Fique por dentro do que vai rolar na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

A Web.br 2013 está chegando e temos orgulho de anunciar que os principais especialistas que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já palestraram por aqui. Nesse ano o evento ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças (o acesso ao estacionamento será feito pela Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 23, Acesso C, onde fica a entrada principal do Centro de Convenções). O credenciamento será iniciado às 08h e as palestras acontecerão das 09h às 18h.

Informes gerais e programação Webbr 2013

Serão 2 dias de palestras, 4 trilhas simultâneas recheadas de novidades e mais de 40 palestrantes envolvidos discutindo os mais diversos assuntos relacionados à web. Na programação serão abordados os principais padrões da Open Web Platform. Teremos palestras sobre HTML, CSS, JavaScript, jQuery, responsividade, TV, mobile, WAI-ARIA, novas APIs, Web Sockets, Web Components, acessibilidade, mercado, e-commerce, semântica, git, internacionalização, PhoneGap, privacidade, além de muita diversão e um networking de primeira.

No dia 18 de novembro, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Em sua apresentação Fernanda abordará sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vem pela frente.

Já no dia 19 de novembro, é a vez do keynote speaker Kris Borchers abrir os trabalhos. Kris é diretor executivo da jQuery Foundation, onde trabalha para ajudar a fundação a realizar sua missão de transformar a web em um lugar melhor para todos. Ele também é membro do time jQuery UI. Em sua palestra intitulada “Pushing the Web Forward”, Kris fará um panorama do envolvimento da jQuery Foundation na criação de padrões e na colaboração com desenvolvedores web.

A Conferência Web.br 2013 contará ainda no segundo dia a partir das 16h com o concurso Web’s Got Talent, que reconhecerá as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. A proposta é promover a adoção de padrões abertos no empreendedorismo. O apresentador do concurso é Edney Souza, o Interney, empresário e professor especialista em tecnologias para Marketing Digital. Como jurados teremos profissionais de peso do mercado digital e da web como Manoel Lemos (Chief Digital Officer da Abril Mídia), Bob Wollheim (co-fundador do youPIX), Mauro Segura (Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil), Martha Gabriel (Escritora e PhD), Amyris Fernandez (Diretora de Pesquisa em Marketing no Buscapé) e Ana Brambilla (Jornalista, professora e editora de mídias sociais da Editora Globo).

Para 2013, o espaço da Conferência está dividido nas seguintes trilhas: header, section, canvas, input e SVG. A trilha header acontecerá no auditório principal com mesas de debate; na trilha section ocorrerão palestras mais técnicas e voltadas para desenvolvedores web; a trilha canvas ocorre em área voltada para exposição de tecnologias experimentais e que são pouco conhecidas; a trilha input será um espaço para os palestrantes realizarem tutoriais, mini-cursos e workshops. Será uma espécie de sala de aula, com mesas para os espectadores poderem desenvolver e praticar os temas apresentados.

O evento terá ainda um espaço fora dos auditórios, o espaço SVG, onde acontecerão sessões para autores exporem seus livros e demais obras. Também haverá um espaço de desconferência nos dois dias, das 10h30 às 11h30, que contará com uma infra-estrutura onde os próprios participantes poderão criar debates e expor seus lightning talks. Durante os coffee breaks, que também serão nessa área, teremos sorteios de oito livros técnicos da editora NOVATEC. Por fim, também contaremos com um espaço para experimentação tecnológica com Raspberry Pi chamado “Faça algo incrível”, para os conferencistas soltarem a imaginação e criarem coisas incríveis com dispositivos eletrônicos.

A Conferência irá dispor de streaming na sala principal durante todo o evento, da mesma forma o Concurso Web’s Got Talent possuirá cobertura em tempo real. Em breve informaremos o link. As trilhas section e canvas serão gravadas com a parceria do InfoQ Brasil e os vídeos disponibilizados em seu site. Ainda, todas as salas terão wi-fi e tomadas para os conferencistas plugarem os seus computadores.

conferenciaweb

Um comentário