Participação compartilhada de Demi Getschko: Conferência Web W3C Brasil 2010 e Webmedia2010 .
Demi Getshcko é engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, onde também obteve seu doutorado. Um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP no Brasil, em 1991, ligando a FAPESP ao Energy Sciences Netword (ESNet), nos Estados Unidos. Foi Demi quem registrou o ponto br (.br). É considerado um dos pais da Internet brasileira.
Atualmente é presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br. Mas seu envolvimento com a rede mundial vem desde 1987, integra como conselheiro o Comitê gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 1995. Foi vice-presidente de Tecnologia do IG e diretor de tecnologia da Agência Estado. Leciona Arquitetura de Computadores na Pontifgícia Universidade Católica de São Paulo. Até 2009 integrou a diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN)
Veja o programa Roda Viva com Demi Getschko sobre a Internet Brasileira http://www.iptvcultura.com.br/rodaviva/13-04-2009_demi_getschko/
Participação compartilhada de Fernanda Viegas: Conferência Web W3C Brasil 2010 e Webmedia2010 .
Fernanda B. Viegas é designer de computação e seu trabalho se concentra nos aspectos socias, colaborativos e artísticos da visualização da informação. Atualmente é uma das líderes do grupo "Big Picture" do Google, em Cambridge, Massachusetts, EUA. Fernanda Viégas estudou linguística, engenharia química e educação no Brasil e nos Estados Unidos, após se dedicar ao design gráfico, fez seu doutorado no Massachussets Institute of Technology, o MIT. um dos mais famosos instituto de tecnologia do mundo.
Em maio deste ano, aos 38 anos, seu nome foi incluído na lista de mulheres mais influentes do mundo da tecnologia, elaborada pela respeitada revista FastCompany. A escolha se deu em razão da área que vem se destacando, a visualização de dados: "A visualização é um meio de comunicação. É que nem escrever. A partir do momento em que se aprende a escrever, temos a oportunidade de fazer coisas muito distintas: desde provar um teorema matemático até escrever poesia. Assim é com a visualização de dados: através dela conseguimos fazer descobertas científicas, incentivar o debate público e até mesmo criar obras de arte que emocionam e engajam".
Veja um vídeo com a participação de Fernanda Viegas no TED São Paulo em nov/2009: http://vimeo.com/groups/26169/videos/8009193
Noshir Contractor confirma presença na Conferência Web W3C Brasil 2010.
Prof. Noshir Contractor é membro da The Web Science Trust e debaterá o tema da "Ciência da Web e o estudo das redes sociais".
Prof. Noshir Contractor é diretor do grupo de pesquisas em Ciência das Redes em Comunidades (SONIC) na Universidade Northwestern, EUA. Atualmente investiga sobre os fatores que levam à formação, manutenção e dissolução das dinâmicas da linkagem social e redes de conhecimento numa grande variedade de contextos, incluindo comunidades de práticas científicas ou em negócios, além de redes sociais virtuais.Paul Cotton confirma presença na Conferência Web W3C Brasil 2010.
Paul Cotton é co-chair do grupo de trabalho HTML5 do W3C.
Paul tem sido atuante no W3C já por 13 anos e foi eleito para o Conselho Consultivo do W3C e para o W3C Technical Architecture Group (TAG). Também no W3C presidiu grupo de trabalho XML Query, dentre outros.
Paul Cotton é Gerente Partner Group da Microsoft Canadá, além de gerenciar equipe da Microsoft em web services, client e cloud computing, interoperabilidade e padrões.
A participação de Paul Cotton na Conferência Web W3C Brasil 2010 conta com o apoio da Microsoft.
Veja entevista de Paul Cotton no blog W3C http://www.w3.org/QA/2010/03/interview_paul_cotton_on_micro.html
Sérgio Amadeu é professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduado
em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política
pela Universidade de São Paulo (2005). . Consultor de Comunicação e
Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade
de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto
Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê
Gestor da Internet no Brasil (2003-2005). Pesquisa as relações entre
comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria
da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: "Exclusão Digital:
a miséria na era da informação" e "Software Livre: a luta pela
Liberdade do conhecimento". Desenvolve trabalhos nos seguintes temas:
exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da
informação, economia informacional, cidadania digital e Internet.