adaptar sua Web App para os ambientes portáteis. O objetivo principal do treinamento é mostrar os princípios básicos e esclarecer duvidas de usabilidade e prototipagem de layout, visando a boa aplicação da interface.
Desenvolver para web hoje é uma loucura. Simplesmente existem muitas tecnologias e ferramentas disponíveis. E cada dia surgem novas coisas! O objetivo desta palestra é classificar as várias áreas do desenvolvimento front-end, tratar das necessidades específicas de cada uma delas, sugerindo tecnologias que tem sido criadas para atender estas necessidades. Vamos falar de Yeoman, Grunt, Angular, Require, testes e muito mais!" Esta foi a descrição da primeira edição deste toolkit. Depois das primeiras apresentações, temos pegado feedbacks de colegas em todo mundo, e estamos lançando a versão 2.0, com vários insights e discussão de tendências.
Kimchi é uma ferramenta de código aberto para gerência de máquinas virtuais KVM baseada em HTML5. Hospedado no github (http://kimchi-project.github.io/kimchi/), o Kimchi tem como principal objetivo tornar mais fácil o gerenciamento de máquinas virtuais KVM para qualquer pessoa, familiarizada ou não com virtualização.
O tracking.js é uma nova biblioteca open source que traz o mundo da visão computacional para a web. Nesta palestra serão apresentados os recursos que esta ferramenta proporciona aos desenvolvedores, permitindo a criação de aplicações poderosas de forma bastante fácil e intuitiva.
Mitigando os riscos de segurança em aplicações web
O objetivo da palestra é motivar mostrando alguns números e os ataques mais frequentes a aplicações web e sistemas CMS e listar as boas práticas mínimas que devem ser implementadas por quem faz o deployment e por quem desenvolve software que vai ser utilizado por terceiros.
Organizando dados na Web com ontologias bem fundamentadas
A apresentação discute as recentes pesquisas realizadas no grupo NEMO (Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias) no desenvolvimento de teorias e ferramentas conceituais, metodológicas e computacionais para a disciplina de Engenharia de Ontologias.
9:00 - 9:45
Caio Lucena and Antonio Zagato
InfoPatrimônio: Georreferenciamento de Bens Tombados de São Paulo
O trabalho tem origem no desejo de ampliar o conhecimento a respeito do patrimônio cultural brasileiro – com foco inicial no Estado de São Paulo – de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas que fomentem sua preservação.Com o uso de tecnologias e dados abertos disponíveis para a sociedade pelo Poder Público.
Ser desenvolvedor front-end tem se tornado cada vez mais uma tarefa que requer diversas habilidades e cheia de responsabilidades. De acordo com os novos desafios, técnicas e práticas que surgem dia após dia, como sobreviver em meio a esse caos de aprendizado crescente? Como organizá-lo e aprender a tirar vantagem de modo eficiente das habilidades e responsabilidades que cabem ao desenvolvimento front-end? Neste workshop serão abordados os conceitos e a importância da automatização de tarefas usando o task runner mais famoso e utilizado no mundo do front-end, o Grunt.js. Como instalar, configurar, usar e integrar às suas ferramentas de build já existentes. Também serão abordadas as tarefas mais comuns e seus respectivos plugins. Pré-requisitos de conhecimento: JavaScript nível básico; linha de comando nível básico. Pré-requisitos de sistema: Ter Node.js e NPM instalados. Se for usuário Windows, também é necessário ter um programa de terminal instalado, como o PuTTY.
09:00 - 10:30
Coffee Break10:30 - 11:00
As oportunidades e desafios da convergência entre os mundos web e mobileIgor Taquehara11:00 - 11:45
La realidad del emprendimiento en ChileTadashi Takaoka11:45 - 12:30
O Bootstrap se tornou bastante popular nos últimos tempos, sendo aderido em diversos projetos. Apesar de possuir muitos adoradores, o framework possui alguns pontos que deixam a desejar, dando espaço para Foundation e Neat.
11:00 - 11:45
Autores da coletânea Front End
Debate sobre desenvolvimento Front End no Brasil e no mundo
Uma conversa informal com alguns dos autores do livro Coletânea Front-end: uma antologia da comunidade front-end brasileira. Almir Filho, Caio Gondim, Deivid Marques, Diego Eis, Eduardo Shiota, Giovanni Keppelen, Luiz Real e Reinaldo Ferraz debaterão o desenvolvimento front end no Brasil sob a ótica de seus artigos publicados no livro.
O portal de dados CETIC.br é uma ferramenta de visualização que compartilha dados referente a indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, em particular o acesso e o uso de computador, Internet e dispositivos móveis.
Direito autoral? Patentes? Copyleft? Como código se insere no mundo legal, e como isso afeta os usuários do seu código. O que é software livre, e razões para não ignorar a licença do código que você escreve e daquele que você utiliza em seu produto são temas da palestra "Como licenciar software para a Web: Sê livre!". Também serão discutidas as mudanças no cenário do software livre e licenças diante das mudanças ocorridas na última década.
When the TV meets the Web: the tale of a wished for convergence
O crescimento de dispositivos conectados habilitados para reproduzir vídeos, a explosão das redes sociais na Web, bem como a possibilidade de - finalmente! - considerar vídeos como cidadãos de primeira classe na Web graças ao elemento video do HTML5, fornece um incentivo e uma pilha valiosa de tecnologias para a indústria da televisão mudar progressivamente para IP e voltar seus olhos para a web. A convergência da Web e TV assume diferentes formas e nomes, dependendo da região: HbbTV na Europa, Ginga-NCL no Brasil, Hybridcast no Japão, etc. A partir de uma perspectiva da Web, o Interest Group de Web e TV do W3C vem trabalhando com desenvolvedores de browsers e outros colaboradores sobre a especificação e implementação de APIs que são particularmente relevantes para a TV ao longo dos últimos anos.
O mundo das tech startups continua em crescimento. Diversas novas idéias, aceleradoras, Lean isso, Design Thinking aquilo. Não há limites para a quantidade de informações e receitas mágicas aparecendo o tempo todo. Como acompanhar? Nesses casos o importante é voltar aos princípios. Uma startup é uma empresa em formação, ela enfrenta limitações, restrições, e mesmo assim sua visão é alcançar disrupções, revoluções, e novos recordes nunca alcançados antes. Como fazer isso? Nesta palestra vamos explorar alguns conceitos simples que muitos provavelmente estão ignorando, e que pode mudar sua visão de como montar uma startup.
15:00 - 16:00
Coffee Break
16:00 - 16:30
Web Got's Tallent16:30 - 18:30
*Poderá sofrer mudanças sem aviso prévio
minha agenda
implementa
desenvolve
conecta
workshops
quinta, 25 de setembro
The power of SVG and the Open WebKeynote Speaker - Doug Schepers09:30 - 10:45
Internet e Web das CoisasAntônio Moreiras, Thiago Rondon, Yasodara Cordova e Marcelo Pimenta11:15 - 12:30
Web Components, Unicórnios e o futuro da webAndré Garzia14:00 - 14:45
A escolha dos vencedores e a cerimônia de premiação acontecerá no último dia da conferência.
Liderado por Edney Souza, autor de um dos Blogs mais populares do Brasil, o Web's Got Talent conta com jurados extremamente experientes no mercado digital.
Indique o evento parceiro no momento da inscrição para obter o desconto. * Sujeito à comprovação de participação no evento indicado.
sobre a conferência
O W3C é a instituição responsável pelo desenvolvimento de padrões e tecnologias Web no mundo inteiro. Garantir o progresso da Web de maneira contínua, organizada e estruturada é o nosso principal objetivo.
Por iniciativa do W3C Brasil e do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2008 nasceu a Conferência Web W3C Brasil, um dos eventos mais importantes e consagrados sobre a evolução e inovação na Web. A Web.br, como ficou conhecida, apresenta tendências e debate temas que imputam a sociedade e contribuem para o constante desenvolvimento da Web.
O evento reúne e fortalece a comunidade brasileira em torno do uso e desenvolvimento de tecnologias para:
apontar os caminhos e o futuro da Web, delineando suas áreas mais relevantes;
discutir como torná-la universal dentro dos princípios do W3C: Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e em qualquer língua, segura e confiável!
mostrar a importância do lado produtor de tecnologias Web;
aumentar o conhecimento sobre o benefício do uso dos padrões web.
Este ano, comemora-se duas datas muito especiais: os 25 anos da Web e 20 anos do W3C.
Uma série de ações em escala mundial está sendo realizada para celebrar a data, e claro, o W3C Brasil não poderia ficar de fora dessa. Ações comemorativas antes e durante a Web.br serão realizadas com o público para festejar os aniversários.
Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, detalhes do Web’s Got Talent, informações sobre inscrições e muito mais!
Patrocínio Master:
Apoio:
Seja um patrocinador da web.br 2014!
A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2014 da conferência Web.br? Então fale com a gente: w3cbrasil (arroba) nic (ponto) br